Promobit
Promobit Explica

O que é teclado óptico e quais os benefícios em usá-lo?

Conheça as principais características do equipamento e confira se vale a pena o investimento

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

30 de jun de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O teclado é um dos dispositivos que podem fazer muita diferença para quem passa muitas horas diárias no computador, seja por trabalho ou por diversão. Por isso é importante escolher um equipamento com boa qualidade e que vá se encaixar bem nas suas necessidades. Um dos modelos disponíveis no mercado é o teclado óptico. Na hora da compra, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a melhor opção. Mas afinal, você sabe o que é teclado óptico?

Com a promessa de um tempo de resposta mais rápido e vida útil maior, conheça o teclado óptico e saiba quais as vantagens de investir em um desses equipamentos.

O que é teclado óptico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mesmo não sendo uma tecnologia nova, este tipo de teclado tem ganhado muito espaço ultimamente pelas vantagens em relação a outros modelos. Uma delas é o tempo de resposta mais rápido aos comandos do usuário.

O teclado óptico possui as mesmas funções de um teclado comum, o que muda são os componentes de sua construção. Ao invés de contatos elétricos, o modelo utiliza a comunicação óptica para transmitir os comandos ao computador através de pulsos de luz.

Como funciona o teclado óptico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para entender como o teclado óptico funciona, primeiro é necessário explicar o funcionamento do teclado mecânico, modelo mais popular e tradicional. As configurações do mecânico são baseadas em metais e contatos elétricos. Na prática, quando o usuário pressiona uma tecla, as peças responsáveis em seu interior se conectam para registrar a ação e gerar o sinal elétrico para o computador.

Já no teclado óptico, os componentes como molas, sistema de cliques e feedback tátil são idênticos aos mecânicos. A principal diferença é a peça do contato elétrico responsável por emitir o sinal para o computador. No teclado óptico, essa peça mecânica é substituída por um emissor de luz infravermelho e um sensor. Quando uma tecla é pressionada, o sinal de luz consegue chegar até o sensor e assim registra a ação. Para entender melhor, imagine um laser ligado constantemente em direção a um sensor, mas com uma barreira impedindo esse contato. Quando a tecla é pressionada, essa barreira abaixa e o contato com o sensor é feito.

Vantagens do teclado óptico

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como já mencionamos, uma das vantagens é o tempo de resposta mais rápido que os teclados ópticos proporcionam, já que o contato feito através da luz é mais assertivo, o sinal é mais limpo e o problema de “double-click” (clique duplo) é eliminado.

O double-click acontece quando a peça mecânica vai ficando gasta com o decorrer do uso e a transmissão do sinal vai piorando, podendo ocorrer o mesmo comando mais de uma vez. É aquela situação onde a tecla fica mole ou precisa ser pressionada com mais força que o habitual para que funcione corretamente. Como não há problemas com o clique duplo nos teclados ópticos, a configuração não necessita de técnicas como o “Debounce Time” para prevenir este problema, resultando em tempo de resposta mais rápido. Para os gamers, profissionais ou não, isso pode ser crucial para um melhor desempenho durante uma partida.

Outra vantagem é a durabilidade maior, já que problemas como ferrugem ou desgaste não ocorrerão com as luzes. Os teclados ópticos também suportam entre 100 e 200 milhões de cliques ou entre 50 e 60 mil horas de funcionamento contínuo do emissor de luz.

O teclado óptico pode ter um valor de investimento mais alto, porém, sua vida útil é maior. Se você está de olho em um teclado novo, agora que já sabe o que é o teclado óptico, compensa considerar o modelo na hora de fazer sua escolha de compra.


Não saia sem antes conferir as melhores promoções em informática aqui no Promobit. Com o cupom Submarino e cupom Casas Bahia suas compras podem sair ainda mais baratas.