Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Poltrona para sala ou quarto: quais as diferenças?

Entenda porque a poltrona para sala é mais sofisticada enquanto a do quarto busca ser funcional, entre outras particularidades

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

22 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os entusiastas em decoração e mobília já devem ter ouvido falar que uma poltrona moderniza o ambiente e o torna mais aconchegante, além de ser destaque no cômodo. Agora, para os leigos no assunto, pode ser um pouco mais complicado saber em quais aposentos ela funciona e como distribuí-la no ambiente. Neste artigo, citamos o que ajuda a diferenciar quais poltronas ficam bem na sala e no quarto, damos dicas de quais modelos são ideais para cada cômodo e como harmonizá-los com a decoração de cada espaço.

Leia também: Poltrona: conheça os diferentes modelos deste móvel

Para definir quais modelos de poltrona ficam bons em cada parte da casa, existem alguns critérios que devem ser analisados, como o espaço disponível, a estrutura da poltrona, os dispositivos dela e a utilidade que será dada ao móvel. É a partir disso que se determina também as diferenças entre a poltrona para sala e para o quarto.

Espaço disponível

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A análise do espaço disponível na sala ou no quarto é o principal passo para escolher o modelo ideal de poltrona. Normalmente, o quarto costuma ser menor, então modelos giratórios são muito recomendados por proporcionar mais conforto e serem funcionais (dependendo de onde você posicionar o móvel, fica mais fácil alcançar livros e revistas, por exemplo).

Já os modelos reclináveis ou aquele conhecido como “do papai” são indicados para sala, porque costumam ocupar um espaço que geralmente não existe no quarto. Além disso, as poltronas “do papai” também possuem opções de massagem e espaço para posicionar copos e tigelas, ideal para serem utilizados enquanto se assiste um filme em família.

Leia também: Tudo que precisa saber sobre a poltrona do papai

Utilidade da poltrona

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro quesito que vai ditar se a poltrona deve ser utilizada na sala ou no quarto é a utilidade que você dará a ela. Por exemplo, existem poltronas específicas para amamentação (possuem o braço mais alto para a mãe conseguir apoiá-los enquanto segura o bebê, encosto para o pescoço, entre outras características), recomendadas para serem usadas no quarto, porque dão mais privacidade e tranquilidade à mãe e a criança.

Outra poltrona ideal para o quarto é a poltrona bolha, porque ela é transparente e fechada na lateral (justamente por esse motivo não é recomendada para sala, já que neste ambiente preza-se a interação entre as pessoas, não o isolamento). Isso faz com que você, quando sentado, ainda consiga visualizar o espaço a sua volta, mas tenha a sensação de solitude, ideal para um cochilo rápido ou leitura de textos e livros.

Dispositivos da poltrona

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de definir se a sua poltrona ficará na sala ou no quarto, observe o material dela e os dispositivos que apresenta, pois isso fará uma diferença interessante. Por exemplo, poltronas de couro são indicadas para sala, pois são maiores, mais sofisticadas e vistosas. Além disso, poltronas de couro geralmente são reclináveis (o que obrigatoriamente exige mais espaço).

A necessidade de espaço também atinge as poltronas cama (aquelas que abrem igual sofás cama, mas não para pessoas solteiras), por isso, é interessante deixá-las na sala, apesar de ali não ser um cômodo tão apropriado para dormir.

Poltronas para todos os gostos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, existem aquelas poltronas que servem tanto para sala ou quarto e é só você que pode definir onde elas devem ficar. É o caso das poltronas fixas (que, se você mora em apartamento, podem substituir até o sofá), as poltronas eggs (de design mais arrojado, com encosto para o pescoço) e as de balanço (se tiver filhos, você pode usá-las para brincar com a criança ou, mesmo sozinho, ter um momento de descanso).

Por que ter uma poltrona na sala ou no quarto?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma poltrona é de grande utilidade, tanto na sala quanto no quarto, por trazer conforto e praticidade. Na sala, além do fator acomodação, ela serve como objeto decorativo e de destaque no ambiente (você pode optar por uma amarelas ou vermelhas, por exemplo) e ainda dá um toque de modernidade.

Já no quarto, ela pode ajudar na rotina (é um ótimo lugar para deixar a roupa e a bolsa – ou mochila – do dia seguinte separada) ou se você tiver um companheiro ou companheira, pode servir para um não atrapalhar o outro de manhã (se você sai mais cedo do que seu par, poderá utilizar a poltrona para se arrumar, ao invés da cama, e não incomodá-lo enquanto dorme).

Outro fator positivo ao adquirir uma poltrona para o quarto é que, se você colocá-la em uma esquina do cômodo, terá duas paredes para decorar e fazer o seu próprio cantinho, seja para lazer ou trabalho.


Agora que você já sabe o que analisar na hora de comprar poltronas para a sala ou para o quarto, que tal dar uma olhada nas nossas promoções de móveis e decoração? Fique de olho nos nossos cupons de desconto para comprar produtos com os melhores preços!