Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Vantagem ou gambiarra: vale a pena usar a TV como monitor?

O uso da TV como monitor pode ser vantajoso, mas não em todas as situações.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

4 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O monitor costuma ser uma parte renegada dos computadores, com sua compra sendo relacionada mais ao valor do aparelho do que pela qualidade que pode oferecer. Muitos optam por usar uma TV como monitor, já que mesmo uma TV nova costuma ser mais barata que muito monitor. Mas será que vale a pena usar a televisão como monitor para seu computador? Neste artigo abordaremos as vantagens e desvantagens desse tipo de uso. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

Compre agora Smart TV LG

Amazon     Casas Bahia

Usar a TV como monitor é uma alternativa mais barata

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
TV LG UM7500 com resolução 4K 3840 x 2160

Em comparação com um monitor, principalmente os mais sofisticados, uma TV nova não parece tão cara, afinal já é possível encontrar uma TV nova com tela IPS (tipo de tela mais indicada para esse tipo de uso) por um preço mais acessível. Além do preço, a relação pixel por polegada é também mais vantajosa em uma TV. Uma TV 4K de 40 polegadas pode ser encontrada facilmente por menos de 2 mil reais. 

Outra vantagem da televisão é a facilidade de instalação. São mais conexões, entradas USB e HDMI e o sistema operacional presente nas smart TVs que faz com que você tenha quase uma central multimídia. Bom para ver filmes e séries, a TV ainda conta com sistema de áudio próprio. Ou seja, usando uma TV como monitor você possui um aparelho dois em um em seu computador. 

[carrossel_teste]

Tem coisas que só o monitor é capaz de proporcionar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora o monitor seja uma alternativa mais cara, ele é desenvolvido para funcionar como um display de computador. Isso significa ter uma tela mais adequada para ficar próxima ao rosto do usuário. A tela dos monitores possuem densidade de pixel maior e isso representa uma imagem mais nítida ao visualizar de perto. Não por acaso as TVs possuem opções maiores que os monitores, pois elas oferecem melhor qualidade de imagem quando vistas a uma distância maior. 

Os monitores, por serem projetados especificamente para esse tipo de uso, também entregam usabilidade melhor em um leque maior de funções. Os monitores possuem conexões diferentes que resultam em menor tempo de resposta em tela, seja para a fluidez do cursor do mouse entre os ícones da área de trabalho e principalmente em jogos. 

Compre agora Monitor Samsung

Amazon     Casas Bahia

Para games em que é possível jogar à distância com o uso de controle a experiência é satisfatória, mas principalmente os jogos FPS direcionados pelo mouse, o atraso entre o click e a realização do comando em tela é bem maior usando uma TV como monitor. Mesmo nas TV com modo jogo ou de input-lag baixo. 

Outra atividade em que a TV não é capaz de substituir um monitor é para edição de imagens. Mesmo as TVs com tela IPS, indicadas para essa função por terem ângulo de visão maior, não oferecem a mesma fidelidade de cor dos monitores com tela IPS. 

Vale a pena usar a TV como monitor?

ultrawide monitor para games

Por ser mais barata a TV pode ser uma boa alternativa temporária como monitor, principalmente o uso de uma TV que você já possua. Por ser um “improviso”, fica difícil recomendar o investimento em uma TV nova para ser usada como monitor. A TV não foi projetada para ficar próximo ao rosto e isso pode inclusive causar cansaço ao olhos.

Bons monitores não são baratos e a troca depende muito da qualidade da TV e do monitor em questão, mas em média a TV pode até ser uma boa opção como segundo monitor para aperfeiçoar o uso ou até um upgrade para monitores muito simples. Porém para jogos e usos de profissionais que fazem edição de fotos e vídeos, designers e outras tarefas que exigem fidelidade de cor, contraste e brilho o monitor é a escolha mais indicada. 


As melhores promoções de TV estão no Promobit. Sua nova TV 4K pode ficar ainda mais barata aproveitando o cupom Ponto Frio ou cupom Submarino.