Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é geladeira Defrost?

Entenda como funciona o sistema de degelo da geladeira cycle defrost e se vale a pena investir no modelo

Avatar do membro Jonathan Robert Viana da Silva

Jonathan Robert Viana da Silva

15 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A geladeira é um dos eletrodomésticos indispensáveis no cotidiano. Afinal, sem o item é praticamente impossível manter os alimentos que precisam de refrigeração, em condições apropriadas para o consumo. Na hora de substituir a geladeira antiga ou mesmo para quem está de mudança e precisa de uma nova, existem diversos modelos com diferentes funcionalidades no mercado e, com tantas opções disponíveis, surgem também algumas dúvidas sobre o funcionamento. Uma delas é o que é geladeira Defrost?

Confira como funciona este sistema de descongelamento e se os modelos que o utilizam valem a pena.

O que é geladeira Defrost?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O “Cycle Defrost” ou simplesmente Defrost, significa “ciclo de descongelamento” em tradução livre. Isso quer dizer que o processo de degelo da sua geladeira defrost deve ser feito com um intervalo de tempo maior, ou seja, em ciclos. Diferentemente de modelos mais antigos, a geladeira defrost não precisa ser descongelada com frequência, porém esse processo precisa acontecer em algum momento para não atrapalhar seu funcionamento.

Como funciona o cycle defrost?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O funcionamento da geladeira defrost não difere muito dos modelos mais comuns que necessitam do degelo manual. A diferença é somente o tempo em que o procedimento precisa ser repetido. A maioria das geladeiras com esse sistema, exigem que o degelo seja feito somente duas vezes ao ano.

A tecnologia utilizada na geladeira defrost retarda a formação de gelo nas paredes internas do eletrodoméstico, especialmente no freezer. Isso é possível graças ao sistema de ventilação otimizado, que faz o ar gelado circular constantemente em seu interior. Proporcionando assim uma refrigeração mais natural e menor acúmulo de gelo.

Qual a importância do degelo?

o que é degelo seco

O degelo pode ser entendido como uma das etapas de limpeza e manutenção da geladeira. Sua função é retirar o excesso de gelo acumulado no interior do eletrodoméstico. Se estiver com camadas de gelo mais densas, o consumo de energia elétrica aumenta, pois será necessário um funcionamento mais intenso para operar normalmente. A longo prazo, isso pode acabar levando a sua geladeira a ter alguns problemas de desempenho.

Tipos de geladeiras

Antes de decidir se a geladeira defrost é uma boa escolha de compra, primeiro é preciso conhecer os outros modelos. Confira os principais tipos de sistemas de degelo usados pelas geladeiras disponíveis no mercado.

Degelo manual

As geladeiras com degelo manual geralmente são as mais antigas. Esse sistema é o que mais acumula gelo, pois é necessário fazer essa limpeza constantemente. Não é muito prático porque precisa interromper o funcionamento, até que todo o gelo da geladeira e do freezer derreta para fazer a limpeza. Além disso, gera bagunça na cozinha com a água toda espalhada e pode prejudicar a conservação de alimentos, como sorvete, por exemplo.

Degelo seco

O degelo seco é um pouco mais prático, já que tudo que precisa fazer é apertar um botão e esperar o gelo derreter. O processo de derretimento é feito de forma automática, escorrendo a água para um reservatório atrás da geladeira, que vai evaporar depois com o calor do compressor. Mas é necessário apertar este botão no intervalo de tempo indicado pelo fabricante para que o degelo ocorra.

Cycle defrost

Como já dissemos antes, esse sistema funciona da mesma forma que o degelo manual, só que com um intervalo de tempo maior. Ele é mais prático por conta da demora para acumular o gelo. Uma das vantagens é o preço em relação a modelos que não acumulam gelo e a economia de energia elétrica, já que seu funcionamento é otimizado para circular melhor o ar frio, possibilitando também que este ciclo seja feito de tempos em tempos.

Frost Free

As geladeiras frost free são as mais populares no mercado atualmente e, consequentemente, as mais caras. O excesso de gelo e a preocupação de descongelamento não são necessários, pois as frost free não acumulam gelo em suas paredes internas. Essa é a tecnologia mais prática e com o melhor resfriamento.

A geladeira Defrost vale a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A resposta para essa pergunta depende muito do uso e do orçamento disponível. Em relação ao degelo manual, o defrost é mais prático, afinal não precisa descongelar a geladeira com tanta frequência e possuem mais espaço no freezer por não acumular gelo no local. Elas também são mais baratas que modelos frost free. Por outro lado, as frost free são muito mais práticas, já que nunca será preciso se preocupar com o degelo. Porém são mais caras, possuem menos espaço no freezer e consomem mais energia elétrica em seu funcionamento.

A geladeira Defrost é uma boa opção de compra para quem não quer gastar tanto na compra do eletrodoméstico e não se importa de fazer o degelo manual poucas vezes ao ano. O resfriamento tem boa qualidade e possui mais variedade de tamanhos. Agora, se a praticidade for o seu principal objetivo, compensa investir um pouco mais em um modelo com degelo seco ou frost free.


Aqui no Promobit você encontra as melhores ofertas de eletrodomésticos da internet. Aproveite também os cupons Compra Certa e cupons Casas Bahia para economizar na compra da sua geladeira nova.