Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

O que é teraflop e qual a importância para os consoles?

Descubra o que é teraflop, unidade de medida presente em placas de vídeos e consoles como PS5 e Xbox Series X

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

24 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Se você acompanha ou já pesquisou sobre o universo dos jogos, seja em consoles ou pc, com certeza já deve ter se deparado com a palavra teraflop entre as especificações. O termo é utilizado para especificar a capacidade de processamento dos videogames e computadores e está presente em placas de vídeos e nos consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X. Saiba o que é teraflop e qual a importância para o desempenho de seus dispositivos.

O que é teraflop?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De forma bem resumida e simples, os teraflops são utilizados para medir a potência dos consoles da nova geração. Os videogames de antigamente tinham seu desempenho medidos pelos bits, mas acontece que com o passar do tempo e com a evolução desses dispositivos, eles começaram a se parecer cada vez mais com computadores, sendo necessários outros componentes como memória RAM e núcleos de processamento mais complexos na sua construção para rodar os jogos. Foi aí que os “flops” começaram a entrar em cena.

Os flops significam “Float-points operation for second”, que em tradução quer dizer operação de pontos flutuantes por segundo. Em outras palavras, é o número de instruções processadas por segundo. Para você entender melhor, os computadores são uma grande máquina de fazer cálculos para executar tudo o que o usuário deseja. Acontece da mesma forma nos consoles, e, quanto mais flops ele tiver, mais rápida e poderosa será a sua capacidade de processamento das informações.

Os jogos atuais possuem muita informação, exigem mais qualidade gráfica e são muito mais pesados. Desta forma, os teraflops conseguem traduzir e executar os comandos de funcionamento de forma mais rápida. 

Compre agora o PlayStation 5 na Amazon

E como isso funciona nos jogos atuais?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
God of War Ragnarök

Um exemplo rápido das informações para que fique mais claro sobre a importância desse processamento nos jogos atuais. Imagine que você está jogando algum título de ação e utiliza uma arma. Você acaba encontrando uma arma melhor e larga a atual em algum lugar do cenário. Se você sair andando e voltar para aquele mesmo lugar, a arma que você largou ainda vai estar lá. 

Esse é apenas um tipo de informação que precisa ser processada. E o mesmo acontece com as mudanças de clima, o jogo de câmera, elementos de ambientação e várias outras coisas. Tudo que acontece em cena é uma informação que precisa ser processada. Com a evolução dos jogos, imagine só o tanto de informação que precisa ser processada de forma rápida. Por isso os teraflops são tão importantes, são eles que vão medir a velocidade e potência deste processamento. 

Compre agora o Xbox Series X na Amazon

A unidade de medida teraflop

Agora que que já explicamos um pouco sobre o que é o teraflop, ainda pode restar dúvidas sobre como é calculado. Como já dissemos, o flop é a unidade de medida, da mesma forma como acontece com as gramas, quilos, mililitros e várias outras.

Um flop é igual a uma operação de ponto flutuante. O “tera” é um prefixo para indicar um trilhão. Ou seja, um teraflop corresponde a 1 trilhão de pontos flutuantes. Traduzindo, 1 teraflop é a capacidade de ler 1 trilhão de informações por segundo.

Os teraflops nos consoles atuais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O PlayStation 5 possui 10,28 Teraflops com 36 unidades de computação. Já o Xbox Series X, console mais avançado da Microsoft nesta geração, conta com 12 Teraflops com 52 unidades de computação.

Contudo, precisamos deixar uma informação bem explicada quando falamos o que é teraflop. Mesmo sendo uma unidade de medida da potência de processamento, ela não é capaz de funcionar sozinha e ser determinante para o melhor funcionamento. Afinal, existem vários outros componentes no interior dos consoles responsáveis por outras tarefas e eles precisam todos funcionar em conjunto para oferecer a melhor experiência para o usuário.

Não adianta ter uma quantidade grande de teraflops se a GPU for fraca ou se a memória RAM for baixa. O bom funcionamento depende do equilíbrio entre todas as partes. O mesmo acontece com a qualidade gráfica. Você pode conseguir processar várias informações por segundo, mas se a tela, seja a TV ou monitor, não conseguir acompanhar essa velocidade, não adianta muita coisa. Traduzindo, a tela precisa ter uma taxa de atualização de quadros alta para conseguir exibir as imagens com a qualidade que o jogo exige, por exemplo.


Não saia sem conferir as ofertas de games aqui no Promobit. Utilizando os cupons de desconto, suas compras podem ficar ainda mais baratas.