Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que fazer com o celular velho ao comprar um novo?

Confira dicas de como seu celular velho pode ganhar uma nova utilidade para seu dia a dia ou como descartá-lo corretamente.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

27 de mar de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Os smartphones estão evoluindo cada vez mais com o passar dos tempos. Todo ano são lançados vários modelos com diferentes funcionalidades e recursos tecnológicos. Se seu celular velho quebrou, não atende mais suas expectativas de uso ou simplesmente está pensando em trocar por um modelo mais moderno, saiba que ele ainda pode ter alguma utilidade.

Confira algumas dicas de como transformar seu celular velho em algo útil para seu dia a dia e, se não tiver mais jeito, como descartar seu aparelho corretamente.

O que fazer com o celular velho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ao invés de mandar seu celular velho para o esquecimento no fundo da gaveta ou direto pro lixo, tente achar uma nova solução para o aparelho. Vale lembrar que algumas das próximas dicas não serão úteis para qualquer celular. Dependendo do modelo, algumas funcionalidades podem não ser suportadas mais por serem muito antigos.

Guarde como um celular reserva

Imprevistos acontecem e nem sempre é possível achar uma solução de imediato. Smartphones novos costumam ter um preço mais elevado. Por isso, se seu celular pifar e comprar um novo de imediato não for uma opção muito viável, ter um aparelho reserva pode te ajudar a quebrar o galho.

Essa dica também vale para se prevenir em casos de assalto. Infelizmente essa é uma situação que acontece com frequência. Torcemos para que isso não aconteça, mas um celular velho reserva pode impedir que levem seu smartphone novo nesse contexto.

Transforme seu celular velho em uma câmera de segurança

Transformar seu celular velho em uma câmera de segurança pode parecer complicado, mas é bem simples. A única coisa que você vai precisar é de um mesmo aplicativo de vigilância instalado no celular antigo e no novo. Existem alguns aplicativos gratuitos que ativam essa função, tanto para Android quanto para iOS.

Primeiro, baixe algum desses aplicativos e posicione o celular velho com a câmera apontada para o local que quer vigiar. Lembre-se que será necessário deixar o celular conectado à energia para não ficar sem bateria. Depois de posicionado, utilize seu smartphone principal para acessar o aplicativo e conseguir ver tudo que seu celular velho está reproduzindo, de onde estiver. Muito bacana não é mesmo!?

Utilize como GPS

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outra maneira criativa de reaproveitar um celular velho é transformando ele em um GPS para seu carro. Dá para utilizar o Google Maps ou se não quiser depender da internet, basta procurar na sua loja de aplicativos algum que possua mapas offline. Para não ficar sem bateria, conecte um carregador automotivo e depois é só sair por aí descobrindo novos caminhos.

Use como controle remoto

Hoje em dia existem aplicativos para quase tudo. E existem algumas opções para você transformar seu celular em um controle remoto para sua TV e até mesmo para seu ar condicionado. Basta baixar e conectar.

Passe seu aparelho adiante

Uma das opções mais comuns é vender seu celular velho. Dependendo do modelo é possível conseguir uma boa grana para investir em um novo. Os iPhones geralmente se desvalorizam mais devagar, tornando mais fácil serem vendidos com um valor maior. Aparelhos Android são lançados com mais frequência, o que diminui seu valor de mercado mais fácil.

Algumas lojas também compram celulares com defeito para retiradas de peças. Vale a pena tentar.

Mesmo não servindo mais para seu uso, se estiver em boas condições, seu aparelho pode ser bastante útil ainda para outra pessoa. Considere a doação.

E se não tiver mais jeito? Descarte em local apropriado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Jogar eletrônicos, pilhas e baterias no lixo não é uma boa ideia. Alguns dos componentes utilizados na fabricação são tóxicos, com taxas de poluição altas para o meio ambiente. Portanto, se seu celular velho estiver quebrado, sem funcionamento e trocar as peças não é vantagem, procure lojas de celulares e operadoras para fazer o descarte corretamente. Geralmente esses lugares têm um espaço específico para depositar os eletrônicos.

Procure saber também se na sua cidade existe alguma cooperativa de reciclagem que faz a coleta de lixo eletrônico. Alguns supermercados, bancos e outros estabelecimentos e espaços públicos também já possuem espaços dedicados ao recolhimento destes materiais.

Use a criatividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um celular velho pode ter muitas outras aplicações. Você pode utilizá-lo como webcam, por exemplo. Também pode usar para liberar memória em seu smartphone novo. Transforme o antigo em um HD externo para guardar fotos e documentos, um player de músicas fixo em algum cômodo, um mini leitor para seus livros, pode deixar para as crianças jogarem e até utilizar somente para seus aplicativos de banco. São muitas possibilidades para ajudar a diminuir a quantidade de lixo eletrônico no meio ambiente.

Se estiver pensando em comprar um smartphone novo, aproveite para conferir aqui no Promobit uma lista com os 10 melhores celulares até 2000 reais para comprar em 2022.


Agora que já sabe o que fazer com seu celular velho, fique de olho nas ofertas de smartphones aqui no Promobit. A Black Friday, em novembro, também é uma excelente oportunidade para aproveitar os melhores descontos e cupons da internet para comprar seu novo smartphone.