Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Reviews

Review do smartwatch Amazfit Bip

Conheça o smartwatch Amazfit Bit, seus prós e contras e o que você pode esperar de seu uso.

Avatar do membro Raphael

Raphael

6 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

No Promobit tem dessas – às vezes a gente encontra um produto com um preço maneiro e faz aquela compra na emoção – e, mesmo eu, em todos esses anos, nessa indústria vital, posso dizer que não é a primeira vez que isso acontece. Fiz a minha primeira Compra Internacional depois de muito tempo sem comprar nada lá fora, e apesar dos problemas da alfândega chegou relativamente rápido.

amazfit bip caixa
Caixinha elegante, mas não muito bem tratada pelos Correios.

Meu Perfil de Uso

O que é bom ou ruim para mim pode ou não ser bom para você, mas creio que se eu adicionar algumas das variáveis que me levam ao veredito final, este review pode fazer ainda mais sentido.

Por isso vamos a alguns fatos que ajudam a construir uma base para este review: eu não me considero um heavy-user de smartphones ou gadgets, quando considerado o tempo gasto com eles no dia-a-dia. Procuro ficar bem longe dos meus para reduzir o ruído do dia-a-dia e aumentar meu foco.

Nunca fui fã de smartwatches. Na verdade, nunca encontrei muita motivação para usar um deles. Meu relógio anterior era um Casio F91W – vulgo relógio de tiozão – e ao meu ver cumpriu com maestria sua função de dar as horas até a triste ruptura de sua pulseira de borracha. Devo dizer que em algum momento do passado também comprei um “U8” mas foi bem decepcionante.

No entanto, confesso que a história foi um pouco diferente com o Amazfit Bip…

Hardware

amazfit bipToda especificação tem uma contra-especificação, assim como um carro potente tem um consumo elevado, um carro mais econômico reduz seus gastos com combustível. O hardware do relógio tem trocas justificáveis, se considerarmos dois fortes do aparelho, o preço dele e a duração da bateria.

“Honesto” é a palavra que descreve com maior precisão os materiais e a fabricação do relógio da Amazfit. Me parece bem lógico correlacionar a ausência de materiais como inox, alumínio ou couro com a proposta de preço diferenciado do dispositivo. O corpo parece relativamente robusto, em materiais como policarbonato, pulseira em silicone e tela com Gorilla Glass, pesando apenas 32g.

Temos também a surpreendente bateria, cuja vida útil sob condições reais de uso é de algumas semanas. A contrapartida é a pequena tela e-ink touch, de baixa resolução (176 x 176 pixels) porém colorida, o baixo processamento do dispositivo e o sistema operacional bastante simples.

amazfit bip smartwatch
A embalagem também contém um carregador usb / docker

A presença de alguns sensores e especificações ajudam a elevar o nível deste aparelho, dentre eles Bluetooth, pedômetro, vibração, GPS e barômetro. Importante citar também a iluminação da tela, que apesar de ser e-ink também possui brilho e a resistência a água e poeira.

Software

O grande mérito do aparelho, assim como das smartbands em geral, é a integração com devices mais potentes, no caso o smartphone: é dele que o relógio recebe dados como notificações, temperatura e configurações. A maior parte das configurações e funcionalidades é habilitada pelo APP Mi Fit e proporcionada pela conexão Bluetooth com o celular.

Amazfit bip externa

O relógio conta ainda com algumas funcionalidades bacanas como o tracking de passos e distâncias, que monitora tanto as atividades físicas, quanto o dia-a-dia. É possível configurar uma meta diária de passos e acompanhar pelo próprio relógio. Também é possível coletar dados sobre o sono e a qualidade do sono, porém não explorei esta funcionalidade.

Pude testar tanto com iOS quanto com o Android a parte de receber notificações. Ele vibra sempre que o dispositivo pareado recebe algum push, desde uma mensagem no WhatsApp até um email, conforme a configuração do dispositivo. De longe esta foi para mim a funcionalidade que me encantou, a possibilidade de receber as notificações e olhá-las rapidamente, sem perder tempo. Por outro lado, o dispositivo também oferece a cômoda opção de desabilitar as notificações por um momento.

Veredito Final

Confesso que não via muito sentido em smartwatches, mas o relógio agregou bastante no meu dia-a-dia, só em poucos momentos eu precisar pegar o celular do bolso para ver a última notificação recebida, ou para não perder notificações ou ligações.

Além disso um forte ponto a favor dele é o estimulo a hábitos saudáveis e a atividades físicas, já que a interface facilita muito o acompanhamento das atividades do dia.

O preço também é bastante acessível: é possível encontrar o Amazfit Bip no site da Gearbest por cerca de R$ 250,00.


Se você se interessou pelo smartwatch, pode encontrá-la frequentemente em promoção na Gearbest e ainda contar com cupons de desconto para sua compra.