Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que observar na hora de comprar uma mochila cargueira?

Modelo mais parrudo entre as mochilas de trilha, tamanho não é tudo que precisa observar na hora da compra

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

22 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Como sugere o nome, a mochila cargueira é aquela destinada a transportar grandes cargas, incluindo objetos com formatos e pesos completamente diferentes, mas igualmente importantes para a sua jornada. Com modelos que podem chegar a 90 litros, ela é definitivamente a maior entre as chamadas “mochilas de trilha”.

Na hora de comprar a mochila cargueira, até mais importante do que a capacidade de carga, é preciso se certificar que o acessório garantirá conforto durante a caminhada, principalmente para a coluna, evitando dores e problemas futuros.

Características da mochila cargueira

Como já falamos, o modelo cargueiro é o mais parrudo em relação às consideradas mochilas de trilha. Isso não apenas em termos de tamanho e capacidade de carga, mas principalmente relacionada à sua estrutura, que é destinada a acomodar e tornar fácil o acesso aos muitos e diferentes equipamentos, além de garantir conforto e boa distribuição de peso.

Toda a sustentação da mochila cargueira é feita por uma estrutura, que pode ser interna ou externa, feita em alumínio, que impede que o acessório deforme e afete a distribuição do peso. Além disso, o modelo conta com tiras e reguladores para garantir que cada uma das estruturas esteja alinhada na altura correta em relação ao corpo de quem a utilizará, melhorando a distribuição e o caminhar com ela – falaremos um pouco mais sobre essas tiras e reguladores abaixo.

Outra característica muito importante e que deve estar entre os principais diferenciais da mochila cargueira é a existência de partes acolchoadas, principalmente na região da lombar e barrigueira. Também é interessante que alças, tiras e reguladores contem com acolchoamento, embora essa não seja uma realidade para todas as marcas e modelos.

mochila-feminina-trilha

O que observar na hora de comprar mochila cargueira

O primeiro ponto que deve ficar atento é ela ter todos os quatro e mais importantes ajustes, que garantirão mais conforto ao utilizá-la. São eles:

Barrigueira – posicionada na parte inferior, a tira dá a volta pela barriga (daí o nome). Ela é responsável por garantir que a base da mochila esteja alinhada e rente à região dos ossos da bacia. Isso faz com que a maior parte do peso se concentre nessa região e não nos ombros.

Regulador de altura – posicionada na região das costas, esse ajuste é usado para regular a distância entre a base da mochila e posição das alças, que deve ficar alinhada aos ombros. Dessa forma, ela garante que a mochila se adapte perfeitamente a altura das suas costas.

Fita dos ombros – localizada junto às alças, esse ajuste garante que a mochila fique praticamente “colada” ao seu corpo, o que impede que o peso puxe você para trás durante o trajeto.

Faixa peitoral – ajuste que fica na região do peitoral. Sua principal função é melhorar a distribuição do peso e evitar que a carga puxe você para trás. Na mochila cargueira feminina, a faixa peitoral fica localizada mais acima do que em modelos masculinos, ou pelo menos conta com opção de ajuste de altura.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conforto

Antes de tudo, a mochila precisa ser confortável. Imagine que um pequeno desconforto que sentir ao experimentá-la irá se tornar um grande problema em uma caminhada mais longa e ainda poderá se transformar em uma lesão em longo prazo. Por isso, colocou a mochila nas costas e sentiu qualquer desconforto, não insista. O melhor é deixar pra lá mesmo.

Uma dica para quando for experimentar a mochila cargueira é enchê-la com diversos objetos na loja mesmo. Dessa forma, você terá uma simulação mais próxima de como seria usar o acessório no dia a dia. Além da carga, também faça um teste com as fitas e reguladores, para verificar se eles não causam desconforto e também verifique a precisão dos ajustes.

Verificar o conforto ao comprar online

Existem duas soluções para aproveitar os preços e, claro, aquelas promoções de mochila imperdíveis que aparecem aqui no Promobit. A primeira é ir até uma loja especializada em trekking e experimentar os modelos, decidindo quais são confortáveis para você.

Para os consumidores que não têm a opção de ir até uma loja, a solução é pesquisar bastante e usar o Direito do Arrependimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todos têm até sete dias para devolver um produto comprado pela internet. Isso permite que você receba o produto em casa, experimente e caso não sinta o conforto necessário, devolvê-lo sem problema algum.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Compartimentos e transpiração

Esses são outros dois pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher a mochila cargueira. É preciso ter atenção redobrada aos compartimentos e divisão interna, que tornarão mais fácil o acesso aos muitos objetos guardados nela.

Nesse sentido, é indispensável a existência de abertura frontal e divisão para saco de dormir. No primeiro é possível colocar itens de uso recorrente, já o segundo impede que o objeto obstrua o compartimento para pegar outros itens. Além desses, bolsos laterais e porta garrafa são bastante úteis.

Outro ponto que faz diferença é a existência de um bom sistema de ventilação e o material das costas tenha capacidade para absorver o suor.

Mochila de ataque

Muitas vezes, para realizar trilhas rápidas ou fazer passeios durante o mochilão, não será necessária a mochila cargueira, que possui um peso considerável. Nesses momentos, o ideal é ter a disposição uma mochila de ataque.

Para facilitar a vida do mochileiro, muitos dos modelos cargueiros já contam com uma mochila de ataque acoplada em sua estrutura. Quando precisar, é possível literalmente desatarrachar o acessório, colocá-lo nas costas e fazer a atividade, deixando o modelo mais parrudo no hostel ou sede do acampamento.


Para economizar na hora de compra o modelo cargueiro, não perca as promoções de mochila no Promobit e os cupons de desconto das principais lojas do setor.