Melhores

Melhor cachaça para caipirinha: confira opções para uma bebida perfeita

Da branquinha, da pura ou da amarelinha? Confira qual a melhor cachaça para caipirinha para preparar a bebida perfeita

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

27 de jan de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Se tem uma bebida que define bem a cultura e autenticidade do Brasil é a famosa caipirinha. A bebida típica é muito amada por aqui e combina com qualquer evento, seja no carnaval, no churrasco, nos barzinhos ou até mesmo para apreciar sozinho. A mistura de limão, açúcar, gelo e cachaça já até conquistou o mundo com seu sabor único e refrescância. Contudo, para que sua caipirinha seja perfeita, a cachaça desempenha um papel muito importante. Por isso, confira como escolher a melhor cachaça para caipirinha e surpreenda seus convidados com a bebida.

Aqui no Promobit você também encontra bebidas de vários tipos e pode aproveitar os melhores preços, basta adicionar suas preferidas na lista de desejos que nós avisamos quando estiver na promoção. E sempre lembre-se de beber com moderação!

Melhor cachaça para caipirinha

Se você não tem o costume de consumir cachaça ou pensa que é tudo igual, não é bem assim que funciona. Mesmo que todas sejam destiladas da cana de açúcar, existem características como o processo da fabricação, tempo e tipo de envelhecimento, região de produção e teor alcoólico que podem conferir sabor, aroma e textura diferente para cada cachaça.

Aqui em nossa lista em busca da melhor cachaça para caipirinha, procuramos trazer rótulos de diferentes preços, mais intensos ou mais fracas, algumas mais doces ou mais amargas. Por isso, não ficamos tão presos a fazer um ranking das cachaças, afinal, a escolha acaba sendo subjetiva e a ideia é fazer uma lista mais abrangente possível. Então, seja da “branquinha” ou da “amarelinha”, tem cachaça para todos os gostos. Caso a sua cachaça favorita não esteja na lista, fale pra gente nos comentários qual a cachaça que não pode faltar na sua caipirinha.

Santo Grau ParatyCompre agora na Amazon
Cachaça 51Compre agora na Amazon
Weber HausCompre agora na Amazon
SagatibaCompre agora na Amazon
Salinas Umburana Compre agora na Amazon
Ypióca Cachaça 150 anosCompre agora na Amazon
Ypióca Ouro sem palhaCompre agora na Amazon
Santo Grau Coronel Xavier ChavesCompre agora na Amazon

Santo Grau Paraty

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A nossa primeira indicação é a Santo Grau Paraty. Fabricada na região do engenho de Paraty, no Rio de Janeiro, a cachaça possui 43% de teor alcoólico e é armazenada por 6 meses em tonéis de inox. A Santo Grau Paraty tem coloração transparente e sabor doce da cana de açúcar bem suave, que combinam com o aroma adocicado e frutado.

Muitos especialistas elogiam o sabor complexo e elegante da bebida, sendo ótima para consumir até mesmo pura, acompanhada de petiscos como queijo canastra. Por isso, pode ser considerada uma excelente cachaça para caipirinha.

  • Região: Paraty, RJ
  • Teor alcoólico: 43%

Compre agora a Santo Grau Paraty na Amazon

Cachaça 51

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Cachaça 51 é um verdadeiro clássico, conhecido por muita gente, que inclusive podem eleger ela como a melhor cachaça para caipirinha. Afinal, o rótulo é facilmente encontrado em supermercados e ainda possui o preço baixo.

A Cachaça 51 é produzida em Pirassununga, no interior de São Paulo, e possui 39% de teor alcoólico. A bebida possui aspecto cristalino e brilhante, sabor levemente doce e aroma de frutas. 

  • Região: Pirassununga, SP
  • Teor alcoólico: 39%

Compre agora a Cachaça 51 na Amazon

Weber Haus

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Produzida na região de Ivoti, no Rio Grande do Sul, a Weber Haus possui 38% de álcool e coleciona vários prêmios. Por isso, é uma excelente pedida para fazer aquela caipirinha de respeito.

A bebida é destilada durante um ano em barris de amburana, uma típica madeira brasileira, que confere seu sabor leve. Também é possível perceber aromas de caramelo, chocolate e flores absorvidas dos barris. Muitas pessoas elogiam o gosto bem equilibrado e facilidade de beber a Cachaça Weber Haus.

  • Região: Ivoti, RS
  • Teor alcoólico: 38%

Compre agora a Weber Haus na Amazon

Sagatiba

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Sagatiba pode ser encontrada em opções com sabores, mas para fazer a sua caipirinha o ideal é que opte pela Sagatiba Pura. O rótulo é feito em Carmo do Rio Claro, no sul de Minas Gerais, em um processo de multi destilação para um sabor mais puro da cachaça, ao contrário de outros rótulos que são feitos de forma tradicional.

Essa cachaça é elogiada por muitos por seu sabor suave, aroma agradável e aspecto cristalino, muito boa para usar também em outros drinks, além da caipirinha. Mas mesmo sendo equilibrada, possui um teor alcoólico de 40%, mais alta que algumas outras da lista. 

  • Região: Carmo do Rio Claro, MG
  • Teor alcoólico: 40%

Compre agora a Sagatiba na Amazon

Salinas Umburana 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Salinas Umburana também tem 40% de teor alcoólico e é envelhecida por dois anos em barris de Umburana na cidade de Salinas, em Minas Gerais (por isso o nome). A produção é feita de forma tradicional, com uma única fermentação.

No sabor, tem gosto que lembra canela e baunilha com cor amarelo ouro clara de aspecto límpido e brilhante, que combinam com aroma de canela. Essa cachaça é equilibrada e, se você quiser tomar pura, combina com sobremesas como sorvete e salada de frutas.

  • Região: Salinas, MG
  • Teor alcoólico: 40%

Compre agora a Salinas Umburana na Amazon

Ypióca Cachaça 150 anos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Ypióca é bastante conhecida pelos amantes da cachaça e tem vários tipos disponíveis. Por isso, vamos indicar dois rótulos diferentes da marca. A primeira delas é a Ypióca Cachaça 150 anos. Esta versão é comemorativa aos 150 anos da Ypióca e tem um processo de fabricação com fermentação cuidadoso, envelhecida por 3 anos em tonel de bálsamo e mais 3 anos em tonel de carvalho. 

Para quem gosta de apreciar uma boa cachaça, tem gosto doce e suave com sabor amadeirado e picante. Já nos aromas, é possível perceber madeira, especiarias, cana de açúcar, baunilha e mel com amêndoas.

  • Região: Maranguape, CE
  • Teor alcoólico: 39%

Compre agora a Ypióca Cachaça 150 anos na Amazon

Ypióca Ouro sem palha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A nossa segunda indicação de melhor cachaça para caipirinha da Ypióca é a Ouro sem palha, uma bebida com valor mais acessível da marca. Com 38% de álcool, é um pouco menos forte que a anterior e é fermentada por 1 ano em tonéis de madeira bálsamo. Seu sabor e aroma tem a cana de açúcar como principal destaque.

  • Região: Maranguape, CE
  • Teor alcoólico: 38%

Compre agora a Ypióca Ouro sem palha na Amazon

Santo Grau Coronel Xavier Chaves

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Santo Grau Coronel Xavier Chaves também é mineira, produzida na cidade de Coronel Xavier Chaves, no alambique mais antigo em atividade no Brasil. Essa cachaça é envelhecida por 6 meses em tonéis de inox e possui 40% de teor alcoólico.

Com um processo de fabricação bastante artesanal, a Santo Grau Coronel Xavier Chaves tem aroma da cana de açúcar bem marcado e sabor doce. É do tipo branquinha pura que vai deixar sua caipirinha com um gosto sensacional.

  • Região: Coronel Xavier Chaves, MG
  • Teor alcoólico: 40%

Compre agora a Santo Grau Coronel Xavier Chaves na Amazon

Qual a diferença entre as cachaças para caipirinha?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como nem toda bebida é igual, a cachaça também vai fazer diferença no sabor final da caipirinha. Existem basicamente 4 tipos de cachaça: prata, ouro, premium e artesanal.

A cachaça prata, também conhecida como cachaça branca, é um tipo mais novo, que não passa por um longo período de envelhecimento em barris. Seu sabor é mais forte e lembra mais a cana de açúcar. Na caipirinha, deixa um sabor refrescante e leve.

Já a cachaça ouro é a famosa amarelinha. Seu processo é mais longo, onde o líquido fica envelhecendo em barris de madeira, de onde vem a coloração dourada. O sabor dela é mais encorpado, com toques de madeira, especiarias e baunilha. A caipirinha feita com essa cachaça possui sabores mais complexos e ricos.

A cachaça premium é a que fica envelhecendo mais tempo em barris de madeira, como a Ypióca 150 anos, por exemplo. Sua coloração é mais escura e seu sabor mais forte. A caipirinha feita com a cachaça premium tem um sabor mais sofisticado. Já a cachaça artesanal ou de alambique é aquela que você costuma encontrar descrita como “cachaça da roça” ou “cachaça do interior”, pois geralmente é produzida em escala menor e de forma artesanal. Este tipo pode ser de várias cores, texturas e sabores, afinal, depende do processo de fabricação.


Aproveite as melhores promoções de bebidas aqui no Promobit e utilize os cupons Amazon para economizar ainda mais!