Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Quibi: streaming exclusivo para o celular já está disponível no Brasil

O serviço funciona apenas em telas de smartphones e adapta-se as características de displays mobile.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A guerra global dos streamings acaba de ganhar mais um concorrente de peso. O Quibi junta-se à Netflix, Amazon Prime Video, Disney Plus entre outros players globais, mas com uma diferença considerável. O serviço de vídeos foi projetado para que os vídeos sejam consumidos exclusivamente em smartphones, do funcionamento da plataforma à produção dos conteúdos, tudo visa oferecer a melhor experiência de consumo na tela dos celulares. Ficou curioso? Então saiba mais sobre o Quibi neste artigo.

Streaming exclusivo para smartphones

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
No aplicativo do Quibe o conteúdo fica em tela cheia na posição vertical ou horizontal.

O aplicativo do Quibi está disponível para iOS e Android, porém o objetivo de ser um streaming exclusivo para smartphones não é da boca pra fora e o Quibi não funciona nem nos tablets com os mesmos sistemas operacionais. Mais do que exclusivo, a plataforma do Quibe foi desenvolvida para tela de celulares e isso reflete-se nas possibilidade de assistir aos conteúdos.

Vídeos no Quibi preenchem toda a tela na vertical ou na horizontal. O usuário pode ver os filmes, séries e programas com a tela na tradicional posição horizontal ou com a tela na vertical. Diferente do aplicativo do YouTube que na vertical apresenta uma imagem horizontal na parte superior da tela e sugestões de vídeos na parte inferior, com o Quibe a imagem vai toda para a vertical e, apesar de deixar de mostrar partes da imagem, o assunto principal sempre está em quadro. Celulares que destacam-se pela qualidade de tela como o iPhone 11 Pro Max ou o Galaxy S10+ devem proporcionar uma experiência ainda mais imersiva. 

Outro aspecto perceptível é a fluidez na transição entre as duas posições da tela e adaptabilidade do uso como a mudança da a linha do tempo do conteúdo que está sendo exibido. Quando a tela está na vertical a linha também migra para mesma posição, além do modo canhoto que possibilita transferir a linha do tempo para o lado esquerdo da tela. 

Conteúdos de curta duração

Observando a disputa pelo mercado do streaming já ficou claro que não basta ter apenas títulos interessantes no catálogo, mas também produções originais que atraiam novos usuários e mantenha assinantes atuais no serviço. Além da plataforma pensada para celulares a produção e lançamento dos conteúdos originais do Quibi seguem a mesma estratégia. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Nomes de peso entre os conteúdos originais do Quibi.

A ideia é que os vídeos sejam vistos em pausas do dia a dia como a hora do almoço ou durante os deslocamentos cotidianos, portanto são conteúdos de curta duração. Os originais do Quibi são divididos em três categorias, a primeira delas são os filmes em capítulos que equivale a um filme em longa metragem dividido em várias partes com duração entre 7 e 10 minutos. 

Os chamados Unscriepted and Docs, que são documentários com temáticas diversas e duração máxima de 10 minutos. Já o Daily Essentials são programas com duração entre 5 e 6 minutos sobre assuntos variados como notícias, previsão do tempo, cultura pop e esportes. Entre as produções existem séries, filmes e programas com nomes de peso que passam por Steven Spielberg, Naomi Watts e Idris Elba e todo o conteúdo está disponível para download. 

Preço e disponibilidade

Embora esteja disponível no Brasil pelo preço de R$32,90 por mês, todos os menus e informações do aplicativo do Quibe estão em inglês. O mesmo vale para todo o catálogo que ainda não disponibiliza legendas em português nem opção de conteúdo com áudio dublado. Caso a barreira do idioma não seja um problema, o Quibi está oferecendo três meses de uso gratuito com cobrança automática se o cancelamento da assinatura não for feito até o término do período.


As melhores promoções de smartphones estão no Promobit. Aproveite o cupom Americanas e pague ainda mais barato na compra do seu novo celular.