Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Os melhores itens para uma cozinha gourmet

A cozinha gourmet tem que ser funcional para que os melhores pratos sejam feitos, mas também precisa ser um ambiente agradável para receber as pessoas.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

8 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A cozinha gourmet surge do desejo das pessoas de cozinhar com a melhor estrutura possível, mas ao mesmo tempo estar em um ambiente agradável para receber convidados e onde todos possam interagir e até participar do processo de preparo dos alimentos.  

Uma cozinha gourmet vai além de um ambiente funcional da casa. É também um local de socialização, portanto deve ser também agradável e com uma decoração que desperta o interesse. Neste texto você saberá o que não pode faltar em uma cozinha gourmet. 

Bancada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A bancada é a alma de uma cozinha gourmet, pois é nela que os alimentos serão preparados ou as taças e copos serão colocados enquanto os convidados de quem prepara a comida experimentam alguns aperitivos e interagem entre si. Bancadas onde os convidados ficam ao redor, as bancadas de ilha, são as mais elegantes e favorecem a interação entre todos no ambiente, porém exigem cozinhas mais espaçosas.

A bancada também pode ser um item definidor de ambientes em casas com divisões mais fluidas entre cozinha e sala de jantar ou sala de estar. 

Cooktop 

Cooktop Brastemp BDJ77

Embora existam bons fogões para compor uma cozinha gourmet, os cooktops ou fogões de mesa proporcionam praticidade, segurança e versatilidade a qualquer cozinha, além de agregar requinte ao local com seu design minimalista. Existem algumas opções de cooktops: os aparelhos a gás, elétricos e por indução, sendo o último modelo o mais seguro e eficiente, pois não usa chama no preparo do alimento e não queima em contato com a pele humana. 

Coifa

coifa

Poucas coisas são mais desagradáveis na cozinha do que muita fumaça e odores resultantes da preparação de alguns alimentos e, no caso das cozinhas gourmet em que uma das característica é a amplitude para circulação das pessoas, o problema pode ser ainda maior. Para evitar esses inconvenientes, a coifa é um aparelho de grande relevância. As coifas estão cada vez mais presentes nas cozinhas e nas cozinhas gourmet não poderia ser diferente. 

Para escolher uma coifa adequada para a sua cozinha é necessário atentar-se ao tamanho da coifa, que deve ser de acordo com a quantidades de bocas do seu fogão ou capacidade do seu cooktop, além de ficar a uma distância mínima de 65 centímetros do fogão. Coifas podem ser colocadas junto a parede caso o fogão esteja nesta localização, mas as coifas centrais fixadas no teto, além de bonitas, ajudam a compor o cenário.

Eletrodomésticos em geral

Em uma cozinha gourmet também é fundamental que existam aparelhos para facilitar a vida do cozinheiro. Logo, eletrodomésticos que auxiliam no preparo dos alimentos em menos tempo irão proporcionar maior conforto para quem cozinha e mais tempo para confraternizar com os convidados. Itens como batedeira, triturador de alimentos, liquidificador, microondas, mixer e balança digital só irão acrescentar produtividade e praticidade a cozinha.

Porém, como uma cozinha gourmet, além de ser funcional, deve fazer parte da decoração de uma casa, é preciso certificar-se sobre o espaço disponível para armazenar todos esses aparelhos e procurar produtos que “conversem” com a identidade visual de sua cozinha ou que não destoem muito entre eles. 

Jogo de panelas

panelas-ceramicas-3

Existem diversas configurações de jogos de panela e quanto mais completo o Kit, maior será o valor. Porém o que não pode faltar em uma cozinha gourmet é um jogo de panelas composto por pelo menos três itens. O primeiro é uma panela de cabo para frituras e cozimento. Caso o modelo possa ir ao forno, torna-se ainda mais dinâmico. O segundo é uma frigideira anti aderente para facilitar o preparo e a limpeza e, em terceiro, uma assadeira que preferencialmente deve possui tamanho e altura medianos, para que possa ser usada no preparo de uma variedade maior de alimentos. Este trio permite o preparo de uma gama ampla de pratos, mas caso sinta a necessidade de cozinhar algo mais específico você pode ir aumentando seu jogo de panelas com outros itens para utilidades mais sofisticadas. 

Forno embutido 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Exemplo de cozinha com torre quente é forno embutido.

Além de ser muito mais bonito que outros modelos de forno, o modelo de forno embutido propicia maiores opções ao ser usado em projetos de cozinhas planejadas. O forno embutido pode ser colocado em alturas maiores, como em uma torre quente e ,além de acrescentar beleza à decoração, facilita a utilização.

Existem os modelos elétricos e a gás, sendo o primeiro mais caro, porém mais seguro e com mais possibilidades, como o desligamento automático do forno após o término do preparo e melhor distribuição do calor, evitando também a necessidade de uma outra entrada de gás caso o seu cooktop também não seja elétrico ou por indução. 

Adega ou cervejeira  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Servir um bom vinho vai muito além de simplesmente comprá-lo e sacar a rolha. Vinhos necessitam ser conservados em temperaturas específicas e na posição mais adequada e para isso nada melhor do que uma adega elétrica. Outro aparelho que também é um ótimo item de decoração, as adegas protegem as garrafas da exposição de raios de luz e podem ser usadas para armazenar vinhos mais antigos que requerem temperaturas especiais.  

Mas caso você e seus convidados gostem mais de confraternizar bebendo uma boa cerveja, as cervejeiras também serão de grande utilidade, pois com elas a bebida sempre estará na temperatura ideal e as latas ou garrafas podem ser acomodadas em maior quantidade sem ocupar outros locais, como a geladeira e o freezer. 

Máquina de lavar louças

Embora também possa ser considerado um eletrodoméstico, a máquina de lavar merece destaque maior, pois veio principalmente para facilitar a vida. É ótimo receber amigos e a família para cozinhar e bater papo, mas perder tempo lavando toda a louça suja é algo que ninguém gosta. Ter uma máquina de lavar na sua cozinha irá incentivá-lo a receber as pessoas com mais frequência sem a preguiça de ter que limpar tudo depois. 

Com as máquinas de lavar louça você ganha tempo para desfrutar com seus convidados e ainda economiza água, pois a máquina gasta uma quantidade específica de água a cada lavagem, diferente de lavar de maneira manual quando podemos, por exemplo, esquecer uma torneira ligada.


Seja para uma cozinha gourmet ou apenas para fazer a ótima comida do dia a dia, no Promobit você sempre economiza e ainda pode aproveitar um dos nossos cupons de promoção e ofertas de eletrodomésticos. Para os itens mais caros, como uma máquina de lavar louça ou um forno embutido, a Black Friday que está chegando pode ser o momento ideal.