Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é irrigador oral e como ele pode melhorar a sua higiene bucal?

Junto com a escovação e o fio dental, este acessório pode ser um aliado a mais para a sua saúde bucal. Veja o que é irrigador oral e os benefícios dele.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

4 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quando vamos ao dentista, a recomendação de tratamento dos dentes é quase sempre a mesma: escová-los e logo após usar o fio dental para retirar os resíduos restantes e evitar o sangramento da gengiva. Dificilmente ouvimos falar de um outro aparelho, que também pode ser um aliado nesse momento e ninguém sabe o que é: irrigador oral. 

De maneira nenhuma ele substitui a escovação ou o uso do fio, mas o acessório facilita e muito a limpeza da boca de pessoas que, por exemplo, usem algum tipo de aparelho para correção da arcada dentária. Como funciona por meio de jato de água, ele alcança e limpa áreas que muitas vezes a escova não alcançou. 

Para falar mais sobre esse assunto, preparamos esse texto para explicar detalhadamente o que é irrigador oral, como utilizá-lo e quais benefícios ele pode trazer para a saúde bucal.

O que é irrigador oral? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Toda a aparelhagem do irrigador oral contém, basicamente, um espaço onde é possível guardar água (preferencialmente filtrada, para você usar na boca) e uma base, junto com um fio e um acessório, que é o irrigador oral. É possível ligar e desligar o aparelho, além de controlar a pressão de água que vai entrar na sua boca. 

Se o irrigador for portátil, o reservatório de água vai estar acoplado ao irrigador e será um pouco menor. Para ficar mais fácil de visualizar, além de olhar a foto, é importante saber que a função principal do irrigador oral é remover placas de comida e sujeira dos dentes, por isso a ponta dele tem uma curva, para facilitar o posicionamento do jato em qualquer espaço da boca. 

Como utilizar o irrigador oral? 

Para utilizar o irrigador oral, é necessário primeiramente já ter escovado os dentes e utilizado o fio dental. Note que não é necessário molhar a boca com enxaguante bucal; aliás, esse produto é contraindicado por alguns dentistas, por não ser efetivo como se pensa. Depois, é necessário encher o reservatório de água do irrigador (a água não precisa estar gelada, principalmente se você tiver sensibilidade nos dentes). 

Logo após, você vai precisar posicionar o irrigador em sua boca, próximo ao local que você quer limpar. Ajuste a pressão desejada e ligue o aparelho, pois aí o jato vai ser direcionado para o local a ser limpo. 

Quando você acabar a higienização, é só separar as partes do irrigador e lavá-las para a próxima utilização. Saiba que é necessário trocar o bico do irrigador a cada seis meses. 

Quais são os benefícios que o irrigador oral pode trazer? 

O principal benefício do irrigador oral é alcançar locais da boca e dos dentes que possivelmente a escova e o fio dental não alcancem. Sendo assim, ele é ótimo para quem usa aparelho dental e não consegue tirar melhor proveito do fio. Além disso, ele é capaz de:

  • Remover a placa de comida dos dentes, o que ajuda a evitar placa bacteriana e possíveis cáries; 
  • Ajudar a prevenir o tom amarelado dos dentes; 
  • Estimular a corrente sanguínea na gengiva, o que é capaz de fortalecê-la; 

Para comprar o seu irrigador oral pagando mais barato, fique de olho nas nossas promoções de itens para saúde e higiene. Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para economizar ainda mais!