Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é cycle defrost: tecnologia de degelo manual comparada à frost free?

O cycle defrost realmente traz tantas vantagens para o dia a dia quanto o frost free?

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

18 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Há muito tempo, escolher o refrigerador deixou de ser sobre as diferenças entre marcas – apesar delas ainda terem certo peso, como comentamos no artigo: Qual a melhor marca de geladeira? Hoje essa decisão fica muito mais a critério das especificações e tecnologias de cada modelo, traduzidas por nomes que causam mais confusão do que explicação.

Um exemplo dessas tecnologias é o cycle defrost, que muitas vezes aparece anunciado como a tecnologia de degelo tão boa quanto a frost free. Mas o quanto isso é verdade e principalmente, o que é cycle defrost?

O que é cycle defrost?

Em tradução livre, cycle defrost significa ciclo de descongelamento, que consiste na realização do processo de degelo em determinados períodos do ano e não mensalmente, como acontece com outra tecnologias de degelo manual.

O cycle defrost é uma tecnologia que facilita nossas vidas, já que o degelo, que implica em ter que tirar tudo da geladeira, esperar o gelo se transformar em água e se espalhar por toda a cozinha, será realizado apenas duas vezes ao ano. No entanto, diferente do frost free, todo o procedimento ainda precisará ser realizado.

geladeira cycle defrost

Como a tecnologia cycle defrost funciona?

As geladeiras cycle defrost não possuem nenhuma tecnologia realmente inovadora frente aos modelos com degelo manual que conhecemos. Todo esse ciclo de tempo maior se deve a otimização da tecnologia existente, que se torna capaz de retardar ao máximo a formação de gelo nas paredes.

O maior diferencial das geladeiras cycle defrost é o uso de um melhor sistema de ventilação, que faz o ar gelado circular de forma otimizada e constante no interior do eletrodoméstico, proporcionando acúmulo menor de gelo.

Vantagens do cycle defrost?

O principal ponto forte do cycle defrost é o preço, já que as geladeiras com a tecnologia são mais baratas quando comparadas àquelas com as mesmas especificações, mas com tecnologia frost free. Ao pesar que leva certo tempo até ser necessário o descongelamento e que de tempos em tempos precisamos limpar a geladeira de qualquer maneira, essa economia pode fazer sentido.

O outro ponto que pesa de forma positiva para o cycle defrost é a economia de energia. Devido ao mecanismo que usa um jato de ar quente para evitar o aparecimento do gelo, os refrigeradores frost free possuem um maior consumo de energia. Por isso, optar por modelos com degelo manual pode ser interessante para reduzir a conta de luz.

Outra vantagem da geladeira cycle defrost é o tamanho do seu freezes, que é maior do que nos modelos de degelo automático. Esse benefício pode fazer uma boa diferença para quem consome comida congelada (comprada ou preparada em casa) e não tem espaço ou orçamento para investir em uma geladeira grande.

Desvantagens do modelo cycle defrost

Como pontuamos acima, apesar de retardar o processo de descongelamento da geladeira, ele ainda precisará ser realizado. E além do trabalho de desligar o eletrodoméstico, esperar toda o gelo se transformar em água e se espalhar pela casa para poder ligar o refrigerador novamente.

Apesar de ser mais barata, como os modelos com degelo automático têm sido mais populares e presentes no mercado, vai ser mais fácil encontrar uma boa promoção de geladeira frost free e gastar até menos na compra do produto.


Para economizar ainda mais nas suas compras, aproveite cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Carrefour, além de ficar atento às ofertas da Black Friday.