Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Guia de compra: como escolher o chuveiro ideal

O design  e a voltagem do produto são apenas algumas das características importantes. Saiba em quais pontos prestar atenção para garantir o melhor chuveiro para a sua casa.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

24 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O chuveiro é um daqueles itens domésticos em que não prestamos atenção até precisarmos dele e, na hora de comprarmos um novo, percebemos que não basta apenas escolher o mais bonito ou o mais barato: para escolher o chuveiro ideal é preciso prestar atenção em diversos detalhes, ou você vai acabar gastando mais do que o pretendido para conseguir tomar seu banho.

Separamos no artigo de hoje os principais pontos a considerar na hora escolher o chuveiro ideal para o seu banheiro.

  • Tipos de chuveiro
  • Pressão do chuveiro
  • Consumo de água 
  • Potência
  • Tipos de cabeça de chuveiro
  • Tamanho do espalhador
  • Tipos de jato de água
  • Principais marcas

Pense o que é o chuveiro perfeito para você

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira coisa a se analisar é o que você espera do seu novo chuveiro. Com tantas opções, marcas, modelos e outras variáveis pelo mercado, não existe um modelo perfeito para todas as pessoas e banheiros. Por isso, você vai ter que realmente parar um segundo para analisar as suas expectativas.

Você prefere um modelo básico para economizar dinheiro? Ou está de olho naquele modelo com uma ducha forte e agradável? Talvez você goste mais de um modelo econômico, ou queira um com diversas temperaturas.

Com isso em mente, você pode passar para a segunda parte, que é analisar as condições do seu banheiro e quais os tipos de chuveiro que ele permite. Por exemplo, talvez o aquecimento de chuveiro do seu banheiro seja a gás, ai não vai adiantar comprar um modelo elétrico ou vice e versa.

Vamos falar agora sobre esses detalhes.

Tipos de chuveiro

Os tipos de chuveiro envolvem a forma como esses aparelhos são aquecidos. No Brasil, os tipos mais encontrados são os elétricos e os a gás, mas é possível também encontrar chuveiros solares e até mesmo chuveiros híbridos e eletrônicos. Cada um deles tem algumas vantagens e desvantagens, além de serem limitados pelo sistema que já está instalado em sua residência. Se, por algum motivo, você quiser mudar seu sistema de elétrico para a gás ou o contrário, terá que realizar uma pequena reforma.

Chuveiro elétrico

Os chuveiros elétricos são bastante fáceis de instalar, desde que você tome alguns cuidados necessários. Em seu interior, ele consegue pegar a água fria dos canos e aquecer sob demanda e em pouco tempo, o que significa que em apenas alguns segundos você tem água quente para tomar seu banho.

Como esse aquecimento é bem rápido, ele também é econômico no seu gasto de água. Mas por isso também necessitam de um fornecimento elétrico de alta capacidade. Se a estrutura elétrica da sua casa não for boa, corre o risco de cair a força toda vez que você utilizar o chuveiro com algum outro eletrodoméstico de grande potência, como ar-condicionado ou máquina de lavar.

Chuveiro a gás

Os chuveiros a gás têm a grande vantagem de serem mais econômicos e de conseguirem duchas de água quente maiores, o que oferece mais conforto para quem está se limpando. Esse modelo também costuma ser amigo da sua conta de luz, já que não precisa da energia elétrica para aquecer a água.

Por outro lado, você terá algum gasto com o uso de gás (geralmente encanado em apartamentos). O tempo que o chuveiro demora para começar a esquentar a água também é maior, aumentando também a conta de água.

Chuveiro solar

São raros de encontrar no Brasil, mas alguns lugares já estão optando por esse modelo devido ao seu aspecto ecológico. Ele possui um fluxo de água bastante eficiente e não depende da rede elétrica interna de sua residência.

Pressão do chuveiro

A pressão da água é outro ponto muito importante para muita gente e, principalmente quem está na “primeira viagem” de escolher um novo chuveiro, acaba deixando passar.

A pressão da água depende de algumas coisas. Em apartamentos, essa pressão costuma ser alta, o que significa que mais água consegue cair ao mesmo tempo. Já nas casas, é preciso prestar mais atenção, principalmente se a água vem de uma única caixa, porque a ducha pode ficar muito pequena e deixar o banho desconfortável. Se a pressão de água da sua casa ou apartamento for baixa, o ideal é apostar em chuveiros com cabeças pequenas, que concentram mais os jatos de água, ou em pressurizadores.

Potência

A potência do chuveiro preciso estar de acordo com a estrutura elétrica da sua residência, já que quanto maior a potência, maior o gasto de energia. Isso significa que, se você comprar um chuveiro que exija uma potência muito alta, mas a sua fiação não conseguir entregar esse valor, você acabará com um chuveiro inútil ou até um apagão.

Além disso, a potência também irá impactar a sua conta de luz, já que exigirá mais ou menos energia. Uma média de potência de chuveiros, que costuma valer para qualquer lugar, é 6200W, mas alguns modelos mais potentes podem chegar a 7000W.

Leia também:Como calcular o consumo de energia de um eletrodoméstico?

Tipos de cabeça de chuveiro ou espalhador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O espalhador ou cabeça do chuveiro é a parte do aparelho por onde sai a água. Ela pode ser de diferentes formatos e com números diferentes de orifícios de saída de água, além de variar também no ângulo em que fica na parede. Tudo isso levará experiências ligeiramente diferentes.

De forma geral, vale a pena lembrar que, quanto maior o espalhador, maior será a área coberta pela ducha. Algumas pessoas preferem um jato de água “largo”, que pegue o corpo todo, enquanto outras preferem um jato menor, porém mais intenso e direcionado. A decisão, em última caso, é sua. Apenas não deixe de considerar a pressão do sistema hidráulico do seu banheiro, como comentamos mais acima.

Principais marcas

Separamos duas das marcas mais vendidas no Brasil e analisamos sua reputação de produtos e pós-venda.

Lorenzetti

A Lorenzetti é uma empresa com mais de 95 anos no mercado e bastante influente no segmento de chuveiros, produzindo desde modelos mais básicos até os modelos premium. Não importa qual tipo de chuveiro você esteja procurando, a empresa provavelmente terá uma opção para oferecer. A empresa possui uma ótima pontuação no site Reclame Aqui, de 8,7, 100% das reclamações respondidas e 80,5% de clientes que voltariam a fazer negócios com a marca.

Deca

A Deca é uma marca bastante conhecida pelos seus designs bem trabalhados e bonitos, ideal para quem está reformando o banheiro e/ou deseja um visual moderno para o chuveiro. Seus preços são um pouco mais caros do que outras marcas, mas a qualidade de produtos compensa essa diferença. Sua nota no Reclame Aqui também é ótima, 8,3, 100% de reclamações respondidas e 76,5% dos clientes voltariam a fazer negócio com a Deca.


Agora você já sabe os principais pontos para fazer a melhor compra de chuveiro para a sua casa, então não deixe de aproveitar as

ofertas de utensílios domésticos

aqui do Promobit! Você também pode tirar suas dúvidas com a comunidade.