Promobit
Artigos

Modelos de torneira: encontre o que melhor combina com a sua cozinha

Mostramos diferentes modelos de torneira de cozinha e explicamos como escolher o ideal de acordo com a decoração e disposição dos itens onde você faz comida.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

22 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quem está pensando em reformar a cozinha ou está prestes a se mudar para morar sozinho, com os pais, com amigos ou com um par, deve pensar em qual torneira utilizar no cômodo. Isso porque elas têm tipos diferentes para usos diferentes, além de um design mais bonito que o outro. Para você encontrar o ideal para sua cozinha, mostramos diversos modelos de torneira e como escolher o que mais tem a ver com as suas necessidades.  

Como escolher a torneira ideal para sua cozinha?

Antes de conhecer os tipos diferentes e os modelos de torneira é necessário saber algumas regras de instalação dela, até para você conseguir escolher uma que tenha o tamanho certo em relação à sua pia. Por isso, fique atento: 

  • A distância entre a saída de água da torneira e o ralo da pia deve ser confortável o suficiente para que você consiga manipular os alimentos (para lavá-los antes de comer) e também os utensílios maiores que vai ensaboar e enxaguar na hora de lavar a louça (como formas, refratários de lasanha e outros) sem que se molhe ou espalhe água pela cozinha. O ideal é que essa distância seja de pelo menos 30 centímetros; 
  • A saída de água da torneira, independentemente do modelo, deve ser direcionada para o ralo. 

Quais são os tipos de torneira para cozinha?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Você pode escolher entre três tipos de torneira para cozinha: 

  • Torneiras monocomando: em uma torneira monocomando, você tem a opção de escolher água quente e fria, mas com apenas uma saída de água. Para regular a temperatura da água, basta girar a torneira para a esquerda ou para a direita (geralmente, a abertura desse tipo de torneira se dá quando você puxa a alavanca para cima); 
  • Torneira misturador: com um misturador você também consegue escolher entre água quente e fria, mas são duas saídas diferentes para isso (uma só com água quente, outra só com água fria). Para regular a temperatura, você vai ter que deixar as duas torneiras abertas ao mesmo tempo (apesar disso, a torneira continua tendo apenas uma saída; a água vai se misturar no cano antes de chegar até você); 
  • Torneira comum: é a torneira comum, com apenas uma saída de água e que a princípio só fornece água fria. Mas, se você quiser ter água quente nesta torneira, terá que implantar um aquecedor elétrico externo, que funcionará como um chuveiro (é necessário inclusive fazer a troca da resistência se ela queimar). Para saber mais sobre isso, confira nosso artigo sobre torneira com água quente

Ainda, dentre todos esses tipos de torneira, você pode escolher se elas ficarão fixas na pia ou na parede (o fato de ela ficar na parede pode garantir que ela fique distante do ralo da pia como deve). 

Modelos de torneira: diferentes designs para você escolher

Depois de descobrir as regras de instalação básicas das torneiras e os tipos diferentes que elas podem ser, está na hora de escolher o modelo ideal do produto para a sua cozinha. Abaixo, selecionamos alguns. 

Torneira gourmet

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bastante presente em cozinhas modernas e recém projetadas, as torneiras gourmet exigem espaço e são imponentes, ideais para quem gosta de cozinhar. Os modelos de torneira gourmet tem entre 50cm e 70cm (por isso é importante verificar se não vai haver nenhum armário logo acima da pia) e podem ser instaladas tanto na pia como na ilha central de uma cozinha americana. 

Elas têm preço mais elevado em relação a outros modelos de torneira porque são bastante flexíveis e têm mais de uma saída de água (uma torneira monocomando com misturador e outra apenas para função spray). Algumas torneiras gourmet também podem vir com filtro de água e garantirem um giro de 360°. 

Torneira com arejador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A torneira com arejador é a ideal para quem pretende economizar água ao lavar a louça ou alimentos para o preparo de uma refeição. Os arejadores não afetam o design da torneira podem vir direto com ela ou serem rosqueados em uma torneira comum. Algumas marcas de arejadores prometem até 80% de economia, já que servem para injetar bolhas de ar na água, o que reduz os respingos e o fluxo sem parecer que o volume de água diminuiu. 

Torneira com saída dupla

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse tipo de torneira é mais comum em lavanderias, quando é necessário uma saída de água para a máquina de lavar e outra para o tanquinho, por exemplo, mas também pode ser encontrado em cozinhas. Ele é útil para quem costuma cozinhar com mais de uma pessoa ou então precisa de uma vazão de água muito grande rapidamente. 

Devo escolher uma torneira de metal ou plástico ABS?

O material da torneira não está exatamente associado ao design dela, mas é um o componente importante para que você escolha um modelo de torneira durável. As torneiras de metal geralmente são feitas de latão, liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável e acabamento externo cromado. Já as torneiras de plástico ABS (também chamado de plástico de engenharia) são brancas, mas podem ser pintadas de cores metalizadas. São mais baratas do que as torneiras de metal, mas também são menos resistentes.


Agora que você já conhece os mais diversos modelos de torneira, não se esqueça de aproveitar nossas promoções de casa e construção. Se você utilizar um cupom Americanas, a compra pode ficar mais barata ainda. Se quiser receber cupons em primeira mão, acompanhe nosso canal no Telegram