Mesa Digitalizadora para Iniciantes: dicas e sugestões
Procurando uma mesa digitalizadora para iniciantes? Trouxemos dicas e algumas sugestões de modelos para quem deseja uma opção.
Conteúdo da página
Aqueles que fazem ilustração digital ou querem um dispositivo para fazer anotações podem encontrar na mesa digitalizadora uma ferramenta bastante útil. Mas o que é preciso saber quando se trata de uma mesa digitalizadora para iniciantes? Trouxemos dicas para quem deseja saber mais e também sugestões de modelos que podem atender as diferentes necessidades de cada um.
O que é preciso saber antes de adquirir a sua mesa digitalizadora para iniciantes ou não?
Tamanho do aparelho
Esta é uma característica essencial a ser analisada antes de comprar um produto, pois as mesas maiores são ótimas para quem faz ilustrações, enquanto que as menores funcionam bem para anotações e essa diferença de tamanho afeta também o preço final do produto.
Tenha em mente também o local onde pretende utilizá-la e que há mesas digitalizadoras que possuem uma área ativa onde vai escrever ou desenhar e outras partes que vão ter botões e outras características, logo, esses dois pontos sendo considerados, é mais fácil optar pela melhor diante das opções.
Taxa de Atualização
Mais uma característica a se considerar é a taxa de atualização, isso corresponde ao tempo de resposta entre o aparelho e o computador, celular ou outros que estiver utilizando. Pode parecer não fazer muita diferença, porém, assim como num computador, você vai ter mais fluidez na sua atividade o quão maior for a resposta da taxa de atualização e menor a latência.
Inclusive, já explicamos um pouco mais sobre a taxa de atualização em outro texto, vale conferir se está com curiosidade para saber mais sobre ela.
Tela
Existem mesas digitalizadoras que possuem uma tela, além da área ativa, de modo a permitir a visualização do que está sendo feito. Em certos casos, como no processo de criação de uma animação, essa tela na mesa poderá ser bem útil para ir acompanhando o que está fazendo, mas acaba também encarecendo o preço final do produto.
Resolução
As mesas digitalizadoras possuem uma resolução que é medida por linha por polegada (LPI) e quanto maior, melhor será a precisão da mesa.
Caneta
Um dispositivo importante, além da própria mesa, é a caneta usada na mesa, não só devido a compatibilidade de outras canetas com o aparelho, o que permite uma troca mais rápida de caneta, como também ao tipo de ponta, a forma que ela é carregada e aos botões que ela possui.
Vale destacar também a sensibilidade da caneta e muitos modelos permitem fazer um ajuste nessa sensibilidade, proporcionando uma melhor experiência para si e mais próxima a uma caneta normal.
Nível de Pressão
Há mesas digitalizadoras que só a pressão em sua estrutura com a caneta já muda o traço do desenho, logo procure saber se o produto que está interessado conta com essa funcionalidade ou não. Pois pode facilitar o trabalho de ilustradores, por exemplo.
Modelos de Mesa Digitalizadora para Iniciantes para conhecer:
Wacom One CTL472: Mesa Digitalizadora compacta
O primeiro modelo de mesa digitalizadora para iniciantes é a Wacom One CTL472 que possui 21 cm de comprimento, 14,6 cm de altura e 0,87 cm de largura e uma área ativa de 15,2 cm por 9,5 cm.
Quanto às tecnologias e a caneta, destacamos a resolução de 2540 LPI, o nível de pressão da caneta de 2048 e a caneta digital ser sensível à pressão, além de ser sem fio e não funcionar a pilhas. Já sobre as conexões, a mesa tem acesso à wi-fi e uma entrada USB-A.
Huion Inspiroy H430p: Mesa Digitalizadora Barata
Na segunda opção entre as melhores mesas digitalizadoras para iniciantes temos a Huion Inspiroy H430p com 18,66 cm de comprimento, 13,92 cm de altura e 0,63 cm de largura e um espaço de trabalho de 12,19 cm por 7,62 cm.
Ainda sobre a mesa digitalizadora da Huion, ela possui uma entrada Micro USB, 4 teclas personalizadas e é compatível com Windows 7 ou superior, mac OS 10.11 ou superior, Android 6.0 e posteriores e Linux.
A caneta digital utilizada na mesa é a PW201 cuja resolução é de 5080 LPI, conta com uma sensibilidade à pressão de 4096 níveis, taxa de atualização de 233 PPS e não necessita de bateria.
Xp-Pen Deco Fun S: Mesa Digitalizadora com Custo-benefício
Em terceiro lugar nesta lista de sugestões de mesas digitalizadoras trazemos a Xp-Pen Deco Fun S que possui um tamanho médio com os seus 21,05 cm por 15,98 com 1,29 de largura enquanto que a área ativa é 6,3” por 4”.
Indo além dessas características, o dispositivo possui entrada USB-C, uma taxa de atualização máxima de 220 RPS, uma resolução de 5080 LPI, compatibilidade com Windows, Mac OS, Android, Chrome OS e Linux e ainda um nível de pressão de 8192.
Huion HS611: Mesa Digitalizadora Grande
Encerrando a lista temos mais um modelo da Huion, o HS611, ele que possui uma estrutura com 33,34 cm de comprimento por 21,84 cm de altura e 0,73 cm de largura. Somando-se a isso, ainda conta com uma área de trabalho de 25,84 cm por 16,15 cm de altura e uma entrada USB-C.
Agora com relação à caneta, ela é o modelo PW500 com resolução de 5080 LPI, sensibilidade à pressão de 8192 níveis, suporte de inclinação de mais ou menos 60º e uma taxa de atualização de 266 PPS.
Não podemos esquecer também das 10 teclas de pressão e 8 teclas multimídia, além da compatibilidade da mesa digitalizadora com Windows 7, Mac OS 10.12, Android 6.0, dessas versões para cima, e Linux.
Aproveite para conferir as ofertas de mesas digitalizadoras em informática. Compre com desconto usando um cupom da Magazine Luiza ou o cupom da Amazon.