Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Ray Tracing em placas de vídeo: o que é e como funciona?

O Ray Tracing é uma tecnologia que faz com que a sua placa de vídeo rode os gráficos dos games de forma ainda mais incrível. Saiba como ela funciona.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

16 de mai de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você é o tipo de gamer que ama garantir a melhor qualidade gráfica para os seus jogos, sabe como uma placa de vídeo é essencial no seu computador. Além de garantir um bom modelo de GPU que dê conta da performance que você procura, as placas mais modernas agora trazem também tecnologias especiais para gráficos cada vez mais realistas, como o Ray Tracing. Saiba o que o Ray Tracing muda na sua placa de vídeo e como ele funciona.

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

O que é Ray Tracing?

Ray Tracing é uma técnica de iluminação que dá uma cara realista aos jogos digitais. Uma placa de vídeo de qualidade pode usar o Ray Tracing para que você se sinta no mundo real, já que esta tecnologia tenta mostrar a luz como ela realmente funciona. Entender o que é Ray Tracing vai ajudar sua máquina de jogos a atingir o nível mais alto de performance.

Seu funcionamento é tão potente que é considerado um dos maiores avanços em placas de vídeo nos últimos 5 anos.

Esse tipo de tecnologia começou nos estudos da Física, principalmente na área de óptica, e sua ideia vem desde pesquisas do século XVI, mas só passou a ser utilizada na Ciência da Computação em 1982, quando um cientista chamado Scott Roth levou o estudo para a computação gráfica.

Atualmente, a NVIDIA é a que melhor tem utilizado a ideia de Ray Tracing em seus produtos, principalmente com a nova linha GeForce RTX.

Nvidia RTX 2080

Como o Ray Tracing funciona para melhorar seu jogo

Na vida real, a luz se altera de acordo com a superfície por onde ela passa. Imitar esse efeito nos jogos é muito complicado e, por isso, empresas como a Nvidia e outras fabricantes de GPU tentam simular esse processo para apresentar ao jogador experiências mais próximas à realidade.

Para lidar com as implementações modestas de Ray Tracing, as placas de vídeo da geração RTX da Nvidia apresentam hardware construído especificamente para esta tecnologia. A arquitetura Turing, inteligência artificial desenvolvida pela NVIDIA para melhorar as placas de vídeo, usa o Core RT da empresa para gerenciar essa técnica em tempo real, que pode ser usado para outras melhorias além de Ray Tracing.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As performances de um RTX 2080 e um GTX 1080 Ti podem até ser comparáveis em jogos sem Ray Tracing. Mas, quando esta tecnologia é aplicada a uma cena, o 1080 Ti leva muito mais tempo para renderizar a mesma imagem sem um processador RT dedicado, mesmo que esta seja uma placa de vídeo que costuma rodar jogos em 4K.

Para onde o Ray Tracing vai agora?

Além das GPUs da Nvidia, também podemos esperar hardware que suporta esta tecnologia nas próximas gerações de consoles da Microsoft e da Sony. Lembramos, também, que ambos utilizam tecnologia gráfica da AMD Navi, então outra aposta é que esta empresa lance placas de vídeo que rodam jogos com Ray Tracing ainda em 2020.


Não deixe de conferir os produtos de informática em promoção no Promobit. Aproveite os cupons Kabum, cupons Submarino e cupons Americanas para comprar ainda mais barato.