Promobit
Promobit Explica

O que são e como funcionam os programas de milha?

Os programas de milhagem ajudam você a economizar na hora de comprar sua passagem de avião, saiba como aproveitá-los.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

16 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os consumidores estão sempre procurando por uma oportunidade de economizar, seja nas compras do dia a dia, ou na hora de realizar aquela tão esperada viagem. Para quem pretende investir em uma viagem de avião para chegar no destino, os programas de milhas podem ser uma ótima opção para aproveitar melhor o seu dinheiro.

Os diferentes programas e serviços que oferecem o acúmulo de milhas funcionam de maneiras diferentes, mas existem alguns conceitos básicos para entender as melhores maneiras de aproveitá-los.

Leia mais:

O que são os programas de milhas?

Os programas de milha ou programas de milhagem são serviços oferecidos por algumas empresas, geralmente companhias aéreas e de cartões de crédito, em que o usuário inscrito recebe pontos à medida que realiza a compra de determinados produtos (como passagens aéreas ou compras com o cartão de crédito específico). Posteriormente, o usuário pode trocar esses pontos por novas passagens aéreas.

Em vários casos, o usuário pode optar também por pagar parte do valor das passagens com os pontos e complementar o resto do valor com um pagamento, ou mesmo aproveitar outros produtos e serviços oferecidos pela assinatura.

Normalmente, para se inscrever nesses serviços, o usuário deve se cadastrar diretamente no site da companhia aérea com seus dados pessoais. Sempre que você fizer uma compra de passagem aérea por meio dessa companhia, os pontos serão creditados na sua conta. A quantidade de pontos presenteados para cada real gasto varia de empresa para empresa.

No caso das companhias de cartão de crédito, normalmente os pontos são dados em parceria entre a operadora do cartão e uma companhia aérea, sendo necessário ter a bandeira do cartão (Mastercard ou Visa, por exemplo) e cadastro no programa de milhas.

Viagem Avião

Como conseguir e aproveitar suas milhas

Conseguir uma pontuação de milhas não é difícil, basta consumir produtos e realizar compras que, dentro do serviço, valem pontos para sua conta. Mas como aproveitar de forma produtiva esses programas é uma dúvida que costuma seguir os usuários.

A primeira dica é se concentrar em um único programa de acumulação de milhas, ou, se isso não for possível ou se você utiliza bastante as viagens aéreas, se concentrar no mínimo de contas diferentes possíveis. Isso vai otimizar seus ganhos.

Outra boa dica para aproveitar os programas é ver quais bandeiras de cartão de crédito ou bancos tem parceria com a viação aérea que você escolheu. Assim, você pode “migrar” seus pontos do cartão de crédito para o programa de milhas e acumular pontos de forma mais rápida.

Para aproveitar as milhas em suas viagens, fique de olho também na data de validade das milhas. Alguns programas têm uma duração limite para você utilizá-las (por exemplo, 1 ou 2 anos). Depois desse período, você pode perder a possibilidade de utilizar seus pontos para comprar passagens aéreas.

Quais os principais programas de milha no Brasil?

Latam – Multiplus

O Multiplus da LATAM oferece pontos que podem ser trocados por vôos nacionais e internacionais. Seu retorno é de aproximadamente 2 pontos para cada R$ 1,00 gasto com as passagens aéreas. Assim como outros programas, a Latam tem parcerias com diversas empresas, desde bandeiras de cartão de crédito até lojas online, para você adquirir mais pontos. A Multiplus também tem parceria com sites de viagens, como Rental Cars, Booking e Trip Advisor.

Avianca – Amigos

O programa da Avianca, chamado de Amigos, presenteia os usuários cadastrados até 1.500 pontos por vôo, dependendo da distância percorrida pelo avião. Uma das vantagens do programa é ele ter parceria com vários bancos, bandeiras de cartão e lojas (como Fast Shop, Magazine Luiza e Apple), permitindo que você acumule seus pontos de várias maneiras.

Gol – Smiles

A Smiles, oferecida pela Gol, oferece voo dentro do Brasil na mesma taxa da Multiplus, cerca de 2 pontos para cada R$ 1,00. O programa também oferece pontos para viagens internacionais, dependendo da região do destino. Tem parceria com as principais bandeiras de cartão de crédito do país e também algumas internacionais, sites de compras online e sites de viagem, como o Localiza.


Agora que você conhece um pouco mais sobre os programas de milhagem, acompanhe as melhores ofertas de passagem aérea aqui no Promobit. Nós trazemos para a comunidade as melhores opções de compra e cupons de desconto.