Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é UHD? Entenda por que o termo é sempre associado a TVs 4K

A sigla, que significa Ultra High Definition, é um termo que você deve prestar atenção se está à procura de uma TV nova

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

10 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A expansão e barateamento dos preços das TVs de tela fina fizeram com que esse produto fosse adquirido até que forma bem significativa dentro do país: de acordo com um estudo do IBGE, um quarto das casas brasileiras já possui um aparelho com o formato widescreen (16:9), que lembra o das salas de cinema.

E para quem quer trocar o seu equipamento ou vai adquirir uma desse gênero pela primeira vez e quer um modelo atualizado, vale prestar atenção em alguns requisitos apresentados pelos fabricantes, como o UHD, que é a sigla para Ultra High Definition (ou “ultra-Alta Definição”).

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

Leia também: Melhores TVs 4k para comprar em 2020

Mas afinal, o que é UHD?

Esse termo apresenta a resolução de imagem de uma televisão de, no mínimo, 3840 no eixo horizontal por 2160 pixels na vertical. Como esses valores são multiplicados entre si, na prática esse número explica que uma TV com resolução UHD é capaz de comportar pelo menos 8, 294.400 milhões de pixels coloridos dentro de uma imagem.

Leia também: Analisamos as melhores marcas de TV

Para comparação, o Full Full HD (1920×1080) comporta 2.073.600 pixels, enquanto o formato HD (1366×720 ) consegue abarcar 983.520 mil pixels. Uma baita mudança na resolução da imagem.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Diferenças entre UHD e 4K

Ao pesquisar por uma TV nova de última geração, é provável que você acabe vendo anúncios de aparelhos com resolução  4K UHD  (como a que está na imagem acima). Então quer dizer que UHD e 4K são as mesma coisa?

A resposta é: quase sempre, sim. Acontece que o 4K possui dois formatos com resoluções diferentes: enquanto o primeiro, que em geral é associado ao UHD, possui uma resolução de 3840 × 2160 pixels – o mesmo valor que um televisor com Ultra-alta definição – esse formato conta com outras variantes feitas exclusivamente para produções exibidas nas telas de cinema.

Leia também: Melhores TVs de55 polegadas

Chamado 4K DCI (de “Digital Cinema Initiatives”), as produções feitas para as telonas são filmadas com resolução de  4096 × 2160, somando 8,847.360 milhões de pixels. 

Essa explicação é importante para que você entenda que, pelo menos agora, esse formato não está nos modelos atuais de TV e que você não gaste horas da sua vida buscando um equipamento com a mesma resolução encontrada no cinema.


Agora que você sabe o que é UHD, aproveite os cupons Shoptime para economizar ainda mais nas suas compras. E fique atento às promoções de Black Friday.