Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é bar na cafeteira e como ela afeta o sabor do café?

Explicamos o que é bar na cafeteira, como isso afeta o sabor do seu café expresso e sugerimos qual a quantidade ideal de bares no produto.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

6 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se tomar uma xícara de café pela manhã faz diferença no seu dia, talvez você esteja procurando uma cafeteira para aprimorar a qualidade da bebida. Pois, uma das especificações que você deve consultar nas características do produto é a quantidade de bares de pressão que ele apresenta. Para te ajudar ainda mais, hoje explicamos o que é bar na cafeteira e como ela afeta o sabor do seu café. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de cafeteira Nespresso e cafeteiras Dolce Gusto da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

O que é bar e por que isso é importante ao comprar uma cafeteira? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bar é uma unidade de medida de pressão. Depois de saber disso, vá guardando as informações a seguir na cabeça:

  • 1 bar equivale a 0,99 atm (atmosfera) física. 

De forma muito simples, isso quer dizer que a pressão exercida pela atmosfera é quase equivalente (só 0,01 menor) à pressão exercida por 1 bar. Mas o que é essa pressão? É como se fosse o peso do ar em relação ao nível do mar. 

Quando você vê nas especificações de uma cafeteira (principalmente as de cápsulas e de cafés expressos) que ela exerce 9 bares de pressão, quer dizer que ela praticamente impulsiona 9 vezes o peso do ar em relação ao nível do mar para que o café seja preparado. Quem exerce essa pressão é a água e, quanto maior o nível de bares, mais o líquido será capaz de extrair as propriedades e características do café. 

Para preparar um café de qualidade, uma cafeteira precisa ter no mínimo 9 bares. Depois disso, 15 é o ideal, já que assim ela se torna mais versátil para vários tipos de bebidas, desde cappuccinos, chocolates e inclusive os cafés expressos. Já se você focar nessa última bebida, indicamos comprar uma cafeteira de 19 bares (como a Nespresso). Esse tipo de produto consegue, além de extrair uma boa bebida, proporcionar aromas mais interessantes também. 

A quantidade de bares é decisiva ao comprar uma cafeteira? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não. Isso porque, além da quantidade de bars, outro fator que influencia o preparo do café é o tamanho da saída de água da máquina (quantos milímetros de diâmetro ela tem), porque isso influencia na quantidade de água pressurizada que sai no café (quanto maior o diâmetro, mais água menos pressurizada). 

Além disso, você também precisa levar em consideração o seu dia a dia para escolher uma cafeteira. Os tipos e sabores de café disponíveis também devem influenciar essa decisão. 


Agora que você já sabe o que é bar na cafeteira, fique de olho nas nossas promoções de cafeteira Nespresso e promoções de cafeteira Dolce Gusto para comprar a sua! Com um cupom Americanas, você vai economizar ainda mais!