Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é central multimídia: lazer, informação e conforto dentro do seu carro

A central multimídia já foi exclusividade dos carros de luxo, mas atualmente está acessível para maioria dos veículos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

27 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Ter várias funcionalidades de mídia reunidas em um único aparelho na parte interior do carro já foi algo exclusivo dos automóveis de luxo, mas atualmente alguns automóveis não tão caros já são equipados de fábrica com diversos desses recursos. Comprar uma central multimídia para o seu veículo usado sem provocar prejuízo ao orçamento tornou-se possível, inclusive com muitas marcas de eletrônicos que já comercializam suas versões de Kits multimídia automotivos. 

Neste texto iremos explicar quais são as principais funções de uma central multimídia automotiva e quais detalhes devem ser levados em consideração no momento de escolher a central multimídia para o seu possante. 

O que é uma central multimídia?

central-multimidia

Uma central multimídia, ou Kit multimídia automotivo, é uma ferramenta projetada para concentrar diversas funcionalidades de mídia em um único aparelho. Assim os usuários podem encontrar e usar com maior facilidade funções que facilitam a vida tanto do motoristas, como sensor de estacionamento e câmera de ré, quanto recursos de entretenimento para deixar mais agradável o trajeto, a exemplo de reprodutor de DVD, sinal de TV digital e músicas por Bluetooth. 

Embora a maioria destes recursos já sejam encontrados individualmente com facilidade, tê-los concentrados em um único aparelho proporciona uma padronização no funcionamento e maior organização interna do veículo, com menos fios expostos e ocupando menos espaço, além de representar um custo-benefício muito melhor do que a compra de cada um dos itens separadamente. 

Principais funções de uma central multimídia

Sensor de presença e câmera de ré

Ao instalar uma central multimídia, o motorista possui total interação com os recursos e obviamente a central é equipada também com recursos para facilitar o ato de dirigir. O sensor de presença é um dos recursos mais comum de se encontrar instalado de fábrica, mas caso instale uma central multimídia, aliar a função do sensor de presença ao recurso da câmera de ré auxilia ainda mais o motorista em momentos em que o campo de visão não é dos melhores durante a condução do carro, como ao estacionar e ao engatar a marcha ré. 

Conecte seu celular com facilidade

central-multimidia-multilaser

O uso do celular ao volante é infração gravíssima de acordo com o código de trânsito brasileiro, logo, conseguir espelhar o smartphone na tela da central multimídia ou executar funções por comando de voz, além de ser uma alternativa mais segura para quem está dentro e fora do veículo, evita outros problemas, como o pagamento de multas e até uma possível cassação da autorização para dirigir.

Fazer ligações usando os alto falantes do veículo, ouvir suas músicas e playlists favoritas presentes no celular, responder mensagens por comando de voz, usar o GPS instalado no smartphone na tela da central multimídia, saber sobre a previsão do tempo, as possibilidades são muitas. 

GPS 

Embora possa fazer pouco sentido para alguns ter um aparelho dedicado a função de GPS quando todos os smartphones já possuem essa função, ainda existem vantagens em ter essa usabilidade nos carros, como o fato do GPS automotivo funcionar sem a necessidade de conexão com a internet. 

Filmes, séries, shows e TV Digital

Um dos grande problemas para quem está preso no trânsito, principalmente os passageiros, é perder algum programa televisivo por estar dentro do carro. Com a TV Digital instalada em sua central multimídia, o problema de perder o jogo do seu time por estar no carro está resolvido. É possível instalar telas no painel e nas costas dos bancos da frente para os passageiros sentados nos bancos de carona. 

central-multimidia
Tela instalada para passageiros sentados no banco traseiro.

Ainda pensando no conforto dos outros tripulantes, nada como assistir a um bom filme ou show durante um deslocamento longo. Por ser compatível com a mídia DVD assistir a filmes, séries torna a viagem mais curta. Também é possível plugar um pendrive ou usar aplicativos de streaming instalados no celular. 

Central multimídia universal ou específica do modelo do carro?

Os kit multimídia com instalação original de fábrica costuma encarecer bastante o custo dos carros novos e caso você queira boas opções para adquirir após a compra do seu carro zero quilômetro ou está em busca de melhorar o seu veículo atual sem gastar tanto, pode optar por duas opções principais. As centrais multimídias universais ou as centrais multimídia específicas para cada modelo de carro.

Kit multimídia universal

As principais vantagens destes tipos de modelo são a sua versatilidade, pois podem ser instalados em quase todos os veículos e a fabricação que costuma ser feita por empresas conhecidas e de renome, adicionando credibilidade e confiabilidade no momento da compra. Estas centrais multimídias já devem vir com a “moldura” da tela para ser acoplada ao painel do veículo, e com todos os cabos e conectores para que a instalação seja realizada. Porém é importante consultar um profissional para indicar quais Kits são compatíveis com o seu veículo. 

Kit multimídia específico do modelo

As centrais multimídia fabricadas para modelos específicos de automóvel são mais fáceis de instalar pois adaptam-se melhor ao veículo e mantém a identidade visual do painel do automóvel, sem apresentar aspecto de “corpo estranho” ao painel, pois são produtos projetados seguindo as tendências de design do interior do veículo.

O que observar na hora de comprar uma central multimídia

central-multimidia

Seja um produto instalado de fábrica ou adquirido posteriormente, ao comprar uma central multimídia é necessário observar algumas especificações técnicas para saber quais os modelos que apresentam melhor desempenho. 

Hardware

O processador é um desses itens que merecem atenção dos consumidores, pois quanto maior a velocidade de processamento mais a central será capaz de realizar as operações solicitadas de forma fluida, inclusive funções simultâneas, como usar o GPS e reproduzir músicas. A memória RAM também é outro fator de grande importância para o melhor desempenho do sistema. 

Sistema Operacional

O sistema operacional da central multimídia é um quesito fundamental a ser observado antes da compra. A plataforma deve ser intuitiva e fácil de usar, pois de nada adianta uma série de funções que não estejam claras no menu ou difíceis de encontrar. Escolher também fabricantes que atualizem o sistema operacional com frequência aumenta a longevidade de uso. As atualizações precisam ser fáceis de ser feitas e normalmente o procedimento requer apenas baixar alguns arquivos para um pendrive e plugar o pendrive na central para realizar a atualização.  

central-multimidia

Existe também os sistemas Android Auto e Apple Car para quem busca mais do que apenas espelhar o smartphone na tela multimídia, mas de fato acessar funções do sistema como app de mapas e galerias do dispositivo. Com essas plataformas, a usabilidade de recursos do smartphone na central multimídia ficam mais próximas da experiência do próprio aparelho celular, melhorando o uso de recursos e aplicativos como os comandos de voz. 

Tela

A qualidade de imagem é fundamental em uma central multimídia, já que além dos vídeos e filmes que serão assistidos na tela, toda a configuração e uso dos recursos também podem ser feitos através de toques no monitor. Pesquise se a tela sensível ao toque é de boa qualidade para que a resposta aos toques aconteça com rapidez. 

A resolução de imagem é um elemento que faz diferença, já que produtos audiovisuais serão assistidos nesta tela. Inclusive algumas centrais multimídias chegam a ter placas de vídeo dedicadas para melhor reprodução das imagens. 


Muito mais do que apenas central multimídia no Promobit você encontra as melhores promoções em peças e acessórios para automóveis. Da para pagar ainda mais barato usando nossos cupons de promoção e durante a Black Friday as oportunidades serão imperdíveis.