Campanha Amazon APP Day
Promobit
Comparativos

Mini LED ou OLED: qual a diferença entre as tecnologias presentes nas TVs premium?

Mini LED ou OLED: As duas tecnologias de painéis de TV premium disputam a escolha do consumidor que busca TVs de alta qualidade.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Entre as novas TVs anunciadas pelas Samsung para 2021, uma tecnologia em específico chamou a atenção pelo nome diferente e promessa de melhoria de imagem significativas, as Neo QLEDs, que na verdade são TVs com tela de micro Led. Para saber se a nova tecnologia é capaz de superar as melhores TVs da principal concorrente, LG, analisamos o que muda entre Neo QLED ou OLED e as vantagens de cada uma das tecnologias de tela. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

Mini LED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
TV Neo QLED da Samsung. Imagem ilustrativa.

A tecnologia Mini LED presente em TVs como as novas Neo QLEDs é na verdade uma evolução muito grande das já antigas TVs de LEDs. Basicamente as TVs LED funcionam através de uma luz de fundo composta por LEDs que iluminam os pixels da tela. 

Como o nome já diz, a TV de Mini LED possui painel por trás da tela com LEDs muito menores que o tamanho convencionais da TVs de LED, cerca de 5 vezes menores. No caso das Neo QLEDs, os LEDs possuem tamanho aproximado de um grão de areia. Além de LEDs menores, as Neo QLEDs também apresentam um controle mais preciso da luz de fundo.

OLED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tecnologia OLED está mais consolidada no mercado e no Brasil é o grande diferencial das TVs premium da LG. A tela OLED dispensa o uso de um  backlight ou a luz de fundo composta por LEDs, pois os pixels da tela, diodos orgânicos emissores de luz, se iluminam automaticamente, sendo que cada um pode ser ligado e desligado individualmente. 

Mini LED ou OLED: vantagens e desvantagens

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As TVs Mini Led podem ser as que mais se aproximem das telas OLED, que em termos de qualidade de imagem é o que há de melhor atualmente. Devido ao tamanho reduzido dos mini leds, o backlight das telas mini leds são capazes de controlar zonas menores de luz, resultando em maior controle de iluminação em cada micro LED. Se tal mudança ainda não resulta no mesmo resultado do OLED com pixels com controle individual, ao menos a distância ficou menor. 

Se a qualidade de contraste não chega ao nível das telas OLED, a capacidade de brilho que já é superior nas telas QLED está ainda maior com as Neo QLEDs já o fato de possuir uma luz atrás da tela já aumenta a capacidade de brilho e com o Neo QLED a iluminação está ainda mais aperfeiçoada. 

Embora seja algo que fica mais raro a cada nova geração de TVs, as TVs OLEDs ainda estão sujeitas ao efeito burn-in, algo que é muito mais difícil de acontecer com as TVs QLEDs e Neo QLEDs. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Diferença entre os tons escuros nas telas OLED

Mesmo com esses poréns, as TVs OLED não são consideradas as com melhor qualidade de imagem por acaso, principalmente em cenas que demandam contraste mais apurado, como aquelas com muita luz e sombra. Também por serem acionados individualmente, cada pixel emite a cor que necessita, resultando também em cores mais apuradas, sem que ocorra o cruzamento de luzes ou até o vazamento de luz que é mais comum nas telas de LED.


 As melhores opções das principais marca você encontra entre as promoções de TV do Promobit. Para economizar ainda mais, aproveite algum cupom de desconto.