Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Por que jogos são mais leves no Series S do que no Series X?

Os novos consoles da Microsoft entregam resultados semelhantes, porém os jogos são mais leves no Series S. Entenda como e por que isso acontece.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

11 de abr de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Que o Xbox Series X é mais parrudo que o Series S você já sabe e isso fica evidente pela construção dos dois consoles. Mas não é só no design que as coisas mudam entre os videogames da nova geração. Ainda que sejam capazes de rodar os mesmos jogos, os títulos baixados no Series S são menos pesados que no Series X. Essa redução pode ser de até 30%, mas em alguns casos, como no jogo Sea of Thieves, a redução chega a 37%.

Aproveite as melhores promoções de games da internet!

Mesmo que os dois sejam equipados com processadores de oito núcleos, a GPU tem uma diferença fundamental: ao passo que o Series X tem uma unidade de processamento gráfico de 12 Teraflops, o Series S tem apenas 4. Além disso, o espaço de armazenamento do Series X é de 1 TB, enquanto no modelo menor é de apenas 512 GB.

Mas isso não quer dizer que a qualidade gráfica do Series S seja ruim. A diferença só é perceptível quando você for jogar em TVs 4K. Enquanto os títulos rodados no Xbox Series X atingem resolução 4K, com uma taxa de atualização de 60 quadros por segundo, o Series S fica um pouco abaixo, com resolução de 1440p a 60 fps.

Os jogos são mais leves no Series S mesmo?

jogos são mais leves no Series S

Segundo a Microsoft, o tamanho de instalação de jogos não é o mesmo para os dois modelos por conta das configurações do Series S, que são mais básicas. Além disso, a meta de desempenho do Xbox Series S é rodar jogos a uma resolução de 1440p, com uma taxa de atualização de 60 quadros por segundos. Logo, é preciso otimizar e cortar alguns conteúdos dos jogos para que eles sejam capazes de rodar adequadamente no console. A decisão de reduzir o tamanho dos jogos ou não fica a cargo dos estúdios desenvolvedores.

Claro que essa escolha é mais simples do que parece, já que a Microsoft tem uma tecnologia que permite aos estúdios escolher quais ativos de um jogo serão instalados de acordo com o console do usuário. Se for o Xbox Series S, eles podem selecionar quais componentes do game não serão baixados por aquele dispositivo para que ele tenha o melhor desempenho.


Aproveite as ofertas de Xbox Series S aqui no Promobit e pague menos em suas compras com um cupom Submarino ou cupom Americanas.