Take a fresh look at your lifestyle.

Mais do que retirar os anúncios: dicas e recursos da MIUI presentes nos celulares Xiaomi

A interface para Android desenvolvida exclusivamente pela Xiaomi para equipar seus aparelhos possui uma série de recursos que podem ser úteis no dia a dia.

Comprou um smartphone Xiaomi e ao iniciar o aparelho percebeu que a interface é um pouco diferente da maioria dos celulares Android disponíveis por aí? Não há motivos para pânico, pois a MIUI nem é tão diferente assim, mas ela conta com recursos interessantes que podem melhorar a experiência de uso. Descubra as principais funções e recursos da MIUI e aproveite ao máximo seu smartphone Xiaomi.

Leia mais:

O que é a MIUI?

A Miui é a interface criada pela Xiaomi para Android que aproveita os pontos positivos do sistema operacional do Google e acrescenta opções que, ou são exclusividade para os smartphones da Xiaomi, ou são mais completas do que no Android convencional. A Miui atualmente está na versão 11 e boatos sobre os recursos da futura Miui 12 já começam a surgir. 

Xiaomi Mi 9

A expectativa é que a Miui 12 apresente novos recursos adaptados às funcionalidades do futuro Android 11 e possibilite um grau de personalização ainda maior aos proprietários dos smartphones da Xiaomi. Se antigamente a MIUI era conhecida e criticada pelos anúncios dentro da interface que saltavam aos olhos dos usuários, após facilitar a retirada da publicidade os elogios aumentaram junto com a expectativa pelas próximas versões.

Antes de mergulhar nos diferenciais da MIUI, se você ainda não sabe como retirar os anúncios do seu aparelhos Xiaomi com a Miui 11, basta ir em configurações -> contrato de privacidade -> Publicidade e ferramenta do sistema. 

Principais recursos da Miui

As dicas sobre funções e opções de personalização são válidas para aparelhos Xiaomi a partir da versão da Miui 10 que está presente em boa parte dos aparelhos e algumas novidades da Miui 11 que está chegando paulatinamente aos aparelhos da marca. 

Ter duas áreas de trabalho: o smartphone é ao mesmo tempo uma ferramenta para trabalho e uso pessoal? Então a opção de criar áreas de trabalho distintas pode ser bastante útil para você. Uma área de trabalho com perfil profissional e com seus aplicativos de lembretes, tabelas, relatórios, enquanto a outra abriga seus jogos e aplicativos de streaming. 

O recurso é também uma boa para deixar os filhos usarem o celular sem o risco que algo importante seja apagado ou alterado. Para ativar a segunda área de trabalho o usuário deve ir até o menu Configurações e depois na opção Segundo Espaço. 

xiaomi mi mix 2

Senha para aplicativos: caso a ideia de ter duas áreas de trabalho seja um pouco demais e sua necessidade seja apenas restringir o acesso a alguns aplicativos instalados, a Miui a partir da versão 10 já conta com a ferramenta que você precisa. Desta forma, além do desbloqueio da tela, alguns aplicativos também passam a exigir uma senha específica para serem abertos. A função está em Bloqueio de aplicativo no meu configurações.

Travar a organização da área de trabalho: ainda sobre crianças e área de trabalho é comum receber uma área de trabalho do celular com aplicativos fora do lugar que você havia deixado ou até mesmo sem os atalhos após deixar a criança usar o celular. Mas, para não ser acusado de implicar com os pequenos, o mesmo pode acontecer quando nós mesmos usamos o aparelho e colocamos no bolso sem bloquear a tela.

Para evitar tal situação desagradável, a Miui permite fixar a posição dos ícones na área de trabalho e só movimentá-los novamente após desabilitar a função. A função é acionada após um gesto de pinça na área de trabalho que abre um menu com a opção de travamento. 

Atalhos por gestos: muitos dos recursos de navegação por gestos já estão presentes no atual Android 10, porém além deles com a Miui é possível tirar um print após arrastar três dedos na tela ou habilitar a abertura da câmera do aparelho apertando o botão de energia duas vezes, mesmo que o aparelho esteja bloqueado. 

Personalização com temas exclusivos: usando o aplicativo temas da Xiaomi o usuário tem acesso a uma série de personalizações para o aparelho entre planos de fundo, alteração de cores de barras de notificações e ícones de aplicativos. A maior parte das personalizações é pagas, mas muita coisa está gratuita. 

Foco nos jogos: para quem gosta de jogar no smartphone e não ser interrompido, a Miui possui a possibilidade de silenciar notificações e chamadas durante a jogatina mobile e não ser interrompido durante aquele momento crucial. 

Novidades da Miui 11

Ícones arredondados e ambientes mais animados: visualmente o layout de ícones e aplicativos está mais arredondado na versão atual da Miui que também ganhou mais opções de tipos de relógio para área de trabalho e tela de bloqueio. Novos papéis de parede também estão disponíveis, inclusive papéis de parede dinâmicos com pequenas animações.  

Modo escuro: o modo escuro pode não ser exatamente uma novidade para os aparelhos Android, mas com a miui 11 o usuário pode configurar os horários em que o modo escuro é ativado como a partir das 18 horas até as 5 horas da manhã. 

Tamanho da calculadora: o aplicativo de calculadora ganhou traços mais modernos na atual versão da Miui e a possibilidade de diminuir o tamanho da calculadora para que não ocupe toda a tela. O chamado modo pip pode parecer uma mudança pouco importante, até você precisar consultar números em outro aplicativo para usá-los na calculadora sem ter que alternar entre as duas aplicações. 

Sons dinâmicos: as pessoas que gostam de novidade e tem dificuldade com rotinas podem sair da mesmice ao menos usando o smartphone graças aos sons dinâmicos. São alarmes e sons de notificações que podem variar de acordo com algumas informações como o alarme pela manhã que pode ser temático e inspirado na previsão do tempo. desta forma o som que ouvira em manhãs de sol será diferente de dias que começam chuvosos. 


Agora que você já sabe das capacidades da MIUI confira as promoções de smartphone do Promobit. A economia pode ficar ainda maior com o cupom Americanas.


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!