Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

PagPhone: celular com máquina de pagamentos é uma boa opção de smartphone?

Analisamos o PagPhone para saber se o aparelho é competente como smartphone ou apenas como máquina de pagamentos

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

4 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O PagSeguro lançou no final de março o PagPhone, um smartphone equipado com uma pequena máquina de pagamentos na parte traseira que suporta pagamentos por aproximação via NFC. As famosas “maquininhas” do PagSeguro já estão consolidadas como terminais de pagamento portátil, mas será que o PagPhone é uma boa opção de celular? Analisamos o modelo para saber se ele vale a pena como smartphone. 

Ficha técnica

  • Tela: Full HD+
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 64 GB
  • Processador: não especificado (octa-core)
  • Câmeras traseiras: 13 e 2 Megapixels com autofoco e flash
  • Câmera frontal: 5 Mp
  • Bateria: não especificado, mas até 15 horas 
  • Conectividade: 4G, Bluetooth, Wi-Fi, GPRS, NFC e USB
  • Preço:  R$ 1.198,80 

Design convencional e câmeras modestas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ao imaginar um smartphone com maquininha em um único aparelho, a primeira ideia que pode surgir à cabeça é a de que o produto pode não ser bom em nenhum dos dois propósitos, mas a máquina de pagamentos presente na parte traseira do aparelho é visualmente semelhante à Minizinha, a menor máquina de pagamentos disponibilizada pelo PagSeguro.

Já o design do smartphone é condizente com o de um aparelho simples de 2021, apesar das bordas salientes na parte superior e exterior da tela. Atrás do smartphone, além da máquina de pagamentos que ocupa a maior parte do espaço, encontra-se o leitor de digitais e o módulo de câmeras. 

Quanto às especificações, algumas informações não estão disponíveis na ficha técnica do aparelho, mas o PagPhone pode ser considerado um smartphone simples, porém bastante funcional para a usabilidade básica do dia a dia, sendo, inclusive, superior a muitos celulares de entrada atuais. O PagPhone possui 4GB de RAM e 64GB de espaço interno e processador de oito núcleos, além de já contar com Android 10.  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras do PagPhone é modesto, porém compreensivo para a proposta do aparelho, que não busca agradar os usuários entusiastas em fotografia, mas possui câmeras para registros despretensiosos do cotidiano. O conjunto de câmeras traseiras é composto por uma lente wide de 13 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. 

No site do PagSeguro não está disponível a informação da capacidade da bateria em mAh, mas a empresa afirma que a bateria do aparelho pode durar até 15 horas em uso convencional, ou seja, ela é capaz de suportar um dia de uso para depois o celular ser carregado durante a noite.

Afinal, o PagPhone é um bom smartphone? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como smartphone, o PagPhone é um aparelho simples, mas capaz de suprir as necessidades básicas, com o mínimo para que o sistema Android funcione bem, sendo um smartphone intermediário básico. Não é possível esperar fotos de alta qualidade, assim como o modelo não é projetado com foco em jogos mobile, mas para as necessidades do dia a dia, como navegação nas redes sociais, aplicativos de mensagem e consumo de vídeos. Para essas atividades, ele dá conta do recado. 

Caso queira unir em um único aparelho um smartphone e máquina de pagamentos o PagPhone é recomendado, sendo uma boa opção para comerciantes por unir a usabilidade da máquina de pagamentos com as funcionalidades de um smartphone aplicadas a pequenos negócios, como a comunicação com clientes, apesar de o aparelho não possuir resistência a água ou poeira, o que seria bem-vindo.

Caso seja um comerciante, mas priorize smartphones com alto potencial de desempenho, o PagPhone não é a opção mais adequada, ou pode ser mais adequado como aparelho secundário ou utilizado apenas em seu comércio ou negócio.


Confira as melhores promoções de smartphones do Promobit e economize na compra do seu novo aparelho. Sua compra pode ficar ainda mais barata com o cupom Americanas ou cupom Submarino.