Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Chegou a hora de ter uma fechadura eletrônica?

As fechaduras eletrônicas são mais seguras, práticas e modernas do que as fechaduras tradicionais. Com o preço cada vez mais acessível será que chegou a hora de ter a sua?

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

31 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Que atire o primeiro chaveiro aquele que nunca perdeu a chave de casa ou quebrou a chave dentro da fechadura. Com o intuito de aumentar a segurança, mas também dar fim a problemas como esses que surgiram as fechaduras eletrônicas. Artigo que durante algum tempo era comum apenas em hotéis, mas que agora encontram-se com preços mais acessíveis. Então, será que é o momento de ter uma fechadura eletrônica na porta da sua casa? 

Modelos com bom custo benefício como a FR 201 da Intelbrás e a Samsung SHS 1321 frequentemente aparecem no Promobit com preços convidativos. Conheça as vantagens dessa tecnologia e em quais casos a troca por uma fechadura eletrônica vale a pena. 

Tipos de fechadura eletrônica

Nem todas as fechaduras eletrônicas são iguais, a começar pela forma como serão instaladas na porta. As fechaduras de sobrepor podem ser instaladas em qualquer altura da porta pois são colocadas sobrepostas à porta, o que permite inclusive que uma fechadura tradicional já instalada permaneça. Outra vantagem é que esse tipo de fechadura é compatível em portas com menor espessura, variando entre 25 e 50 milímetros. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fechadura YMF 40 da Yale vai embutida no interior da porta.

Por sua vez, a fechadura de embutir é menos prática para instalar, pois é colocada dentro da porta, ocupando o lugar das fechaduras convencionais e como as fechaduras eletrônicas normalmente são maiores e com maior espessura não são todas as portas capazes de ter esse tipo de fechadura, que exige espessura entre 35 e 50 mm. 

Formas de desbloqueio e autonomia

Embora uma das vantagens desse tipo de fechadura seja o de não necessitar de chaves, existem modelos que ainda contam com o modo tradicional em caso de emergências. Porém as formas mais comuns de acesso são por senha, cartão de acesso, biometria e por aplicativo específico da fabricante. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A fechadura intelBras FR201 possui desbloqueio por cartão de aproximação e senha numérica.

Alguns exemplares também são ligados a rede elétrica, mas os principais modelos do mercado funcionam a bateria ou pilha. Porém, antes que você fique preocupado e lembrando do seu antigo mini game comedor de pilhas, essas fechaduras possuem consumo muito menor e a durabilidade das pilhas fica entre dois e três anos. E para que ninguém fique trancado contra a própria vontade, as fechadura possuem aviso visual antecipado sobre o momento de trocar as pilhas ou recarrega a bateria, logo você terá tempo de sobra para fazer isso.

Funções que são diferenciais

O que faz as pessoas aderirem a novas tecnologia são as vantagens que a mudança proporciona e, no caso das fechaduras eletrônicas, existem algumas que podem pesar bastante no momento de escolha. A máxima de quanto mais completo o produto, maior o preço também vale na hora de modernizar a sua porta e a dica para buscar o modelo com melhor custo benefício também segue valendo. 

Muitas fechaduras são desbloqueadas por senha e para que ninguém identifique as marcas de dedo digitadas no teclado, as fechaduras são feitas com material que não deixa digitais. Os que prezam pela privacidade também encontram uma função muito útil, a “Não Perturbe” que faz com que a porta seja aberta apenas por dentro, mesmo que a pessoa do lado de fora tenha uma senha ou impressão digital cadastrada. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
As fechaduras eletrônicas já foram sinônimo de quarto de hotel, mas atualmente estão ficando mais acessíveis.

É claro que a segurança é reforçada neste tipo de fechadura. Além de ser mais difícil de abrir a força, em caso de tentativas de arrombamentos muitos modelos contam com alarmes que são acionados quando a porta é forçada. Já em casos extremos, como incêndios, a função de abertura automática da porta é acionada quando a temperatura do ambiente ultrapassa 62°C, facilitando a livre circulação.  

Vantagens e desvantagens das fechaduras eletrônicas

O inconveniente de ficar procurando as chaves ao chegar em casa deixa de existir nas portas com fechadura eletrônica, pelo menos os modelos que podem ser desbloqueados por senha, impressão digital ou pelo aplicativo de celular. Como essas fechaduras também fecham automaticamente, situações como ter que voltar pra casa ou levantar da cama no meio da noite só para conferir se a porta foi trancada também deixam de ser preocupações. 

Para aquelas situações em que um amigo ou parente precisa passar na sua casa para pegar ou deixar algo e ninguém estará no local, ou em prédios comerciais em que é possível saber o horário específico de entrada e saída dos funcionários, esse tipo de fechadura também mostra-se vantajosa quando equipada com a configuração de senhas para horários específicos.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fechadura Digital Shs-h505 da Samsung

Porém, nada é perfeito nesta vida, não é verdade? E com as fechaduras eletrônicas não seria diferente. Embora não sejam mais um item apenas para casas luxuosas, o preço médio desse tipo de fechadura é maior que das fechaduras convencionais. Outra limitação está na instalação, já que além de precisar ser feita por profissionais especializados são poucos os modelos que podem ser expostos ao sol, chuva e umidade, sendo mais recomendados para ambientes internos, como portas de apartamentos e de casas. 

Está na hora de comprar uma fechadura eletrônica? 

É provável que em pouco tempo a resposta para essa pergunta seja óbvia e fechaduras eletrônicas sejam chamadas apenas de fechaduras. Os modelos eletrônicos são muito mais seguros e mais difíceis de abrir à força do que as fechaduras mecânicas, ficando a decisão de adquirir uma delas relacionada ao perfil de uso e valor da aquisição.

Caso o intuito seja apenas parar de usar chaves, os modelos mais simples com destrancamento apenas com cartão de acesso é equivalente a trocar seis por meia dúzia. Assim como as fechaduras com poucas opções de senhas também não são eficazes em casas ou prédios comerciais com muitas pessoas para cadastrar. Excluindo tais situações e levando em conta as vantagens desse tipo de fechadura, a aquisição é recomendada e mais viável financeiramente a cada dia.


No Promobit você encontra tudo para a sua casa. Confira nossas promoções de móveis e decoração e deixe seu lar ainda mais confortável. Aproveitando o cupom Casas Bahia sua compra fica ainda mais barata.