Promobit
Promobit Explica

Para as selfies e vídeos: o que é ring light e para que serve?

Equipamento deixa fotos e vídeos mais iluminados, portanto com mais qualidade. Veja em detalhes o que é ring light e para que serve.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

16 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você acompanha pessoas que trabalham com a internet e redes sociais para fotos e vídeos, já deve ter visto nos bastidores um ring light, que em tradução literal significa anel de luz ou círculo de luz. Ele ajuda a deixar fotos e vídeos mais iluminados e pode ser usado tanto por profissionais como por pessoas comuns. Para saber mais sobre o que é ring light, para que serve e se um equipamento do tipo vale a pena, é só acompanhar esse artigo. 

O que é e para que serve o ring light? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O ring light nada mais é do que um equipamento circular, geralmente todo em luz branca, que garante uma boa iluminação para selfies e vídeos em que o rosto de uma pessoa aparece. Ele valoriza a imagem, pois elimina possíveis sombras, deixa a pele com aparência uniforme e valoriza o brilho. 

Para que os efeitos do ring light funcionem, o equipamento precisa estar atrás da câmera de foto ou gravação. Já se for um anel que funciona especificamente em celulares, ele vai ser encaixado na área de alcance da câmera, como veremos a seguir. 

Tipos de ring light

Existem diversos tipos de ring light no mercado e o círculo deles pode ter tamanho e diâmetro maior ou menor, portanto você pode escolher o equipamento de acordo com a área que quer atingir e o quanto quer iluminar. Em qualquer um deles, é possível ajustar temperatura de cor ou intensidade da luz. 

Além disso, o ring light pode ser específico para celular, quando o anel de luz é encaixado no celular; pode ser de bancada, ideal para gravar tutoriais de maquiagem, por exemplo (esse não acompanha lâmpadas, você vai ter que comprá-las separadamente); pode ter um tripé pequeno, de uns 15 centímetros, geralmente utilizado em fotos ou vlogs; ou o equipamento pode acompanhar um tripé comum totalmente ajustável, que você pode inclusive encaixar o seu celular ali ou usá-lo com uma câmera profissional. 

O ideal é sempre utilizar um ring light com luz branca (assim, ele dá qualidade para as fotos noturnas também) e que tenham luz de LED, pois são mais econômicas. 

E o ring light caseiro, funciona?

Há ainda os ring lights caseiros, que usam fitas de LED, lâmpadas comuns ou luzes de Natal. Mas, no geral, eles são menos eficazes que os ring lights profissionais, pois a intensidade das luzes é menor. Então, eles podem não garantir o efeito desejado, além de não haver a possibilidade de controlar a intensidade da luz. 

Vale a pena comprar um ring light?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um ring light vale a pena se você trabalha com fotos, vídeos ou cenários, seja no Youtube, Instagram, Tik Tok, etc ou até mesmo em ensaios. Ele pode ser um investimento que vai melhorar a qualidade visual do seu conteúdo, o que pode garantir mais engajamento do seu público. 

Uma outra opção é adquirir um ring light para celular e utilizá-lo em selfies em viagens ou passeios, principalmente se você não estiver acompanhado por ninguém. Mas, como esse é um equipamento de nicho, não tem muitas outras utilidades. 


Dê uma olhada nas nossas promoções de eletrônicos, áudio e vídeo para encontrar o seu ring light! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato ainda!