Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Processador dual-core é bom? O que é possível com dois núcleos em 2021?

Atualmente os processadores dual-core equipam as máquinas voltadas para uso básico.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Atualmente temos processadores com até 16 núcleos e 24 threads disponíveis comercialmente, embora o preço seja bastante elevado e a proposta de uso bastante específica. Diante deste cenário, será que o processador dual-core é bom ainda em 2021? Saiba o que é possível esperar de um processador de dois núcleos e em quais situações ele pode ser útil. 

Compre agora o Processador Intel Core i3 na Amazon

O que é um processador dual-core?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um processador dual-core nada mais é do que uma CPU com dois núcleos, sendo um deles capaz de alcançar clocks maiores, embora não por muito tempo, enquanto o outro é mais estável. Um processador dual-core atualmente é capaz de oferecer desempenho para uso básico, logo não dá para esperar usabilidade em games, já que esses processadores não dão conta de uma performance digna em jogos. Eles até podem rodar alguns títulos não tão pesados, mas a experiência não será satisfatória. 

Um processador de dois núcleos ainda é bastante útil para máquinas básicas que serão usadas para tarefas cotidianas mais simples, como a rotina de estudantes.

Notebooks atuais com processadores dual core 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora os processadores dual-core sejam mais básicos, ainda assim é possível encontrar notebooks com esses processadores e que são úteis para usuários menos exigentes, principalmente entres os processadores da linha Core i3 e Ryzen 3. Uma boa opção é uma versão do Aspire 3 da Acer que além do Ryzen 3-3200U possui 8 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. 

Para quem prefere notebooks da Lenovo, a linha que costuma ter bom custo-benefício, o Lenovo S145 possui uma versão com processador dual-core. Equipado com Core i3-1005G1, a versão do notebook conta também com 4 GB de RAM e 1TB em HD. 

Compre agora o Notebook Lenovo IdeaPad i3 na Amazon

Afinal, processador dual-core é bom? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora quantidade de núcleos não seja garantia de maior capacidade e desempenho, é inegável que um processador com mais núcleos e mais threads possuem uma folga maior para executar tarefas, mesmo entre CPUs de uma mesma linha como acontece com chips em Ryzen 3 e Core i3 dual-core ou quad-core. 

Um processador dual-core é bom para estudantes e para pessoas de perfil mais básico que incluem em sua rotina funções realizadas nos programas do pacote Office e equivalentes, assim como para navegação na internet, responder e-mail, etc. Dentro desse recorte os processadores com dois núcleos podem ser uma boa opção devido ao preço mais acessível para adquiri-los separadamente ou então máquinas em que um produto do tipo está presente.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de notebooks e notebooks gamers. Para economizar ainda mais em sua compra aproveite o cupom Kabum ou cupom Casas Bahia.