Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Liquidificador, mixer ou processador: diferenças e quando usar cada um

Importantes para o preparo de receitas, um liquidificador, mixer ou processador facilita a rotina na cozinha. Veja as diferenças entre eles e quando usar cada um.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

31 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Ideal seria ter um liquidificador, mixer e um processador na cozinha para garantir o melhor resultado no preparo de qualquer alimento, mas não é sempre que temos dinheiro para investir em todos esses produtos, mesmo pagando barato e utilizando cupons para economizar. Justamente por isso, é muito importante entender a diferença entre eles e quando é recomendado usar cada um. E é justamente isso que vamos explicar neste artigo. 

Quando usar o liquidificador? 

liquidificador mixer ou processador

O liquidificador é usado para triturar alimentos e liquidificá-los, tornando ingredientes em massas homogêneas, bolachas secas em farinha, frutas em sucos e vitaminas etc. É ótimo para preparar sopas, molhos, tortas, panquecas, bolos simples, mousses e outras comidas, mas se você quiser fazer chantilly, massas aeradas e mais fofas e misturas líquidas muito quentes, é melhor utilizar outro produto. 

Ele é um produto mais robusto, que aguenta quantidades grandes de ingredientes e usa muita força para o preparo. Na hora da compra, o bom é apostar em liquidificadores que tenham uma variedade de velocidades grande, para você ter mais controle sobre a espessura da receita. Quanto mais rápida ela for batida, mais homogênea ficará. Para ver um guia de compra completo, veja o texto em que explicamos como escolher o liquidificador

Quando usar o mixer? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O mixer é menos robusto do que o liquidificador, mas um pouco mais versátil. Uma das suas principais qualidades é que ele é portátil, o que significa que você pode utilizá-lo para preparar uma vitamina bem espessa no próprio copo em que pretende tomá-la. Na hora de fazer molho com pedaços dá para bater o tomate na própria panela em que o caldo vai ferver e assim por diante. 

Em versões mais completas, esse eletroportátil também é capaz de espumar, bater e emulsionar os alimentos, além de deixar misturas aeradas. Contudo, ele não é indicado para bater alimentos totalmente secos. Se quiser saber mais sobre mixers, leia nosso artigo em que explicamos porque ter um mixer na cozinha faz toda a diferença.

Quando usar o processador? 

liquidificador mixer ou processador

Esse é o eletroportátil mais versátil entre liquidificador, mixer ou processador. Ele é capaz de triturar, ralar e fatiar diversos alimentos, como queijo, chocolates, legumes e carnes. É muito utilizado para picar cebola e alho para o preparo de temperos, além de conseguir preparar molhos com maestria e até se sair relativamente bem no preparo de purês, como os de batata ou mandioquinha. 

Os modelos mais simples de processador contam com três acessórios principais: um ralador, um fatiador e um processador, esse último utilizado para moer carnes ou triturar bolacha, por exemplo. Já os mais completos contam também com opções de lâminas diferentes, emulsificadores e até espremedores de frutas. 

Dentre as opções, devo escolher liquidificador, mixer ou processador? 

Isso vai depender do orçamento disponível. Se houver dinheiro para comprar apenas um dos três, opte pelo multiprocessador, pois diversos modelos acompanham também um copo de liquidificador para ser usado na mesma base. E, dentre todos, o liquidificador é o único que prepara bolos e tortas.

Já se você tiver como comprar dois aparelhos, nosso conselho é adquirir um multiprocessador com copo de liquidificador e um mixer, combinação que oferece excelente custo-benefício. 


Aproveite as promoções de liquidificadores e mixers e promoções de processadores de alimentos para economizar! Com um cupom de desconto, você vai economizar ainda mais!