Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Qual é o melhor SSD ou HD externo? Confira para saber

Para escolher o melhor dispositivo de armazenamento é capaz de ficar em dúvida entre SSD e HD Externo, por isso confira para descobrir.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

24 de out de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de salvar os arquivos longe do pc ou fazer seu backup, pode existir a dúvida de qual escolher, entre SSD e HD Externo. Já abordamos antes cada um deles separadamente e agora chegou a hora de explicar entre eles, qual a melhor escolha portátil, em um único texto. Confira qual a melhor opção entre o disco rígido e o disco em estado sólido.

Tipo de uso e Velocidade de processamento

Os dois produtos funcionam basicamente para o mesmo propósito, armazenar arquivos do seu computador para que o mesmo consiga obter mais velocidade ou para criar um backup e garantir que, em caso de perda de algum documento ou do dispositivo, você conseguirá tudo que estava salvo no notebook, por exemplo.

Porém, cada um deles tem suas características que ajudam a entender qual o melhor.

Sobre o tipo de uso, o HD Externo serve bem para guardar documentos no dia a dia e backup, se você não quiser investir muito.

Enquanto que o SSD Externo oferece o melhor de um SSD, uma transferência de arquivo mais rápida, além de ser mais leve e resistente que o HD.

Para entender bem essa diferença, digamos que você trabalhe com vídeos que tenham qualidade alta, como por exemplo 4k, e precisa acessar esse arquivo o mais rápido possível, mas ele é pesado e se ele estiver salvo em um HD externo é capaz de levar horas para a transferência entre o computador ser feita. Entretanto se for com um SSD, esse tempo pode ser mais reduzido e você corre menos o risco de perder esse vídeo no futuro, devido as falhas no dispositivo.

Claro que, com um modelo interno de SSD, essa velocidade será maior do que o externo, devido aos possíveis engasgos se não utilizar um USB-C. Mas, ainda assim, há um ganho de performance do SSD com relação ao HD, tanto em velocidade, quanto resistência ao tempo.

Por que o SSD Externo é mais resistente que o HD externo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conforme dito anteriormente, o SSD oferece uma resistência maior e consegue ficar mais tempo funcionando bem do que um HD, porque o SSD não possui uma parte móvel.

Já o HD é um disco rígido e, assim como os discos de vinis antigos ou mesmo os CDs, ele tem um prato na bandeja rotativa, esta que gira em alta velocidade, e, quando o braço passa e arranha esse disco, as informações são lidas.

Então, dentre os dois modelos, o SSD tem menos chance de ter algum problema nesse quesito. Enquanto que o HD, com qualquer peça quebrando, pode morrer de vez ou não conseguir funcionar corretamente.

Se você precisar sair muito e levar o aparelho junto, no balançar do ônibus, numa queda da mochila ou algo similar, uma parte do HD mais frágil pode se partir ou sair do local e, desse jeito, o aparelho não funcionar mais.

Diferença de preço entre o SSD e HD externo.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A grande vantagem de um HD sobre o SSD é seu preço, por estar no mercado há muitos e muitos anos, ele está com um preço muito mais acessível. 

Você consegue gastar R$ 200, para adquirir um HD externo de 1T de uma das melhores marcas do mercado.

Agora, se for comprar um SSD de 1TB no mercado nacional também, vai precisar desembolsar mais de R$ 1000. 

Uma diferença de valor alta já que para adquirir o SSD, é necessário ter 800 reais a mais, no mínimo para obter a mesma capacidade de armazenamento interno.

Devido ao tempo de mercado, serão necessários alguns anos para que o SSD chegue na mesma faixa de preço que o HD.

Entre SSD e HD Externo, qual a melhor escolha? 

Saber qual a melhor escolha entre SSD e HD externo exige entender um pouco a sua rotina, pois se costuma sair muito de casa para trabalhar com o notebook, o SSD pode trazer mais segurança por ser mais resistente.

Agora, se deseja apenas um dispositivo para guardar os arquivos e não necessita de velocidade, o HD externo pode ser uma excelente opção. Então, saber qual será o uso e entender quanto está disposto a gastar são dois fatores essenciais para entender qual a opção mais vantajosa.


Aproveita que já entendeu qual o melhor entre eles e confira as ofertas de HD e SSD. Ainda dá para comprar o seu utilizando um cupom de desconto da Americanas.