Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é DLSS e como essa tecnologia pode ser revolucionária?

Saiba o que é DLSS e como essa tecnologia é capaz de transformar imagens de baixa resolução em conteúdo 4K e, além disso, garantir um ganho de desempenho.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

1 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O DLSS, ou Deep Learning Super Sampling, é uma inteligência artificial voltada para jogos. Essa tecnologia também é conhecida como reconstrutora de imagens, pois é basicamente isso que ela faz. Ela renderiza uma imagem que está em uma resolução menor, com menos pixels, e completa de forma independente os pixels que faltam para que essa mesma imagem fique com uma resolução superior.

Além de garantir imagens com resolução maior, o DLSS ainda é capaz de fazer com essa otimização tenha um custo bem menor para o processador do que outros métodos. Isso por que a placa de vídeo vai renderizar uma imagem com resolução inferior a 4K, de 1440p, por exemplo, e a IA vai preencher o restante para que ela tenha uma resolução próxima, ou superior, a imagens nativas em 4K.

Assim, o DLSS também garante um aumento na taxa de quadros por segundo (FPS). Com o ganho na qualidade de imagem e o aumento de FPS, o DLSS trouxe resultados que impressionam, seja qual for o jogo, e isso faz com que muitos apontem essa tecnologia como uma das mais interessantes da nova geração.

O que é DLSS?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Basicamente, a ideia do DLSS é reconstruir uma imagem que está em uma resolução inferior a 4K. Como já foi dito, a placa de vídeo vai renderizar os quadros que estão em uma resolução menor e, então, a IA completa os pixels que faltam para que ela fique numa resolução maior. Em termos gerais, o DLSS é capaz de gerar imagens com qualidade superior a um custo de processamento inferior.

Essa tecnologia utiliza uma solução com inteligência artificial, desenvolvida e treinada para reconstruir imagens de forma rápida e inteligente, sem que isso prejudique a qualidade do material.

Como funciona?

As primeiras versões do DLSS não eram capazes de entregar os resultados esperados em todos os jogos, mas como toda inteligência artificial que aprende com o tempo e se torna mais eficiente, a versão 2.0 trouxe resultados mais do que satisfatórios.

Enquanto na versão 1.0 você tinha um ganho na quantidade de quadros por segundos, no entanto, a qualidade das imagens não ficavam tão próximas da renderização nativa em resoluções como o 4K. Isso resultava em imagens embaçadas, que não era o objetivo do recurso. Já a versão 2.0 do DLSS foi capaz de entregar um desempenho superior, com imagens que até mesmo superam as nativas em 4K.

O que é DLSS

O jogo Control, por exemplo, foi um dos primeiros a mostrar do que a nova versão do DLSS era capaz de fazer ao garantir uma taxa estável de quadros por segundo, mesmo com recursos pesados como o Ray Tracing ativado no máximo. Com isso, detalhes do jogo se tornam mais evidentes, como folhas, pedras e outros objetivos, assim como detalhes dos próprios personagens e do restante do ambiente.

Algumas imagens com 1440 pixels, quando reconstruídas podem apresentar uma qualidade superior a de imagens em 4K nativo. Já imagens menores, com 1080 pixels, quando reconstruídas em 4K, podem apresentar algum serrilhado nas bordas dos objetos. No entanto, em ambos os casos há o aumento de quadros por segundo, que torna a jogabilidade muito mais fluída.

Quais os benefícios do DLSS?

Com o DLSS, é possível ter muito mais quadros por segundo. Em algumas situações, a simples ativação do recurso é capaz de melhorar a qualidade de imagem dos jogos. Isso resulta em um ganho de tempo e um custo bem menor de processamento.

Assim, a tecnologia DLSS é uma das mais interessantes da nova geração, uma vez que o ganho em processamento permitirá que novos conteúdos sejam criados. Além disso, placas de vídeo menos parrudas são capazes de atingir resoluções mais altas e com uma taxa maior de FPS.


Agora que você sabe o que é DLSS, aproveite as ofertas de placa de vídeo aqui no Promobit e pague menos em suas compras com um cupom Amazon.