Take a fresh look at your lifestyle.

Película para câmera de smartphone: proteção ou excesso de zelo?

As películas para câmeras ajudam a proteger as lentes, mas também interferem na qualidade das fotos.

O uso de películas na tela dos smartphones já deixou de ser um item de efetividade duvidosa e tornou-se um acessório praticamente indispensável. Com a evolução do conjunto de câmera dos aparelhos, cada vez maiores e mais salientes, as opções de películas para câmeras também aumentou, mas antes de sair correndo atrás de uma proteção para a lente dos seu smartphone é preciso ter em mente como a película para câmera impacta no resultado de suas fotos e vídeos.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone em promoção?

Câmeras e lentes cada vez mais expostas

Galaxy S20 Ultra com seu conjunto ótico saliente.

A combinação de smartphones cada vez mais finos com um número maior de câmeras resulta em conjuntos de câmeras volumosos e que em muitos aparelhos acabam ficando com mais relevo na traseira. Os conjuntos carinhosamente chamados de cooktop nos iPhone 11 e peça de dominó nos aparelhos Galaxy S20, entre outras variantes, estão mais expostos a arranhões, batidas e contato com superfícies ásperas. Daí surge a ideia de proteger também as câmeras com película. 

Leia mais:

Minha câmera vai tirar fotos piores com película?

Xiaomi Mi Note 10

Objetivamente, sim, pois quando falamos de fotografia e vídeo, qualquer componente sobre a lente, por menos espesso e mais translúcido que seja, interfere na nitidez. Esse é um dos fatores que faz com que as lentes fixas de câmeras fotográficas sejam mais nítidas que as lentes zoom, pois elas possuem menos componentes em seu interior (menos lentes enfileiradas).

A mesma lógica aplica-se inclusive as películas das telas, umas mais, outras menos, mas todas interferem em algum grau na visibilidade do display, porém com exceção das películas de privacidade que tem como objetivo entregar visibilidade apenas ao olhar o smartphone de frente, a alteração de visibilidade das telas com películas é praticamente imperceptível para o usuário convencional ou que não vai usar a tela para edição profissional de imagens. 

Exemplo de película que pode prejudicar o funcionamento do flash.

Um exemplo de que o resultado final das câmeras pode ser alterado com uma película são os modelos de película para telas disponíveis nas lojas oficiais da Samsung para o Galaxy A21s e da Apple para o iPhone 11, iPhone XS e X. As duas opções cobrem toda a tela, mas deixam as lentes frontais desobstruídas. 

Outro fator prejudicial está nas películas que cobrem todo o conjunto óptico ao mesmo tempo e consequentemente cobrem também o flash. No caso das fotos com flash, a alteração será bastante perceptível pois o flash não conseguirá expandir-se como deveria e as fotos podem ficar esbranquiçadas. 

Então, película para câmeras nem pensar? 

Caso tenha comprado um aparelho caro, com boas câmeras e pretenda tirar o melhor proveito possível de suas lentes, um componente que prejudique a chegada de luz ao sensor, interfira no balanço de branco automático da câmera e deixe as imagens com aspecto mais opaco e esbranquiçado, por menor que seja, como é o caso das películas para câmeras não é o indicado. O flash que acaba bloqueado em películas que cobrem todo conjunto ótico também é uma falha grave no funcionamento original do acessório.

Ainda sim a película para câmera pode ser uma boa opção para a maioria dos usuários quando levamos em conta que a maioria deles faz uso da câmera dos smartphones apenas para registrar os momentos de sua rotina de forma casual, usando a câmera no modo automático, preocupado apenas em ter uma imagem de qualidade para compartilhar nas redes sociais e que podem passar por edições e filtros antes de serem postadas.  

Neste caso, uma imagem menos nítida do que poderia ser não é necessariamente um problema e o uso da película para câmera é uma alternativa para proteger a lente de possíveis arranhões, mas fica a recomendação para optar por películas que não cubram o flash. 


O lugar para encontrar as melhores promoções de smartphone é o Promobit, principalmente durante a Black Friday. Seu novo smartphone está mais barato por aqui e a economia pode ser ainda maior aproveitando o cupom Submarino ou cupom Americanas.

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!