Campanha Choice
Guias de Compra

Mesa Digitalizadora para Iniciantes: dicas e sugestões

Procurando uma mesa digitalizadora para iniciantes? Trouxemos dicas e algumas sugestões de modelos para quem deseja uma opção.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

21 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Aqueles que fazem ilustração digital ou querem um dispositivo para fazer anotações podem encontrar na mesa digitalizadora uma ferramenta bastante útil. Mas o que é preciso saber quando se trata de uma mesa digitalizadora para iniciantes? Trouxemos dicas para quem deseja saber mais e também sugestões de modelos que podem atender as diferentes necessidades de cada um.

O que é preciso saber antes de adquirir a sua mesa digitalizadora para iniciantes ou não?

Tamanho do aparelho

Esta é uma característica essencial a ser analisada antes de comprar um produto, pois as mesas maiores são ótimas para quem faz ilustrações, enquanto que as menores funcionam bem para anotações e essa diferença de tamanho afeta também o preço final do produto. 

Tenha em mente também o local onde pretende utilizá-la e que há mesas digitalizadoras que possuem uma área ativa onde vai escrever ou desenhar e outras partes que vão ter botões e outras características, logo, esses dois pontos sendo considerados, é mais fácil optar pela melhor diante das opções.

Taxa de Atualização

Mais uma característica a se considerar é a taxa de atualização, isso corresponde ao tempo de resposta entre o aparelho e o computador, celular ou outros que estiver utilizando. Pode parecer não fazer muita diferença, porém, assim como num computador, você vai ter mais fluidez na sua atividade o quão maior for a resposta da taxa de atualização e menor a latência.

Inclusive, já explicamos um pouco mais sobre a taxa de atualização em outro texto, vale conferir se está com curiosidade para saber mais sobre ela.

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Existem mesas digitalizadoras que possuem uma tela, além da área ativa, de modo a permitir a visualização do que está sendo feito. Em certos casos, como no processo de criação de uma animação, essa tela na mesa poderá ser bem útil para ir acompanhando o que está fazendo, mas acaba também encarecendo o preço final do produto.

Resolução

As mesas digitalizadoras possuem uma resolução que é medida por linha por polegada (LPI) e quanto maior, melhor será a precisão da mesa.

Caneta

Um dispositivo importante, além da própria mesa, é a caneta usada na mesa, não só devido a compatibilidade de outras canetas com o aparelho, o que permite uma troca mais rápida de caneta, como também ao tipo de ponta, a forma que ela é carregada e aos botões que ela possui.

Vale destacar também a sensibilidade da caneta e muitos modelos permitem fazer um ajuste nessa sensibilidade, proporcionando uma melhor experiência para si e mais próxima a uma caneta normal.

Nível de Pressão

Há mesas digitalizadoras que só a pressão em sua estrutura com a caneta já muda o traço do desenho, logo procure saber se o produto que está interessado conta com essa funcionalidade ou não. Pois pode facilitar o trabalho de ilustradores, por exemplo.

Modelos de Mesa Digitalizadora para Iniciantes para conhecer:

Wacom One CTL472: Mesa Digitalizadora compacta

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro modelo de mesa digitalizadora para iniciantes é a Wacom One CTL472 que possui 21 cm de comprimento, 14,6 cm de altura e 0,87 cm de largura e uma área ativa de 15,2 cm por 9,5 cm.

Quanto às tecnologias e a caneta, destacamos a resolução de 2540 LPI, o nível de pressão da caneta de 2048 e a caneta digital ser sensível à pressão, além de ser sem fio e não funcionar a pilhas. Já sobre as conexões, a mesa tem acesso à wi-fi e uma entrada USB-A.

Huion Inspiroy H430p: Mesa Digitalizadora Barata

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na segunda opção entre as melhores mesas digitalizadoras para iniciantes temos a Huion Inspiroy H430p com 18,66 cm de comprimento, 13,92 cm de altura e 0,63 cm de largura e um espaço de trabalho de 12,19 cm por 7,62 cm.

Ainda sobre a mesa digitalizadora da Huion, ela possui uma entrada Micro USB, 4 teclas personalizadas e é compatível com Windows 7 ou superior, mac OS 10.11 ou superior, Android 6.0 e posteriores e Linux.

A caneta digital utilizada na mesa é a PW201 cuja resolução é de 5080 LPI, conta com uma sensibilidade à pressão de 4096 níveis, taxa de atualização de 233 PPS e não necessita de bateria.

Xp-Pen Deco Fun S: Mesa Digitalizadora com Custo-benefício

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em terceiro lugar nesta lista de sugestões de mesas digitalizadoras trazemos a Xp-Pen Deco Fun S que possui um tamanho médio com os seus 21,05 cm por 15,98 com 1,29 de largura enquanto que a área ativa é 6,3” por 4”.

Indo além dessas características, o dispositivo possui entrada USB-C, uma taxa de atualização máxima de 220 RPS, uma resolução de 5080 LPI, compatibilidade com Windows, Mac OS, Android, Chrome OS e Linux e ainda um nível de pressão de 8192.

Huion HS611: Mesa Digitalizadora Grande

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Encerrando a lista temos mais um modelo da Huion, o HS611, ele que possui uma estrutura com 33,34 cm de comprimento por 21,84 cm de altura e 0,73 cm de largura. Somando-se a isso, ainda conta com uma área de trabalho de 25,84 cm por 16,15 cm de altura e uma entrada USB-C.

Agora com relação à caneta, ela é o modelo PW500 com resolução de 5080 LPI, sensibilidade à pressão de 8192 níveis, suporte de inclinação de mais ou menos 60º e uma taxa de atualização de 266 PPS.

Não podemos esquecer também das 10 teclas de pressão e 8 teclas multimídia, além da compatibilidade da mesa digitalizadora com Windows 7, Mac OS 10.12, Android 6.0, dessas versões para cima, e Linux.


Aproveite para conferir as ofertas de mesas digitalizadoras em informática. Compre com desconto usando um cupom da Magazine Luiza ou o cupom da Amazon.