Campanha Choice
Promobit Explica

Projetor é um bom investimento para jogar?

Descubra um pouco mais sobre projetores e entenda se ele pode substituir sua tela de monitor ou televisão para jogar

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

25 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Projetores trazem a portabilidade que um monitor não possui e um tamanho de tela que muitas televisões não tem. Mas este equipamento, que é comum em apresentações de trabalho, pode ser uma alternativa para substituir monitor e TV? É isso que vamos descobrir.

Pontos que você precisa saber antes de tomar a decisão de comprar um projetor.

projetor 4k

Os projetores estão entrando mais no dia a dia das pessoas, para assistir um filme ou mesmo jogar. Mas existem certas características que exigem atenção na hora de considerar se vale a pena adquirir um projetor, são elas:

Lúmens (lm)

É a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa. Porém, nem sempre ter mais lúmens significa que a lâmpada é a melhor. A busca deve ser por um equilíbrio entre o valor em lúmens e o watts, oferecendo uma eficiência energética.

O ideal para jogos é um projetor com, no mínimo, 3 mil lúmens, porque apresenta uma boa capacidade de iluminação. Considerar também se a lâmpada é de LED ou não, pois a durabilidade é maior da lâmpada, a relação watts e lúmen tende a ser melhor e demora mais tempo para trocá-la.

Contraste

Além da luminosidade, o que interfere na qualidade da imagem que será apresentada é o contraste, que também informa como o produto lida com o escuro.Uma alta taxa de contraste permite visualizar melhor certos aspectos do jogo, como mapas, design das fases e cenas que tem pouca luz.

A medição é de mil pra um, se o número é maior, ele sabe trabalhar melhor com o contraste entre luz e sombra. Então, um projetor com um contraste de 15 mil para 1 é melhor para ambientes escuros que um de 13 mil para 1.

Resolução

Já existem projetores no mercado com tecnologia Full HD (1920 x 1080 px) que saem melhor na qualidade da imagem. Aparelhos com essa tecnologia terminam sendo opções mais vantajosas já que quanto mais distante da parede onde a imagem será reproduzida pior é a resolução e a qualidade da imagem.

Para jogar, a ideia de comprar um projetor de média ou longa distância pode parecer boa à princípio, entretanto os modelos de curta distância, até dois metros, são suficientes para garantir uma boa jogabilidade em tela grande com qualidade de imagem.

Input Lag

Já que abordamos antes o que é o input lag e como atrapalha na hora de jogar, é importante para projetores que ele seja um valor baixo, mas essa informação sobre a taxa de resposta pode não estar nas especificações do aparelho.

Mas já existem alguns modelos que possuem um modo “jogo”, otimizando o sistema para torná-lo mais rápido, e também aqueles com configuração “Fast Mode”, o que contribui para que, em alguns produtos, o tempo de resposta seja de 16ms, um valor perfeito para ter fluidez no jogo e não precisar se preocupar com lag.

Como anda o mercado de projetores?

O mercado de projetores é amplo, tendo vários tipos de produtos diferentes como empresariais, portáteis e aqueles voltados para o público gamer. Encontra-se modelos para importação e também em lojas locais, como a Kabum.

A faixa de preço entre um modelo e outro também é grande, então é relativamente simples encontrar um projetor que atenda às necessidades e ainda aproveitar uma promoção. Mas, pode ser que, dependendo do modelo e valor, certas concessões tenham de ser feitas considerando também onde ele será colocado e se tem condições de obter equipamentos secundários, como caixas de som.

Afinal, entre Monitor, Projetor e TV qual comprar?

LG projetor curta distancia

Considerando a necessidade de saber a que distância instalar o aparelho, numa superfície lisa – preferencialmente branca para não conflitar ou distorcer as cores da imagem da tela, demora a ligar, a escolha em comprar um projetor vai depender muito da necessidade e do tanto que deseja investir.

No quesito de valores, dependendo do modelo escolhido, um monitor, televisão e projetor podem sair mais ou menos na mesma faixa de preço. Existem modelos que são capazes de custar menos que uma televisão e mais que um monitor, porém conseguiria suprir as duas funções, tanto para assistir filmes e séries quanto aproveitar as novidades dos consoles.