Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é a câmera macro e como tirar o melhor proveito dela?

Muitos celulares já possuem câmera macro. Entenda como elas funcionam e como usa-las da melhor forma.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

25 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A câmera ultrawide já foi uma novidade entre o conjunto de câmeras dos smartphones, mas agora já está mais do que consolidada. Outro tipo de câmera que começa a aparecer com mais frequência nos novos smartphones é a lente macro que permite fotografar coisas pequenas em seus mínimos detalhes. Saiba mais sobre o que é a câmera macro e como tirar o melhor proveito dela. 

O que é macrofotografia?

A macrofotografia vai além de imagens de uma flor de perto, ou dos detalhes de uma formiga, embora a fotografia de natureza seja bastante comum na macrofotografia. A ideia principal por trás da macrofotografia é relevar imagens que não conseguimos captar a olho nu, como texturas e fibras. Na macrofotografia o pequenos objetos fotografados costumam ser retratados em tamanho real ou próximo disto. 

  • Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
  • Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A mesma lhama em uma foto macro e em outra comum.

A macrofotografia pode ser usada também no espaço urbano e apresentar detalhes que você nem imaginava que existiam em objetos e locais aparentemente banais do dia a dia. Esse tipo de fotografia também é muito utilizado nas ciências naturais por permitir que pesquisadores visualizem detalhes de seres vivos muito pequenos. 

Câmera macro em smartphones

Apesar de ser uma prática antiga na fotografia convencional, a macrofotografia ganhou força nos smartphones a partir de lançamentos recentes como o Motorola One Macro de 2019. As câmeras macros nos smartphones permitem ao usuário chegar bem próximo aos objetos que pretendem fotografar e alguns aparelhos até migram automaticamente para a lente macro quando a câmera está aberta e muito próxima a algum objeto. Conheça agora boas opções de celulares com câmera macro.

Moto G8

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além do Motorola One, o Moto G8 é outro celular da Motorola que possui uma câmera macro de 2 mp. O aparelho possui também uma lente wide de 16 mp e uma ultrawide de 8 mp.  Já a câmera frontal é de 8 mp. 

Galaxy A71

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O intermediário da Samsung chegou com um conjunto de câmeras amplo e entre elas uma lente macro de 5 mp. O modelo possui também tela Amoled e 6,7 polegadas em resolução Full HD. 

Redmi Note 9

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Redmi Note 9 é outro intermediário que possui muitas câmeras, sendo uma delas uma lente para fotografar de perto. A lente macro do celular da Xiaomi é de 5 mp com foco automático entre 2 cm e 10 cm do objeto. O aparelho ainda conta com bateria generosa. 

Como tirar melhor proveito da câmera macro do celular?

Fotografar com a lente macro do celular é bastante simples, até porque o aparelho possui foco automático para facilitar a visibilidade. Mas, para obter melhores resultados vale a pena observar alguns pontos como a luz no local da foto. A condição de luz é um item fundamental em qualquer tipo de foto, mas na fotografia macro é ainda mais por abordar espaços muito reduzidos. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro ponto importante é a sombra que você e o celular podem projetar sobre o objeto fotografado, logo vale prestar atenção antes do clique para que nenhuma sombra apareça na foto. Como é difícil manter tudo que está sendo abordado em foco, escolha bem o que pretende destacar na imagem, pois é bem possível que o fundo da foto fique desfocado. 

Por fim, mas não menos importante, use a criatividade e explore as possibilidades, pois a câmera macro vai registrar detalhes que você só vai conseguir perceber na hora de fazer a foto.


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit. Seu novo celular pode ficar ainda mais barato com o cupom Submarino ou cupom Americanas.