Promobit
Promobit Explica

O que significa Black Friday e qual a origem do termo?

Data mais aguardada do ano para promoções e descontos tem origem nos EUA, mas sua primeira utilização é incerta. Veja o que significa Black Friday.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

31 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A Black Friday existe há pouco tempo aqui no Brasil, mas já é a data mais aguardada do ano para se conseguir um celular em promoção, por exemplo, devido à tradição de preços baixos, cupons de desconto e possibilidades de parcelamento. Embora já saibamos que neste ano ela está programada para o dia 27 de novembro (sempre a última sexta-feira do mês), ainda podem haver dúvidas sobre o que significa Black Friday e qual a origem do termo. Por isso, no artigo de hoje vamos elucidar essas dúvidas. 

O que significa Black Friday?

Black-friday-pesquisa-procon

Black Friday, em tradução literal, significa sexta-feira negra. Atualmente, nos Estados Unidos, é a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (feriado conhecido como Thanksgiving, um dia de gratidão, com comidas e festas, para agradecer aos bons frutos do ano). Na Black Friday, acontecem diversas promoções em lojas para marcar o início da temporada de compras natalinas. O diferencial, obviamente, é que são oferecidos descontos que podem chegar a até 90%. 

Diversas origens, nenhuma certeza 

Segundo apuração do G1, a primeira aparição do termo Black Friday aconteceu no século XIX, em um contexto que nada tinha a ver com compras, mas sim com o mercado do ouro na bolsa de valores de Nova York. Depois, ele reapareceu em 1951 e mais tarde ainda na Filadélfia, quando policiais reclamavam do trânsito e do alto fluxo de motoristas e pedestres depois do Dia de Ação de Graças, fazendo alusão à tráfego e poluição. 

Logo depois, os lojistas conseguiram uma conotação positiva para o termo, que significaria sair do vermelho e voltar ao preto, quando o crédito nas finanças (e dos lojistas) volta a ficar positivo. Mas, a importância comercial da Black Friday só foi acontecer mesmo em 1990. Além do G1, o Estadão também apurou que não há comprovações científicas de que “Black Friday” signifique ou tenha a ver com promoções e compras de escravos no século XIX. 

Black Friday no Brasil 

No Brasil, a Black Friday só chegou em 2010. No início, só funcionava para o varejo online, mas hoje lojas físicas também aderem a data, mesmo que em menor fluxo. A data, atualmente, chama atenção de comerciantes de diversos nichos, como tecnologia, moda e beleza, literatura, entre outros e é uma ótima oportunidade para adquirir produtos com descontos. 


Agora que você já sabe o que significa Black Friday, não deixe de aproveitar a data para conseguir descontos! Com um cupom Amazon, cupom Americanas ou cupom Submarino, você vai economizar ainda mais!