top amazon primeday
Promobit Explica

O que é eSIM? Tecnologia está presente no novo iPhone 14

Recurso promete facilitar a portabilidade entre operadoras e melhorar a segurança. Entenda o funcionamento do novo padrão de chips para celulares

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

23 de set de 2022

0 comentários

Se você já precisou trocar de operadora ou recuperar o SIM card por algum motivo, sabe que é necessário ir até a loja física só para fazer isso. O eSIM é uma tecnologia que pode facilitar este processo e tem aparecido cada vez mais nos aparelhos. O eSIM é um novo padrão de chip de operadora que é fixo dentro do smartphone, soldado à placa mãe e que não pode ser retirado. Por ser uma tecnologia presente no novo iPhone 14, muitos usuários ficaram curiosos sobre o tipo de chip e para descobrir o que é eSIM, quais as vantagens e como afeta na experiência do usuário confira este artigo.

Não se esqueça que a Black Friday está chegando e o Promobit faz uma super cobertura para ajudar você a encontrar as melhores promoções. Já aproveita para adicionar os produtos que está de olho na lista de desejos e não perca nenhuma oportunidade de economizar.

O que é o eSIM?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Evolução do SIM card

O eSIM é um chip de celular que, ao invés de ser móvel, já vem instalado no interior do aparelho. A sigla eSIM significa “Embed Subscriber Indentity Module”, ou seja, o eSIM é um chip de identificação de assinatura, no caso com a operadora de telefonia móvel, já embutido e soldado na placa mãe do aparelho. O eSIM também é conhecido como SIM virtual, afinal não há mais a necessidade de inserir ou remover qualquer tipo de chip para ter acesso às redes de telefonia.

Os chips de operadoras sofreram alterações de tamanho durante os anos até chegarem ao Nano-SIM, modelo mais utilizado atualmente. Mas o eSIM está ganhando mais espaço e a tendência é que o chip físico seja substituído pela tecnologia daqui a algum tempo.

Vantagens do eSIM

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
eSIM funciona da mesma forma que o chip convencional

Uma das principais vantagens é a facilidade na portabilidade entre operadoras. Quando o usuário decidir, basta entrar em contato e solicitar para que seja feita a troca. O fato do eSim estar fixo dentro do aparelho também evita problemas de mau contato entre chip e smartphone, algo comum em chips tradicionais mais antigos.

Outro ponto bastante positivo é a impossibilidade do aparelho ser utilizado por outra pessoa, já que o eSIM não é removível. Em casos de roubo, furto ou perda do smartphone, a localização também pode ser um pouco mais fácil, pois mesmo que o aparelho seja desligado, o acesso à rede continua acontecendo.

Aqui no Brasil é bastante comum as pessoas utilizarem mais de um número de celular em um mesmo aparelho. Essa parcela de usuários não precisam temer a chegada da nova tecnologia, pois o eSIM pode ter mais de um número habilitado no mesmo chip. Tal característica também é um facilitador para o uso de números de fora do país durante uma viagem, sem deixar de ter seu número local habilitado no smartphone ou precisar comprar um chip internacional.

Smartphones com eSIM

Com a chegada do novo iPhone 14, o debate sobre o que é eSIM volta a ficar em evidência, por conta de muitos usuários ficarem na dúvida sobre o funcionamento do aparelho aqui no Brasil. Porém, essa não é uma tecnologia nova e nem exclusiva dos smartphones da Apple. A marca já vem investindo no acréscimo do recurso desde o iPhone XR em 2018 e o iPhone 14 também traz a possibilidade de utilização do chip antigo, assim como nos outros lançamentos.

A Samsung também já tem alguns modelos de smartphones que oferecem suporte ao eSIM. Alguns deles são os aparelhos da linha de dobráveis Galaxy Z e outros mais recentes como o Galaxy S22+ e S22 Ultra. A Motorola possui o Motorola Razr entre seus produtos. O eSIM por enquanto ainda é exceção nos aparelhos mais baratos do mercado. Em todos eles, fica a critério do consumidor a escolha de utilizar o eSIM ou o SIM físico normalmente.

Como aderir ao eSIM

Entre as principais operadoras de celular do Brasil que oferecem suporte ao eSIM estão a Vivo, Claro e TIM. A forma de migrar para o eSIM é semelhante entre a Claro e a TIM, sendo necessário comparecer até uma loja física da operadora e adquirir um QR code que irá desbloquear o uso após configurado. A Vivo permite que a solicitação da troca seja feita em uma unidade física ou de forma online, através do atendimento pelo Whatsapp, que pode ser conferido no site da operadora.


Aproveite para conferir as promoções de smartphones aqui no Promobit. Utilize o cupom Casas Bahia e cupom Americanas para economizar ainda mais em suas compras.