Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é a pasta térmica e para que ela serve?

A pasta térmica é um importante componente para manter a temperatura interna do computador em patamares seguros ao conduzir o calor produzido pelo processador para o cooler que irá dissipa-lo.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

24 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Entre os principais problemas de um computador está o superaquecimento, que pode prejudicar as diferentes partes da sua máquina em níveis irreversíveis. Um dos componentes responsáveis por evitar que o computador superaqueça em sua temperatura é a pasta térmica que é aplicada sobre o processador. 

Ela é um composto químico que nem todos conhecem, mas que é fundamental para a manutenção do seu computador, já que sem a pasta térmica sua máquina queimaria ou na melhor das hipóteses desligaria automaticamente por excesso de calor. Neste texto, iremos explicar para que serve a pasta térmica e quais os cuidados que devemos ter em sua aplicação. 

Para que serve a pasta térmica?

A pasta térmica é um líquido viscoso normalmente branco ou prateado aplicado na superfície do processador, junto ao cooler e que funciona como condutor do calor que será dissipado pelo cooler. As pastas servem para conduzir o calor produzido pelo processador para que ele seja dissipado pelo cooler, auxiliando na manutenção de temperaturas seguras no interior dos computadores. 

Os principais tipos de pasta térmica são de composto químico a base de silicone e são as mais acessíveis. Temos também as pastas térmicas a base de metais como aço, cobre e alumínio em sua composição que possuem maior qualidade e durabilidade e as pastas a base de prata, que são as mais caras e duradouras graças a grande capacidade de condução do calor existente em seu material base. Existe também as pastas térmicas líquidas com uso recomendado apenas para profissionais devido a dificuldade em manusear o produto que pode molhar partes que não devem entrar em contato com a substância.

aplicacao-de-pasta-termica

Um fator muito importante nas pastas é o seu coeficiente de condutibilidade, um número que determina a maior ou menor facilidade de transferência de calor de um material. Em computadores usados para tarefas cotidianas e convencionais, uma pasta com coeficiente 5 dá conta do recado. Já para PC gamers é indicado uma pasta térmica com coeficiente acima de 7 para que a máquina atinja toda a sua potencialidade com segurança. Para descobrir o coeficiente de condutibilidade térmica das pastas térmicas basta conferir o rótulo ou embalagem do produto.

Leia também:Como montar um PC gamer: um guia completo

Quando trocar a pasta térmica e qual a sua durabilidade?

Os computadores já saem de fábrica com o pasta térmica aplicada no processador e apesar de elas desempenharem bem a função de auxílio ao cooler, nem sempre são de boa qualidade e após alguns meses de uso é possível que a substância já esteja ressecada, dura e por consequência sem utilidade. Em computadores com alguns anos de uso e que não passam por manutenções periódicas é possível até que a pasta térmica já tenha se decomposto. 

A substituição da pasta térmica do seu computador depende de fatores como intensidade do uso e material base utilizado na composição. Pastas mais baratas além de possuírem menor capacidade de condução de calor também são menos duradouras. O intervalo de troca para a pasta térmica também depende da intensidade de frequência de uso do computador, já o prazo de validade apresentados pelas fabricantes são médias que podem oscilar para cima ou para baixo. 

  • Pasta térmica a base de silicone: validade de 3 anos
  • Pasta térmica a base de aço, alumínio e cobre: validade de 5 anos
  • Pasta a  térmica a base de prata: validade entre  8 e 10 anos. 

Pastas térmicas de boa qualidade podem passar tranquilamente mais de um ano sem serem substituídas, exceto caso ocorra a abertura do interior do computador e o cooler seja retirado da superfície do processador. Nestes casos, independente do tempo de aplicação da pasta, é recomendada a sua substituição. 

Dicas para a hora de aplicar a pasta térmica

pasta-termica-deepcool-z3
Pasta Térmica Deepcool Z3 Silver
  • Não é necessário aplicar a pasta em toda a superfície do processador, apenas na parte superior central, pois pastas térmicas de melhor qualidade necessitam de poucas gotas para surtir efeito. 
  • Aplicar bastante pasta térmica não significa maior capacidade de condução de calor e ainda pode ser prejudicial aos outros componentes do computador
  • Antes de aplicar uma nova pasta térmica é necessário retirar a pasta térmica anterior que precisa ser raspada com uma espátula e álcool isopropílico que pode ser encontrado em lojas de artigos de informática
  • As pastas térmicas possuem um tempo específico para começar a funcionar, logo é necessário aplicá-la e esperar o período de implementação que varia de acordo com o modelo da sua pasta térmica. 

No Promobit, é possível encontrar pastas térmicas, coolers e tudo mais que você precisa para o seu computador, com os melhores preços. Confira as ofertas disponíveis em produtos de informática. E lembre-se que a Black Friday aproxima-se e pode ser o momento de comprar aquele notebook em promoção.