Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Óculos de sol de acordo com o tipo de rosto: como escolher?

Ajudamos você a identificar qual o formato do seu rosto e selecionamos alguns modelos de óculos de sol para você escolher o melhor de acordo com a sua personalidade.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

16 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Seja para praia ou para nos protegermos dos raios UV no dia a dia, é importante contarmos com um óculos de sol. Mas, com tantos modelos diferentes disponíveis, fica difícil escolher qual fica melhor de acordo com o nosso rosto. Para ajudar nessa escolham nós separamos algumas dicas nesse artigo.

Identifique o formato do seu rosto

O primeiro passo para descobrir qual óculos de sol mais combina com você é saber qual o formato do seu rosto. Para isso, recomendamos que fique um tempo em frente ao espelho analisando suas características de acordo com as dicas que vamos passar agora.

É interessante que, se o seu cabelo for comprido, você faça um rabo de cavalo para que tenha uma visualização melhor e, se quiser, pode fazer marcas no seu rosto com caneta para que tenha as medidas exatas de cada parte, como o comprimento da testa, do nariz e do rosto inteiro, assim como a largura dele.

O legal de descobrir mais sobre o seu rosto, além de achar o óculos de sol ideal, é que isso também te ajuda a produzir maquiagens com mais facilidade e a utilizar cores que realcem algum detalhe específico seu.

Leia também:4 marcas boas e baratas de maquiagem

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Rosto redondo / Rosto oval / Rosto Coração ou Triangular / Rosto Quadrado

Rosto Redondo

Geralmente, o comprimento e largura de um rosto redondo têm as medidas muito próximas. Justamente por isso, ele não tem linhas retas e nem ângulos definidos, assim como marcações exatas da mandíbula ou do queixo. Inclusive, quem possui esse tipo de rosto geralmente tem a testa pequena e a distância entre a parte de baixo do nariz (ou o bigode) menor do que o comprimento de todo o nariz.

Rosto Quadrado

As linhas do rosto quadrado são retas e bem marcadas. Você vai perceber que o seu rosto tem esse formato se reparar que ele forma ângulos retos, como de onde está a mandíbula até descer ao pescoço e no queixo, e também as marcações da testa. Assim como no rosto redondo, a medida do comprimento e da largura do rosto são muito parecidas.

Rosto Triangular ou Coração

Neste formato de rosto, as linhas da testa seguem a largura do maxilar da pessoa, que é maior. O queixo é bem marcado, mais fino, alongado e mais pontudo, o que lembra literalmente um triângulo invertido.  

Rosto Oval

No rosto oval, nenhuma linha ou ponto específico se sobressai, mas o comprimento dele é mais alongado do que os outros formatos (geralmente, este rosto é cerca de um terço mais comprido, quando comparadas as medidas de largura e extensão do rosto).

Rosto oblongo ou retangular

Este rosto lembra um retângulo na vertical e o comprimento dele é quase o dobro da largura. Neste formato, a testa tem medidas muito parecidas com a largura da mandíbula e as linhas laterais são retas e bem definidas, assim como no rosto quadrado.

Rosto diamante

Assim como no rosto triangular, no diamante o queixo é fino e pontiagudo, mas a testa é mais estreita e a parte mais larga está nas maçãs do rosto e bochechas. Neste formato, as linhas da mandíbula são longas, retas e vão afinando conforme chegam ao queixo.

Conheça os tipos de óculos de sol disponíveis

Depois de definir qual o formato do seu rosto, está na hora de conhecer os modelos de óculos existem para selecionar qual combina mais com você. Selecionamos os seis tipos mais conhecidos.

Aviador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Criado nos anos 1930 pela Força Aérea Americana, tem armação fina e delicada. O destaque fica para as lentes (com o formato um pouco caído, sem parecerem redondas), que podem ser espelhadas, coloridas ou foscas. Cai bem com roupas formais, casuais e esportivas.

Wayfarer

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Clássico lançado na década de 1950 pela Ray-Ban, esse modelo combina com qualquer estilo e a armação lembra o formato de um quadrado, mas não é exatamente assim. A parte superior é reta, mas as laterais são mais inclinadas e se tornam quase arredondadas na parte de baixo. Audrey Hepburn e Cazuza eram adeptos a esse modelo.

Gatinho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você está usando roupas mais básicas e quer dar uma levantada no visual, pode apostar no modelo de óculos gatinho, de estilo mais retrô. Com formato elegante, a armação dele possui pontas na parte de cima e é arredondada embaixo, para sustentar a lente.

Clubmaster

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bastante comum, o modelo clubmaster é aquele que tem armação somente na parte superior do óculos. Na parte de baixo, a sustentação da lente ocorre por meio de um fio de silicone grosso e bem preso. Combinam com qualquer biquíni, bermuda ou sunga e podem ser usados em qualquer ocasião que peça um óculos de sol.

Redondo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A lente do óculos redondo é maior do que a dos outros modelos, se aproximando ao tamanho das do tipo aviador. A armação dele também é mais grossa e, mesmo os modelos para sol podem ser coloridos, em tons de azul, rosa ou marrom, além do preto.

Quadrado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modelo quadrado é muito parecido com o Wayfarer, mas ele lembra uma letra D deitada. Grande e chamativo, dará um charme a mais à sua combinação de roupas, seja para o dia a dia ou na praia.

Qual o óculos mais indicado para seu rosto?

Por fim, a marca do óculos e o estilo dele é você que vai escolher, mas podemos dar algumas dicas sobre qual modelo fica melhor com cada tipo de rosto. Para quem tem o rosto redondo, o modelo aviador é o mais adequado; para um formato quadrado, escolha o modelo gatinho; já se o seu rosto for triangular, opte pelas armações redondas, que quebram as linhas do rosto.

Rostos ovais combinam com qualquer modelo de óculos de sol, mas se o seu for do tipo retangular, escolha armações menores e redondas, que ajudam a equilibrar as linhas da face; já se for diamante, você também poderá optar pelo modelo redondo ou mesmo gatinho (verifique apenas que o óculos escolhido seja mais largo na região dos olhos e estreitos nas linhas das bochechas).


Depois de ler nosso artigo, o que acha de dar uma olhada em nossas promoções de óculos? Veja também os nossos cupons de desconto para fazer uma compra segura e barata!