Take a fresh look at your lifestyle.

O que levar na bolsa maternidade para a hora do parto?

Pensar em roupas confortáveis e verificar as sugestões do próprio hospital onde será realizada a cirurgia são dicas para escolher o que levar na bolsa maternidade.

Preparar o quarto, comprar fraldas, ver se esquecemos de algum item muito importante, alinhar as expectativas com a família, descansar… São tantos os preparativos para a chegada de uma criança que é muito fácil se perder no meio do caminho. Pensando em ajudar homens e mulheres que estão passando por essa fase, montamos um artigo com dicas e uma lista completa com o que levar na bolsa maternidade para um momento tão importante que é o nascimento de uma criança.

Quer receber avisos sempre que aparecer Bolsa Maternidade em promoção?

O que é a bolsa maternidade?

A bolsa maternidade é, literalmente, uma bolsa (ou várias, como um kit) para você levar tudo o que precisa para o nascimento do seu filho, seja para você, para o bebê e até para o acompanhante que estiver junto. Elas podem ser de pano ou térmicas (mas essas geralmente são utilizadas quando o bebê já está maior, para carregar papinhas, leite, água e comidas). 

Você também pode optar por um kit completo logo de cara: um que venha com uma mala (boa para viagens), uma bolsa (essa sim você pode levar ao hospital), uma frasqueira (para organizar os objetos pessoais do bebê, como pente, xampu, sabonete, etc) e um porta mamadeira. Também é possível conferir se esses produtos saem mais baratos se comprados juntos ou separados, para que você consiga economizar. 

Leia também:

Deve-se comprar uma bolsa com muitas divisórias ou uma grande bem espaçosa?

É interessante ter uma bolsa com algumas divisórias, mas não que ela seja cheia delas. Por exemplo, algumas têm um bolso na parte da frente só para mamadeiras, o que não vai ser útil para você durante a estadia no hospital. Talvez você possa comprar uma dessas mais para frente, mas de início é melhor escolher uma sem essa divisória que te faça ter mais espaço para as fraldas, roupinhas e outros itens. 

Dicas para organizar o que levar na bolsa maternidade

Escolha roupas confortáveis

Essa dica serve tanto para as roupas da mãe como do pai e do bebê. Pense que você, como mãe, vai estar cansada; logo, nada melhor do que um moletom ou uma calça de malha, além de uma camiseta mais larguinha. Já o pai, por exemplo, provavelmente vai dormir no hospital, então também precisará de peças desse tipo. Babados, rendas e roupas com muitos detalhes também não vão ser interessantes para o bebê; inclusive, alguns hospitais não permitem o uso desse tipo de peça para que ele não se machuque. 

Verifique se o seu hospital disponibiliza uma lista mínima de itens para você levar

Geralmente, os sites dos hospitais já disponibilizam uma lista do que eles acreditam ser essencial levar na bolsa maternidade, tanto para a mãe quanto para o bebê. Os itens ficam divididos entre “kit internação” e “kit berçário” e são um ótimo guia para mães e pais de primeira viagem. 

Não misture as suas roupas com as do seu bebê

Fica mais fácil para a organização do hospital se você tiver de maneira separada a sua roupa e a do seu bebê. Além disso, também é importante lavar tudo com sabonete neutro, porque o bebê estará muito suscetível a pegar bactérias e aromas muito fortes também não vão ser agradáveis para ele.  

Lave as roupas antes de arrumar a bolsa

Antes de arrumar as roupas do bebê na bolsa maternidade, é importante lavá-las bem com sabão neutro, para inibir bactérias e possíveis sujeiras vindas da loja onde foram compradas e até da sua casa ou apartamento. Passar as peças também é interessante.

O que levar na bolsa maternidade?

Aqui segue uma lista prática com peças de roupas e itens essenciais para levar na bolsa maternidade e no dia do parto normal ou cesárea, dividida entre mãe, pai e bebê. A quantidade vai variar de acordo com os dias que todos vão ficar no hospital, mas você pode considerar o que descrevemos a seguir. 

Para a mãe

  • Conjuntos de peças íntimas e sutiãs de amamentação; 
  • Camisola ou pijama com abertura frontal, pois facilita a amamentação; 
  • Roupão para o banho e para andar pelo quarto; 
  • Chinelo confortável, que não escorregue, para a mãe não cair sem querer; 
  • Produtos de higiene pessoal, como xampu, condicionador, sabonete e hidratante; 
  • (Muitos) absorventes higiênicos, pois é normal a mulher sangrar depois de parir, seja parto normal ou cesárea; 
  • Documentos de identidade, carteirinha do convênio médico ou do SUS, exames (ultrassonografias e de pré-natal) e comprovante de residência; 

Para o pai

  • Roupas confortáveis para passar o dia e dormir no hospital; 
  • Documentos; 
  • Alimentação, que deve conter também o necessário para a mãe; 

Para o bebê

  • Macacões adequados à estação;
  • Cobertor;
  • Mantas de algodão;
  • (Muitas) fraldas descartáveis de tamanho RN ou P. Preferencialmente P; 
  • Meias; 
  • Bodies e mijões; 
  • Luvas (opcional); 
  • Touca (opcional); 
  • Produtos de higiene (xampu e sabonete). 
  • Pente, para caso o bebê nasça cabeludo; 
  • Algodões e pomada para assaduras, para quando for trocar o bebê; 
  • Fraldas de boca; 

Atenção: lenços umedecidos não são recomendados, pois eles têm cheiro e um tipo de sabão que pode causar alergias no bebê. Inicialmente, limpe-o apenas com água morna e algodão.  


Agora que você já sabe o que levar na bolsa maternidade, aproveite nossas promoções de fraldas e promoções de roupas infantis para poder montar a sua pelo menor preço! Não se esqueça de utilizar nossos cupons de desconto para pagar ainda mais barato! 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!