Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

Melhor forma de gastar dinheiro no exterior: cartão, espécie ou transferência?

Comparamos quatro formas de gastar dinheiro no exterior para você descobrir qual é a melhor de acordo com o quanto você pode despender com câmbio.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

7 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Planejar uma viagem para o exterior exige seguir muitos passos, como escolher o local, a hospedagem, comprar as passagens, definir a mala e as roupas para levar e também comprar dinheiro local e saber de que forma levá-lo para outro país. Para te auxiliar nesse último quesito, comparamos quatro formas de gastar dinheiro no exterior (cartões, espécie e transferência bancária) e esclarecemos qual é a melhor entre elas. 

Dinheiro vivo: arriscado, mas com taxa mais baixa de IOF

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Adquirir moeda em espécie é a forma mais barata de fazer o câmbio entre o real e o dólar, por exemplo, ou outra moeda estrangeira, porque o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado nesses casos é apenas 1,1% do total. O IOF é um imposto cobrado em diversas operações financeiras no Brasil e no exterior e é dito como uma forma de o Governo Federal controlar e medir as operações de crédito no país. 

Porém, você não deve adquirir todo o dinheiro necessário para a sua viagem em espécie, porque essa medida não é muito segura: por algum motivo você pode perder o dinheiro, ser roubado ou algum imprevisto acontecer com a grana e você ficar sem parte ou o total dela. 

Além disso, recomenda-se que você divida a quantia que tiver em espécie e coloque em lugares diferentes, como a doleira que fica junto ao corpo, a sua carteira e o cofre da hospedagem. 

Cartão de crédito: cotação do dia do fechamento da fatura + IOF

cartão de crédito

A vantagem do cartão de crédito é que é possível bloqueá-lo em caso de perda, roubo ou furto e ninguém conseguirá mexer nele. Porém, o IOF sobre operações com esse tipo de cartão é mais alto: 6,38%. Além disso, a cotação utilizada é a do dia do fechamento da fatura (e não a do dia que você realizar a compra), então há o risco de você pagar pelo valor da moeda mais alto do que o esperado. Logo, o cartão de crédito pode ser uma opção em caso de emergência, mas não para ser usado todos os dias durante a viagem. 

Cartão pré-pago: cotação fixa + IOF

Esta é a opção mais popular para viagens ao exterior, no sentido de que é simples de fazer e de gerir antes e depois de partir para outro país. Este tipo de cartão é recarregável, ou seja, você paga uma taxa para adquiri-lo e depois o recarrega com a moeda do país para onde vai, garantindo a cotação do dia em que ele for carregado. Porém, mesmo assim o IOF cobrado é de 6,38%. 

Uma das vantagens deste cartão é que, se na volta da viagem sobrar dinheiro nele, você poderá pedir o ressarcimento. Além disso, se não quiser, pode deixar o saldo lá e utilizar o cartão numa próxima viagem. 

Transferência: só para quem tem conta no exterior

Uma última opção, mas só para quem tem conta no exterior, é transferir o dinheiro direto para lá daqui do Brasil. É possível fazer isso com o envio de remessas por meio de plataformas online de envio e recebimento de dinheiro do exterior, como a Remessa Online ou a Transfer Wise. Cada empresa tem taxa de comissão e IOF próprios, de acordo com o caráter da transação (geralmente as taxas são mais baixas do que as de cartões de crédito e pré-pago). 

Afinal, qual é a melhor forma de gastar dinheiro no exterior?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Diante de todas as formas de gastar dinheiro no exterior, afinal, qual é a melhor? Nossa indicação é que você não escolha apenas uma opção, mas sim pelo menos duas: a moeda em espécie, para comprar itens na rua, em barraquinhas e objetos menores com tranquilidade (e também para estar preparado caso seu cartão esteja com um problema momentâneo); e o cartão pré-pago, pois ele é fácil de usar, versátil e aceito em diversos lugares. Não saia do Brasil sem habilitar o seu cartão de crédito para ser usado no exterior, mas pense nele como apenas uma emergência. 


Agora que você já sabe qual a melhor forma de gastar dinheiro no exterior, não se esqueça de dar uma olhada nas nossas promoções de passagens aéreas e promoções de pacote de viagem para encontrar o melhor para você!