Promobit Explica

Prata 925 é boa? Conheça mais sobre este tipo de peça

Muito utilizado em diversos modelos de joias, este tipo de prata garante mais qualidade, durabilidade e brilho para as peças.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

27 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Se você tem costume de comprar jóias ou simplesmente gosta de dar uma olhadinha nas peças de vez em quando, já deve ter se deparado com alguma feita com prata 925. O material é uma escolha bem popular na fabricação de anéis, brincos, pulseiras e outros acessórios devido à sua durabilidade, brilho e custo relativamente acessível. Mas será que a prata 925 é boa? Confira mais sobre este tipo de metal.

Confira alguns acessórios que possuem prata 925

AnelCompre agora na Amazon
PulseiraCompre agora na Amazon
BrincoCompre agora na Amazon
GargantilhaCompre agora na Amazon
PingenteCompre agora na Amazon
PiercingCompre agora na Amazon
BerloquesCompre agora na Amazon
Kit jóiasCompre agora na Amazon

O que é prata 925?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de falar sobre a qualidade das peças produzidas com este tipo de metal, primeiro é necessário entender melhor o que é a prata 925, também conhecida como prata esterlina. Amplamente utilizado em jóias, possui 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais em sua composição, sendo na maioria das vezes misturada com cobre.

As peças produzidas com este tipo de prata possuem a durabilidade e brilho como algumas de suas principais características, por isso a prata 925 é boa. Mas então pode surgir a dúvida do porquê misturar com outros metais e não utilizar 100% da matéria-prima? 

A resposta é simples. A prata é um tipo de metal “macio” e não oferece tanta resistência a longo prazo, podendo sofrer deformações com arranhões e amassados com facilidade se usadas regularmente. Quando ela é misturada com o cobre, a peça fica bem mais firme, durável e mais maleável. Mas é sempre bom lembrar que mesmo assim ela pode escurecer com o tempo e por isso é recomendável limpar e polir regularmente suas jóias de prata para mantê-las com boa aparência.

Como identificar jóias com a prata 925?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em geral, a prata 925 é boa e possui bastante qualidade. Porém, é preciso saber identificar se a jóia realmente é feita deste metal para evitar sofrer golpes ou acabar saindo no prejuízo. Com algumas observações na peça é possível saber se a procedência é verdadeira.

Marca de pureza

A grande maioria das jóias possuem uma marca de pureza para assegurar sua autenticidade. Essa marca pode ser encontrada na própria peça ou na embalagem e vem como um selo geralmente com os dizeres “925”, “Sterling”, ou “Sterling Silver”.

Marca do fabricante

Se você não encontrar o selo de pureza, não precisa se desesperar achando que sua peça é falsa. A garantia pode vir assegurada pela marca do fabricante ou do designer gravada nelas. Isso pode ser útil para identificar a origem da peça e sua autenticidade.

Brilho

Já deu para perceber que a prata 925 é boa. Portanto, o que se espera de uma jóia assim é que ela tenha brilho de qualidade. As jóias tendem a ter um brilho mais suave e característico do que outros metais e pode desenvolver uma patina ao longo do tempo. Examine a peça quanto à sua aparência geral para determinar se ela parece ser feita de prata.

Teste ácido

Se depois de conferir, você ainda tiver dúvidas, é possível fazer um teste ácido. Este teste é feito com a aplicação de uma pequena quantidade de ácido nítrico em uma área discreta da peça para ver se há uma reação química que indique a presença de prata. A indicação é que leve a um profissional ou uma joalheira.

Prata 925 ou prata 950: diferença entre os metais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A prata 950 também é comum na fabricação de jóias e apresenta peças de qualidade. A diferença entre elas está exclusivamente na composição da liga de prata. Lembra lá no início do texto que falamos sobre as porcentagens de composição da prata 925? 

Então, a prata 950 é feita com 95% de prata pura e 5% de outros metais, geralmente também misturada com cobre. Naturalmente, ela é considerada mais pura e com qualidade superior. Em contrapartida, está mais suscetível a danos, arranhões e amassados com o uso se comparada com a prata esterlina. 

Dicas para a prata durar mais

Agora que você já sabe que a prata 925 é boa, confira algumas dicas para que suas peças durem por mais tempo e tenham boa aparência.

  • Armazene em um local adequado: sempre guarde suas jóias em um local seguro, seco e escuro. As caixas revestidas com tecidos e sacos de jóias podem evitar arranhões e ainda protegem da umidade e contato com a luz solar direta.
  • Evite contato com produtos químicos: para não danificar ou manchar suas jóias feitas com prata, evite o contato com perfume, cosméticos ou outros produtos com formulação química agressiva.
  • Faça uma limpeza regular: limpe suas peças de prata regularmente para remover sujeira, óleos e resíduos que podem causar manchas e deterioração ao longo do tempo. Use um pano de polimento de prata ou uma solução de limpeza específica para prata e evite produtos abrasivos que possam arranhar a superfície. De vez em quando, leve elas a um joalheiro profissional para fazer um polimento profundo para remover arranhões superficiais e restaurar o brilho.

Peças com prata 925

Anéis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É possível encontrar uma grande variedade de anéis com prata 925 e o preço vai variar conforme a fabricante, modelo e outros elementos que compõem a peça.

Compre agora o anel de Zircônias prata 925 envelhecida Amenna na Amazon

Pulseiras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O mesmo vale para as pulseiras. Quanto mais pedras, pingentes ou até mesmo outros tipos de metais usados na fabricação da pulseira, mais caro será o seu valor. Mas é possível encontrar pulseiras bem baratinhas com a prata 925.

Compre agora a pulseira de Prata 925 Coração na Amazon

Brincos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para combinar as suas outras jóias, não pode faltar um brinco em seu acervo. A variedade também é grande para você escolher aqueles com design que mais combinam para cada ocasião.

Compre agora o Brincos Prata 925 Zircônia na Amazon

Outras peças que possuem prata 925:

  • Gargantilha
  • Piercing
  • Pingente
  • Berloques
  • Kit jóias.

Confira as melhores promoções de relógios e joias aqui no Promobit e aproveite os melhores cupons de desconto!