Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

O que é preciso saber antes de comprar uma fechadura digital?

Produtos do tipo trazem segurança e são mais modernos; saiba tudo o que é preciso saber antes de comprar uma fechadura digital.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

2 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Casas, apartamentos, escritórios… as fechaduras digitais podem ser usadas em diferentes lugares e trazem mais sofisticação aos ambientes e segurança para quem as tem. Porém, são várias as questões que devem ser analisadas antes de optar por um produto desses: tipos de fechadura, abertura, instalação, funcionalidades, entre outras. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, falaremos o que é preciso saber antes de comprar uma fechadura digital. 

O que é uma fechadura digital e quais são as vantagens dela?

Uma fechadura digital é um equipamento eletrônico que substitui as fechaduras convencionais que utilizam chaves. Com esse dispositivo, as portas são abertas por meio de digitais cadastradas, cartões magnéticos, senhas ou aplicativos de celular. Isso traz, por exemplo, mais segurança para onde elas estiverem instaladas e os motivos para esse fato são vários.

Um deles é as fechaduras digitais serem muito mais resistentes e aguentarem impacto. Elas também são mais difíceis de serem burladas e oferecem funcionalidades como proteção de senha, fechamento automático, alarme anti arrombamento, sensor de incêndio para destravar as portas e facilitar a saída das pessoas dos cômodos, etc. 

Por isso, dizemos que as fechaduras digitais, apesar de serem mais caras, vão trazer mais praticidade para o dia a dia. Se você chegar em casa com as mãos cheias, seja com compras, casacos ou bolsas, ficará mais fácil entrar em casa utilizando a sua digital ou apenas digitando uma senha. Além disso, é interessante saber que as fechaduras eletrônicas são alimentadas por pilhas ou baterias, então não corre o risco de a energia elétrica acabar e você não conseguir entrar em casa.  

O que é preciso saber antes de comprar uma fechadura digital? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
As fechaduras eletrônicas já foram sinônimo de quarto de hotel, mas atualmente estão ficando mais acessíveis.

São vários os fatores que vão influenciar a compra de uma fechadura digital: diversidade de modelos, material e espessura da porta, tipo de porta, tipo de fechadura e quantidade de permissões para acesso, além de algumas outras questões menores. 

Modelos de fechadura digital

Os modelos podem variar de acordo com o método de instalação e com a forma de acesso ao ambiente fechado. Uma fechadura eletrônica pode ser sobreposta, o que quer dizer que pode ser instalada em qualquer altura da porta (e isso também permite que uma fechadura tradicional já instalada permaneça nela); mas também pode ser de embutir, colocada dentro da porta e ocupando o lugar da fechadura anterior. Também há a opção de fechadura de pressão, exclusiva para portas de vidro com espessura de 10mm. Nesse método, não há necessidade de furos. 

Sem falar de instalação, mas de tipo de fechadura, temos a com senha numérica, em que se cadastra uma sequência de números que devem ser digitados a cada acesso (e há modelos, inclusive, que deixam cadastrar senhas diferentes e de uso único, uma funcionalidade interessante para quem aluga casas por temporada, no Airbnb, por exemplo) e outras. 

A com leitor de proximidade necessita de um cartão ou tag com um chip de identificação para acesso (igual quando pagamos por aproximação na maquininha eletrônica de cartão); o leitor biométrico lê digitais e também consegue autorizar pessoas diferentes a usarem a fechadura; o bluetooth faz com que a abertura da porta seja autorizada com o uso de um aplicativo. Pelo app também é possível cadastrar novos usuários, criar senhas para visitantes e controlar os horários de entrada e saída das pessoas. 

Material e espessura das portas 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Portas de madeira também podem receber fechaduras digitais

Existem fechaduras específicas para portas de madeira, metal e vidro, sendo que as mesmas fechaduras que funcionam em portas de madeira, servem para as de metal. Sendo assim, é necessário ter mais atenção na espessura da porta do que no material em si: as fechaduras para portas de madeira são feitas para portas que tenham entre 30mm e 40mm de espessura, enquanto as para portas de vidro são feitas para espessuras de 8mm a 12mm. Não se esqueça de fazer a medição antes de realizar a compra. 

Tipo de porta e lado em que ela está

Uma porta pode ser de abrir, de correr ou pivotante e, por isso, há fechaduras específicas para cada tipo. Ainda, se você optar por fechaduras com maçanetas, tem que tomar mais um cuidado: existem fechaduras que atendem porta direita, porta esquerda e ambas. Para identificar o tipo de porta, basta você estar do lado de fora do imóvel, olhar para a porta e verificar para que lado ela se abre. Se for da esquerda para direita, falamos que essa porta é direita. Se a porta se abrir da direita para a esquerda, falamos que essa porta é esquerda.

Cuidados extras 

Na hora da instalação, é melhor contar com profissionais capacitados para isso. Atente-se para que a fechadura seja instalada em um local protegido do sol, chuva e umidade para maior conservação e não se esqueça de limpar o equipamento com frequência utilizando uma flanela ou pano de microfibra seco, para não danificar a fechadura.

Onde é possível ter uma fechadura digital? 

Ela pode ser instalada em qualquer ambiente, mas é bastante comum em casas, apartamentos, condomínios, escritórios, consultórios de saúde e até academias. 


Aproveitando nossas promoções para casa inteligente você consegue comprar uma fechadura digital barata! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino dá para economizar ainda mais!