Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Guia de compra: como escolher mochila de trilha?

Contar com o equipamento certo garante maior conforto durante a prática da atividade e evita dores na região da coluna.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

20 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Contar com o equipamento certo é fundamental para quem deseja realizar trilhas, tanto aquelas consideradas fáceis (para iniciantes) quanto as mais avançadas (indicadas apenas para atletas experientes). Em ambos os casos, ou mesmo que seu objetivo seja apenas percorrer um caminho um pouco mais longo em meio à natureza até uma paisagem paradisíaca, ter uma mochila de trilha ideal para as suas necessidades é fundamental para garantir maior conforto durante a prática da atividade e evitar dores na região da coluna.

Ao escolher uma mochila de trilha, capacidade de carga não é o único fator que deve ficar atento. Para ajudar a fazer a compra certa, preparamos mais um dos nossos guias.

trekking-backpack

Vai viajar? Aproveite nossas promoções de passagem aérea!

Qual a finalidade da mochila?

Para escolher o modelo indicado para você, o primeiro passo definir qual será o uso que dará ao assessório, ou seja, para que você precisa de uma mochila de trilha. Essa resposta influenciará todos os aspectos, como tamanho, estrutura, material e até mesmo suas divisões e compartimentos.

Não é necessário nem recomendado comprar uma mochila cargueira para realizar uma trilha curta ou usar uma mochila casual não terá as estruturas necessárias para sustentar muito peso sem comprometer a sua coluna. Por isso, definir a atividade a qual a mochila será utilizada é fundamental para encontrar o modelo que melhor servirá para você!

Quais os tipos de mochila de trilha?

Podemos dividir as mochilas que podem ser usadas para trekking ou um passeio mais longo em meio à natureza em quatro tipos: casual, intermediária, cargueira ou de ataque. As diferenças entre as quatro não se restringem à capacidade, sendo principalmente referentes à estrutura e capacidade de carregar equipamentos.

Vai viajar para perto? Aproveite nossas promoções de passagem de ônibus!

Mochila de ataque

Também chamada de mochila de uso diário, é uma mochila mais simples quando pensamos em termos de estrutura, contanto apenas com as tiras que prendem nos ombros. É um tipo de bolsa que pode muito bem ser utilizada no dia a dia para outros fins, como carregar as suas coisas para o trabalho.

Seu tamanho e capacidade de carga são mais modestos, com altura em média de 50 cm e capacidade de carga que pode variar de 10 a 40 litros.

A principal diferença entre uma mochila casual para trilhas e modelos comuns é o material, que precisa ser mais resistente. Outro ponto importante é que elas possuem mais opções de bolsos e compartimentos para guardar objetos, como óculos de sol, protetor solar, mapa e outros. Apesar de não ser tão fácil encontrar, dê preferência para modelos com alças acolchoadas e painel nas costas, que garante maior sustentação e permitir a respiração da região.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mochila intermediária

Modelo ideal para quem for fazer trilhas intermediárias, sem a necessidade de carregar muito peso ou equipamentos de camping, ou mesmo para aqueles que procuram uma mochila para viagem que caiba muitas coisas e consiga ser transportada no bagageiro do avião.

As mochilas intermediárias possuem entre 40 e 60 litros – lembrando que caso sua intenção seja viajar sem a necessidade de despachá-la, o tamanho máximo permitido no bagageiro do avião é de 50 a litros.

Além do tamanho, a principal diferença do modelo intermediário para o casual é a estrutura, que passa a contar com barrigueira, uma tira mais larga que passa pela barriga e melhora a distribuição do peso. Aquelas com maior capacidade de carga também possuem todas as tiras de ajuste mais importantes.

Quem optar por esse tipo, deve dar preferência para modelos com armação interna, tiras acolchoadas e saída para mangueira de hidratação, além de bolsos e compartimentos para guardar os itens necessários.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mochila cargueira

São os modelos mais parrudos e como o nome sugere são indicadas para quem precisa carregar muito peso. A capacidade das mochilas cargueiras varia entre 50 e 90 litros e são próprias para carregar equipamentos como barraca, saco de dormir, panelas, fogareiro e comida, ou seja, tudo que precisará para ficar acampado por um período curto de tempo.

A principal diferença da mochila cargueira também é a estrutura, que aqui é bem mais reforçada, com elementos em alumínio para dar maior sustentação e melhor distribuição do peso – tudo isso acaba já garantindo um peso extra, mas necessário. Outro diferencial é que todos os modelos contam com barrigueira, tiras acolchoadas e são fabricadas com material bastante resistente.

Na hora da compra, dê preferência para modelos que contem com regulagem nas costas, permitindo que você possa ajustar a altura entre o ombro e o quadril, que é diferente para cada pessoa.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Qual o tamanho da mochila de trilha?

Não existe uma fórmula para determinar qual o tamanho ideal de mochila para trilha, já que tudo depende das suas necessidades. No entanto, algo que pode ajudar nessa decisão é entender qual o peso que você e mochila podem carregar e quais equipamentos precisará levar consigo.

Quanto peso você consegue carregar?

Para evitar futuros problemas na coluna, cada pessoa só deve carregar 1/3 do próprio peso. Dessa forma, uma pessoa de 90 Kg só poderá levar consigo uma mochila com no máximo 30 KG. Caso você não esteja acostumado a andar com uma carga dessas, aconselhamos a carregar no máximo 1/4 do seu peso.

Como transformar peso em litros?

Agora que você já tem uma noção de quanto peso é recomendado que você carregue, é preciso transformar esse valor no equivalente em litros, que é a medida utilizada para determinar a capacidade da mochila. Primeiramente é importante entender que não há como fazer essa conversão de forma exata, já que os valores dependerão da densidade dos materiais a serem guardados – variável que não conseguimos determinar antes da compra.

Apesar de não existir uma fórmula, há algumas tabelas trazem valores aproximados e vão ajudar a fazer a escolha, como essa aqui embaixo.

Até 6 kg 15 a 25 litros
7 a 10 kg 30 a 45 litros
11 a 14 kg 50 a 65 litros
15 a 20 kg 70 a 85 litros
+ de 20 kg + de 85 litros

Diferença entre mochila cargueira feminina e masculina

Na mochila cargueira ou intermediária há sim uma diferença importante entre as mochilas femininas e masculinas – que não é algo meramente estético e social. O primeiro fator relevante é a altura da fita peitoral, que nas mochilas femininas precisa ser posicionada mais acima ou pelo menos ter altura regulável para não machucar. Além disso, elas contam com alças mais finas e uma barrigueira acolchoada.

Atenção às fitas e reguladores

Um dos pontos mais importantes em uma mochila cargueira ou mesmo intermediária é a capacidade de realizar ajustes precisos para garantir a melhor distribuição do peso e maior conforto. Existem quatro fitas que não podem faltar nesses modelos:

mochila-feminina-trilha

Barrigueira – responsável por manter a base da mochila firme na região dos ossos da bacia, o que garante melhor distribuição do peso, dividindo a carga com os ombros.

Regulador de altura – garante que a mochila possa se adaptar a altura das suas costas, com a barrigueira posicionada na altura dos ossos da bacia e as alças na altura do ombro.

Fita dos ombros – ajusta a distância da mochila às suas costas, garantindo que ela fique bem próxima ao seu corpo, o que impede que a carga puxe você para trás durante o trajeto.

Faixa peitoral – sua principal função é melhorar a distribuição do peso e também evitar que a carga comece a puxar você para trás.

Além de verificar se o modelo escolhido possui todos esses elementos, é preciso ficar atento à qualidade do material e a precisão na hora de fazer os ajustes da mochila de trilha ao seu corpo.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como comprar mochila cargueira pela internet?

Não tem jeito, experimentar a mochila ainda é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o modelo ideal para você. Só colocando-a nas costas e fazendo os ajustes necessários você terá certeza que será confortável utilizá-la para a atividade.

Para aproveitar os preços e principalmente as promoções de mochilas que aparecem aqui no Promobit, há dois caminhos possíveis. Primeiro, você poderá ir até uma loja especializada e testar os modelos que atendam às suas necessidades para encontrar o mais indicado.

O segundo caminho é baseado em dois pontos: pesquisa intensa e conversa com outras pessoas que possuem os modelos que lhe interessa e aproveitar o direito de arrependimento, que garante até sete dias para devolver um produto que comprou pela internet. Com isso, você poderá receber a encomenda, experimentá-la e verificar se é realmente perfeita para você.


O que achou do artigo? Baixe o app de cupons e ofertas do Promobit e aproveite as melhores promoções e códigos promocionais, como cupons Centauro, Cupons Americanas e Cupons Casas Bahia