Promobit
Artigos

Mais do que retirar os anúncios: dicas e recursos da MIUI presentes nos celulares Xiaomi

A interface para Android desenvolvida exclusivamente pela Xiaomi para equipar seus aparelhos possui uma série de recursos que podem ser úteis no dia a dia.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

9 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Comprou um smartphone Xiaomi e ao iniciar o aparelho percebeu que a interface é um pouco diferente da maioria dos celulares Android disponíveis por aí? Não há motivos para pânico, pois a MIUI nem é tão diferente assim, mas ela conta com recursos interessantes que podem melhorar a experiência de uso. Descubra as principais funções e recursos da MIUI e aproveite ao máximo seu smartphone Xiaomi.

O que é a MIUI?

A Miui é a interface criada pela Xiaomi para Android que aproveita os pontos positivos do sistema operacional do Google e acrescenta opções que, ou são exclusividade para os smartphones da Xiaomi, ou são mais completas do que no Android convencional. A Miui atualmente está na versão 11 e boatos sobre os recursos da futura Miui 12 já começam a surgir. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Xiaomi Mi 9

A expectativa é que a Miui 12 apresente novos recursos adaptados às funcionalidades do futuro Android 11 e possibilite um grau de personalização ainda maior aos proprietários dos smartphones da Xiaomi. Se antigamente a MIUI era conhecida e criticada pelos anúncios dentro da interface que saltavam aos olhos dos usuários, após facilitar a retirada da publicidade os elogios aumentaram junto com a expectativa pelas próximas versões.

Antes de mergulhar nos diferenciais da MIUI, se você ainda não sabe como retirar os anúncios do seu aparelhos Xiaomi com a Miui 11, basta ir em configurações -> contrato de privacidade -> Publicidade e ferramenta do sistema. 

Principais recursos da Miui

As dicas sobre funções e opções de personalização são válidas para aparelhos Xiaomi a partir da versão da Miui 10 que está presente em boa parte dos aparelhos e algumas novidades da Miui 11 que está chegando paulatinamente aos aparelhos da marca. 

Ter duas áreas de trabalho: o smartphone é ao mesmo tempo uma ferramenta para trabalho e uso pessoal? Então a opção de criar áreas de trabalho distintas pode ser bastante útil para você. Uma área de trabalho com perfil profissional e com seus aplicativos de lembretes, tabelas, relatórios, enquanto a outra abriga seus jogos e aplicativos de streaming. 

O recurso é também uma boa para deixar os filhos usarem o celular sem o risco que algo importante seja apagado ou alterado. Para ativar a segunda área de trabalho o usuário deve ir até o menu Configurações e depois na opção Segundo Espaço. 

xiaomi mi mix 2

Senha para aplicativos: caso a ideia de ter duas áreas de trabalho seja um pouco demais e sua necessidade seja apenas restringir o acesso a alguns aplicativos instalados, a Miui a partir da versão 10 já conta com a ferramenta que você precisa. Desta forma, além do desbloqueio da tela, alguns aplicativos também passam a exigir uma senha específica para serem abertos. A função está em Bloqueio de aplicativo no meu configurações.

Travar a organização da área de trabalho: ainda sobre crianças e área de trabalho é comum receber uma área de trabalho do celular com aplicativos fora do lugar que você havia deixado ou até mesmo sem os atalhos após deixar a criança usar o celular. Mas, para não ser acusado de implicar com os pequenos, o mesmo pode acontecer quando nós mesmos usamos o aparelho e colocamos no bolso sem bloquear a tela.

Para evitar tal situação desagradável, a Miui permite fixar a posição dos ícones na área de trabalho e só movimentá-los novamente após desabilitar a função. A função é acionada após um gesto de pinça na área de trabalho que abre um menu com a opção de travamento. 

Atalhos por gestos: muitos dos recursos de navegação por gestos já estão presentes no atual Android 10, porém além deles com a Miui é possível tirar um print após arrastar três dedos na tela ou habilitar a abertura da câmera do aparelho apertando o botão de energia duas vezes, mesmo que o aparelho esteja bloqueado. 

Personalização com temas exclusivos: usando o aplicativo temas da Xiaomi o usuário tem acesso a uma série de personalizações para o aparelho entre planos de fundo, alteração de cores de barras de notificações e ícones de aplicativos. A maior parte das personalizações é pagas, mas muita coisa está gratuita. 

Foco nos jogos: para quem gosta de jogar no smartphone e não ser interrompido, a Miui possui a possibilidade de silenciar notificações e chamadas durante a jogatina mobile e não ser interrompido durante aquele momento crucial. 

Novidades da Miui 11

Ícones arredondados e ambientes mais animados: visualmente o layout de ícones e aplicativos está mais arredondado na versão atual da Miui que também ganhou mais opções de tipos de relógio para área de trabalho e tela de bloqueio. Novos papéis de parede também estão disponíveis, inclusive papéis de parede dinâmicos com pequenas animações.  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Modo escuro: o modo escuro pode não ser exatamente uma novidade para os aparelhos Android, mas com a miui 11 o usuário pode configurar os horários em que o modo escuro é ativado como a partir das 18 horas até as 5 horas da manhã. 

Tamanho da calculadora: o aplicativo de calculadora ganhou traços mais modernos na atual versão da Miui e a possibilidade de diminuir o tamanho da calculadora para que não ocupe toda a tela. O chamado modo pip pode parecer uma mudança pouco importante, até você precisar consultar números em outro aplicativo para usá-los na calculadora sem ter que alternar entre as duas aplicações. 

Sons dinâmicos: as pessoas que gostam de novidade e tem dificuldade com rotinas podem sair da mesmice ao menos usando o smartphone graças aos sons dinâmicos. São alarmes e sons de notificações que podem variar de acordo com algumas informações como o alarme pela manhã que pode ser temático e inspirado na previsão do tempo. desta forma o som que ouvira em manhãs de sol será diferente de dias que começam chuvosos. 


Agora que você já sabe das capacidades da MIUI confira as promoções de smartphone do Promobit. A economia pode ficar ainda maior com o cupom Americanas.