Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Efeito profissional no leite: para que serve a cremeira?

Saiba para que serve a cremeira, utensílio culinário que ajuda a criar espuma de leite para a sua bebida ficar mais gostosa e com efeito profissional.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

5 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Se você é um amante de cafés expressos e outras bebidas com o grão, talvez deva acrescentar um outro utensílio onde já guarda sua cafeteira, seu moedor e quem sabe sua prensa francesa: uma cremeira, produto que te ajuda a criar efeito profissional no leite e deixar cappuccinos, lattes e macchiatos com sabor de respeito. Para você saber como usá-la, hoje explicamos como funciona e para que serve a cremeira.

O que é e para que serve a cremeira?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Café Orfeu

A cremeira é um acessório muito apreciado pelos amantes de café e utilizado principalmente por baristas, pois foi feito para produzir espuma a partir do leite e ajudar a preparar diversas bebidas com café. Ele deixa o leite bem cremoso e, entre o mixer, o aeroccino e outros tipos de produtos para criar esse efeito, a cremeira é a que se sai melhor.

O material dela é bem básico e a forma de criar espuma, para os amantes de química, talvez seja óbvia: a cremeira é um utensílio plástico resistente com capacidade de 100ml de leite que possui um êmbolo que deve ser pressionado para cima e para baixo até que o leite dobre de volume. Essa transformação acontece, porque com esse movimento as moléculas presentes na bebida se agitam e o ar acaba ficando entre elas, o que altera a espessura do leite e o transforma.

Apesar de funcionar de forma manual, e por isso ter o preparo mais lento, é um aparelho mais barato do que os outros que citamos para se produzir espuma de leite (custa entre R$40 e R$50), o que garante um bom custo-benefício.

Como obter melhores resultados com a sua cremeira?

Para conseguir um leite cremoso ainda melhor com a cremeira é muito importante você pensar no tipo de leite que vai utilizar: o ideal é que seja integral, pois quanto mais gordura, mais espuma será formada. Leite gelado também garante melhor resultado do que leite quente, mas as duas opções são possíveis com o aparelho. Uma dica para deixar a espuma mais cremosa ainda é, antes de colocar o leite no reservatório, misturá-lo com uma colher pequena de creme de leite. 

Limpeza

Como a cremeira é um objeto manual, é bem fácil de limpar. Basta separar as partes dela e imergir o produto preferencialmente na água quente. Lave-a com uma esponja macia e use vinagre branco se por acaso ele estiver manchado. Para não oxidar, seque o mecanismo assim que limpo com um pano macio. Não coloque a cremeira no congelador.


Agora que você já sabe para que serve a cremeira, dê uma olhada nas nossas promoções de cafeteira para economizar! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você paga ainda mais barato!