Promobit
Notícias

Google Tradutor agora converte falas para textos traduzidos; inclusive em português

A nova ferramenta do aplicativo de tradução do Google é ideal para palestras, debates e conversas.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

As fronteiras para comunicação entre as pessoas estão menores a cada dia e embora a afirmação pareça ter saído de uma peça de publicidade, o novo recurso do aplicativo Google Tradutor ajuda a confirmar o cenário. Agora o aplicativo é capaz de transcrever traduções em tempo real, inclusive para o português. Ou converter falas do português para outros idiomas.

O recurso, que por enquanto está disponível apenas para os smartphones Android, começou a ser implementado no último dia 20 e já pode ser utilizado por todos os usuários desde o final de semana passado. Além do português e obviamente do inglês, inicialmente a ferramenta também possui compatibilidade com os idiomas francês, alemão, hindi, russo, espanhol e tailandês.  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Função transcrição já disponível no aplicativo.

Anteriormente o aplicativo era capaz de traduzir palavras e pequenas frases, mas com o novo recurso agora o usuário pode traduzir para texto palestras, discursos, diálogos mais complexos e outras comunicações de fala, inclusive áudios reproduzidos nas saídas de áudio de notebooks, outros smartphones, TVs, entre outros. Porém é necessário estar conectado à internet para que o aplicativo execute a tradução simultânea. 

Em tempos de pessoas em suas casas e do consequente aumento do uso de videoconferências, testamos a função por meio de áudios reproduzidos no notebook e o processo de tradução foi bastante rápido, mas com algumas alterações na tradução semelhantes ao que acontece ao traduzir uma página na internet. Porém mantendo o contexto do que foi dito.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para usar o novo recurso do Google Tradutor, basta selecionar a função “transcrição” que o microfone do smartphone já começa a captar o áudio e, caso seja dito algo no idioma selecionado anteriormente para transcrição traduzida, a “mágica” começa a acontecer. Para pausar a transcrição, basta apertar o ícone do microfone. 

A tela da função transcrição ainda permite algumas personalizações acessando as configurações da tela. Entre as opções, estão a seleção do tamanho da fonte que será transcrita e a escolha entre os temas claro, escuro e economia de energia. O usuário também pode visualizar o texto no seu idioma original a qualquer momento. 

Fonte: The Verge


As melhore promoções de smartphone estão no Promobit. Aparelhos Android ou iPhones podem ficar ainda mais baratos aproveitando algum cupom de desconto, como o cupom Americanas ou cupom Kabum.