Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Meu smartphone novo não vem com carregador, e agora?

Conheça as opções de carregamento caso o seu smartphone não possua carregador incluso na caixa.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

27 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Um dos assuntos mais comentados em relação a tecnologia foi a ausência do carregador na caixa dos iPhones 12 e assim como a Apple foi a primeira a retirar a entrada para fones de seus aparelhos e posteriormente muitos modelos Android também retiraram a entrada P2, não seria surpresa caso alguns smartphones de outras marcas também deixem de ter o carregador incluso na caixa. Ficou na dúvida como carregar seu smartphone novo caso ele não tenha carregador? Apresentamos algumas alternativas.

No caso dos aparelhos Android a coisa é mais simples

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não custa lembrar que até o momento da publicação deste texto, não existe nenhuma confirmação oficial por parte dos fabricantes que algum aparelho com android não terá carregador incluso na caixa, embora documentos de homologação da nova linha Galaxy S21 junto a Anatel indiquem que os aparelhos não terão carregador na caixa. Logo, caso a mudança seja apenas a ausência do carregador, mas o mesmo padrão de cabo incluso seja mantido, uma ponta USB e outra USB-C, seus carregadores de modelos anteriores continuarão a funcionar. 

Vale lembrar que caso você já possua um carregador sem fio, ele também vai continuar funcionando em seu novo smartphone se ele for compatível com carregamento por aproximação. 

Opções para a ausência do carregador no iPhone 12

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Carregador do iPhone 12 com entrada USB-C

A mesma lógica explicada para uma possível ausência do carregador no android poderia ser usada para o iPhone 12, porém a Apple também alterou o cabo incluso no aparelho que agora possui extremidade que vai no carregador no formato USB-C, menor que o USB-A, comum na maioria dos carregadores de outras marcas e até bem pouco tempo presente também nos carregadores de iPhones anteriores. 

A opção mais fácil, mas não necessariamente a mais acessível é o carregador oficial do iPhone 12 com 20w de potência e disponível na loja Apple por R$199. Outra opção dentro da loja Apple para o iPhone 12 é o Magsafe, carregador magnético proprietário da empresa, com 15w e que dispensa o uso do fio. O Magsafe é menos acessível e possui preço atual de R$499. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Também existem opções de outras fabricantes que além de mais acessíveis podem ser usadas também nos aparelhos Android. Carregadores de tomadas de marcas de renome como Anker, Philips, entre outros com entradas USB-A e USB-C e até com mais watts que o carregador proprietário da Apple, embora não faça diferença prática na hora de carregar, pois o iPhone carrega com carga máxima de 20w. O mesmo vale para carregadores sem fio de outras marcas que também funcionam em qualquer smartphone compatível com carregamento por aproximação.

Dicas adicionais

Seja o seu aparelho Android ou IOS, não vale a pena comprar carregadores muito baratos ou de marcas de procedência duvidosa, afinal o risco de prejudicar o aparelho pode gerar um prejuízo ainda maior. Não é recomendado também o uso de adaptadores. 

Embora seja mais difícil de encontrar, existem carregadores de outras fabricantes de smartphone como Motorola e Samsung com entrada USB-C e neste caso não há problema em usá-los em seus iPhones. 

Por fim, não adianta comprar o carregador da Apple ou usar um carregador compatível de qualidade com um cabo que não seja original. Evite gambiarras e também futuras dores de cabeça. 


As melhores opções de acessórios para smartphone também estão aqui no Promobit e com o cupom Amazon ou cupom Americanas suas compras podem ficar ainda mais baratas.