Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é a tela LTPS presente no Moto G9 Plus?

As telas LTPS são uma alternativa à tecnologia LCD, mas menor consumo energético a maior densidade de pixels.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Com a chegada do novo Moto G9 Plus ao mercado nacional, uma nova sigla relacionada às tecnologias de telas de smartphones ganhou destaque, já que o aparelho possui uma tela LTPS. Embora não seja uma tecnologia nova, trata-se de uma opção que foge da convencional tela IPS para aparelhos intermediários. Mas o que é a tela LTPS e quais são as suas vantagens? Descubra neste texto como essa tecnologia funciona. 

LTPS é uma variação da tela LCD

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Moto G9 Plus com tela LTPS

Para entender como funcionam as telas LTPS, primeiro precisamos entender o que são as telas LCD. Os Displays com tecnologia LCD funcionam graças a uma fonte de luz localizada atrás do display que emite uma corrente elétrica que reage com os cristais líquidos presentes na tela, ficando opacos e impedido a passagem total da luz de fundo, backlight, localizada atrás das telas LCD. Já as cores estão presentes em outras camadas de tons intermediários presentes no display e que ao também receber fonte de energia reagem emitidos as cores que enxergamos na tela do smartphone. 

Um dos problemas das telas LCD é a demanda excessiva de energia, fator que pode ser ainda pior em dispositivos como smartphones, já que, enquanto o celular está ligado, a luz de fundo da tela também está acesa, mesmo que seja com a exibição de uma imagem totalmente preta ou com a tela escura e sem utilização. Ou seja, se você estiver usando ou não a tela LCD do seu smartphone, ela está consumindo a bateria.

A tecnologia LTPS, assim como IPS, surge como uma variação das telas LCD, usando as mesma base de funcionamento, mas evoluindo em aspectos como qualidade de imagem e consumo energético. A tela LTPS  (Low temperature Polycrystalline Silicon) ou polisilício de baixa temperatura, em uma tradução livre, diferencia-se da tela LCD tradicional por conter polisilício ou silício policristalino em suas camadas ao invés do silício amorfo usando no LCD que só reage em altas temperaturas. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Silício policristalino

Antes que você consulte a tabela periódica ( mas se quiser, manda ver), basta entender que o silício policristalino opera com temperaturas mais baixas e exige menos demanda energética da bateria. Outra vantagem da tela LTPS em relação às telas LCD está na capacidade de comportar uma maior densidade de pixels, resultando em imagens com mais resolução.

Tela LTPS ou tela IPS?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Moto G9 Play manteve a tela IPS

A tela IPS também é uma evolução da tela LCD tradicional que possui como principal diferença a forma como as linhas de cristais líquidos são posicionadas. Enquanto no LCD tradicional a distribuição é em linhas verticais, no IPS as camadas de cristais líquidos são distribuídas na posição horizontal, resultando em um ângulo maior de visão de tela. 

Logo, as telas IPS apresentam as mesmas desvantagens das telas LCD em relação aos displays de tecnologia LTPS. São menos econômicos e possuem imagem com menor densidade de pixels e estão sujeitos a temperaturas mais altas. Porém o ângulo de visão das telas IPS é maior. Enquanto o Moto G9 Plus chegou ao mercado com a tela LTPS, a opção mais simples Moto G9 Play manteve o display IPSe e durante a Black Friday que está chegando é bastante provável que os dois modelos apareçam em promoção.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones. A compra do seu novo aparelho pode ficar ainda mais barata aproveitando o cupom Submarino.