Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Monitor de tela curva para o trabalho vale a pena?

Um monitor de tela curva é um acessório atraente, mas será que ele realmente tem mais vantagens do que desvantagens?

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

6 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Um monitor de tela curva é um computador com as bordas ligeiramente curvadas para dentro. Este tipo de monitor oferece um senso de tridimensionalidade maior, aumentando a imersão.

Por isso, pode ser uma opção muito interessante para gamers e para assistir a séries e filmes. Mas será que é legal ter um monitor de tela curva no trabalho? Vamos descobrir.

Vantagens da tela curva

Um dos principais pontos positivos é o conforto para os olhos, já que a curvatura das telas se alinha melhor com a curvatura natural dos olhos. Com o seu ângulo de tela, a luz se espalha de uma forma que nossos olhos consigam acompanhar tudo sem precisar forçar a vista, o que não ocorre com as telas planas, que causam maior fadiga a quem está usando a tela.

Outro atrativo do monitor curvo é a imersão que ele pode proporcionar, devido à curva na visão periférica. Isso dá uma sensação de 3D para a imagem, fazendo com que ela pareça mais real. Justamente para manter essa sensação de imersão, a maioria dos monitores de tela curva possuem altas dimensões, com no mínimo 27”. Mas essa vantagem pode facilmente significar seu fim.

Desvantagens da tela curva

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A maioria dos monitores de tela curva têm entradas embaixo do monitor. Considerando o peso e tamanho dessas telas, isso não os torna muito práticos. O ideal, portanto, é instalar todos os cabos e periféricos que você precisa na hora que estiver montando o desktop.

Outro ponto negativo é o excesso de reflexos que estes monitores podem projetar, devido à curvatura da tela. Por isso, o ideal é manter o computador longe da maior fonte de luzes possível, uma tarefa quase impossível se você estiver trabalhando em um grande escritório.

Tela curva no trabalho

Apesar das desvantagens, uma tela grande e curvada pode te ajudar a visualizar muitos documentos ou uma planilha gigantesca de uma vez, sem esforçar demais seu olhos. Assim, você pode ver tudo em que está trabalhando ao mesmo tempo.

Também pode ser interessante para designers gráficos, fotógrafos, editores de vídeo ou outros profissionais criativos. Eles podem abrir muitas ilustrações, fotografias ou imagens de referência lado a lado e vê-las de modo mais natural, sem as distorções de uma tela plana.

Vale a pena?

A resposta mais direta é que um monitor curvo não é pra todo mundo. É ideal para quem trabalha com design gráfico, edição de vídeo ou com muitos documentos ao mesmo tempo, mas pode não ser tão eficiente para quem prefere fazer uma tarefa por vez ou que divide o ambiente de trabalho com pessoas que preferem um ambiente bem iluminado.


Se você está procurando um monitor curvo, nossas ofertas de monitor são uma ótima opção para encontrar um ótimo modelo por um bom preço. E para aproveitar, que tal dar uma conferida em nossas promoções de jogos?