Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Guia de compras: como escolher a mochila infantil ideal para os seus filhos

A mochila infantil é um item fundamental do material escolar e precisa ser duradoura e confortável para a criança. Conheça 5 dicas de como escolher uma mochila infantil

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

13 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A mochila infantil é um dos itens mais importantes na hora da compra do material escolar, afinal é nela que a criança irá transportar os materiais do dia a dia. Na hora de escolher a mochila infantil, além de itens como conforto, durabilidade e preço, a opinião do pequenos também deve ser levada em conta, pois são eles que farão uso do produto ao longo de todo o ano letivo. 

Neste texto apresentamos cinco dicas que irão ajuda-lo a escolher uma mochila infantil.

O tipo de mochila ideal

Entre os tipos de mochila mais comuns estão a mochila com rodinhas, as mochilas tradicionais e a mochila transversal de alça única, estilo carteiro. Para crianças até a idade pré-escolar o modelo ideal é o de rodinhas, pois com ele as crianças puxam a mochila ao invés de carregar todo o peso nas costas, porém a alça da mochila com rodinhas precisa ficar na altura do quadril da criança para que seja puxada da maneira correta e a escola precisa ter rampas ou poucas escadas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A partir da primeira série do ensino fundamental é comum que as crianças não queiram mais os modelos com rodinhas por considerá-los muito infantis. Nesta idade já é possível a troca por um modelo d’e mochila tradicional ou transversal com alça única, sem deixar de levar em consideração a quantidade de materiais que será levado e o peso carregado na mochila para não prejudicar a coluna das crianças. Principalmente no modelo transversal, pois o peso carregado fica sobre apenas um dos ombros.

Fique atento ao peso da mochila

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, o peso da mochila com os materiais escolares não deve ultrapassar 10% do peso total da criança, logo, além de ficar atento ao peso total do que será levado dentro da mochila no dia a dia, o primeiro passo é verificar o peso da mochila quando ela está vazia. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Modelos de mochilas infantis normalmente levam o fator peso em consideração e costumam ser mais leves e projetados especialmente para as crianças, mas o ideal é  sempre verificar pessoalmente o peso da mochila antes da compra. Materiais como lona e poliéster são boas opções por serem leves e com boa durabilidade. 

O tamanho certo da mochila

O tamanho da mochila também é um fator importante para não prejudicar as costas dos pequenos. Ainda de acordo com a SPOT, a mochila não deve ser maior que o troco da criança nem ser mais alta que a linha dos ombros quando acomodada às costas. Enquanto a parte inferior do produto deve ficar acomodada no máximo até 5 cm abaixo da linha da cintura. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A foto é carismática, mas mochila desproporcional ao corpo da criança pode prejudicar a coluna.

Os modelos de mochilas tradicionais precisam ter alças acolchoadas com largura mínima de 4 cm para proporcionar maior conforto e estabilidade. Outro item que não é indispensável, mas que auxilia no equilíbrio são as alças de fixação na região abdominal. 

Leve seu filho com você na hora da compra

Nem sempre levar as crianças para momentos de compra parece ser uma ideia que combine com economia, mas no caso da mochila escolar é bastante recomendado que a criança esteja presente. Além de auxiliar a verificação dos outros itens da lista como tamanho da mochila, altura da alça no caso do modelo com rodinhas e de como o modelo fica acomodado as costas da criança, a mochila é um item que irá acompanhar seu filho por no mínimo todo o ano letivo. Busque o equilíbrio entre um modelo que seja do interesse dele, que fica bem acomodado ao corpo e que não seja necessariamente o mais caro. Caso ele goste da mochila a probabilidade que ele tenha zelo por ela aumenta. 

O barato que pode sair caro

Escolher bem uma mochila para o seu filho significa optar por modelo feito com materiais de qualidade e que não prejudique a saúde do seu filho. Embora o preço não signifique qualidade é pouco provável que modelos muito baratos sejam os mais duradouros, portanto priorizar apenas o valor mais baixo na hora da escolha fatalmente fará com que você tenha que comprar outra mochila para o seu filho antes do que havia  planejado.


Confira as promoções de mochilas no Promobit. Além de mochilas escolares tem mochilas para o dia a dia e até para viagem.